Morador colore casas de comunidade para melhorar autoestima dos moradores no RS

As cores iluminam dias cinzentos, um rosto triste, elevam nossa autoestima. Onde existiam entulhos, paredes de madeira e mal rebocadas, hoje vemos azul, rosa, verde, amarelo e todas as cores que você puder imaginar.

Os moradores sentem orgulho do seu cantinho, apesar das adversidades enfrentadas dia após dia. Tudo isso graças ao coração de ouro do pintor Claudio Roberto da Costa. Ele é um dos 4 mil moradores da Vila Safira, na zona Leste de Porto Alegre. Costa é pintor e um transformador social.

Ele propôs aos moradores da comunidade, no bairro Mario Quintana, colorir as casas de todo mundo, pois notou que o pessoal sentia vergonha do lugar.

Costa investe boa parte de seu tempo na melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade. Quando não está trabalhando, confecciona placas para as ruas sem sinalização ou está no espaço cultural que ele criou no quintal de sua casa, onde são oferecidas oficinas de percussão, teatro e informática.

O pintor também já revitalizou uma praça que servia de depósito de lixo e, anualmente, realiza campanhas para arrecadar material escolar e distribuir entre os moradores e as escolas da Vila Safira.

“Aqui sempre faltou asfalto, fruteira, farmácia, e ninguém queria morar no fim do mundo. Em vez de sair da vila, como muita gente fez, pensei que seria uma boa melhorar o ambiente”, disse Costa ao Zero Hora.

A ideia de colorir a Vila foi inspirada na foto de uma favela colorida na Indonésia. Ele começou pela própria casa. Depois, começaram a aparecer voluntários que, juntos, decidiram colorir todas as casas da comunidade.

Os mutirões de pintura acontecem nos finais de semana e já somam cerca de 30 pessoas. Até agora, foram pintadas 12 fachadas de casas, um posto de saúde e mais de 30 pontos, entre quadras, muros, postes e meios-fios.

Muitos desses projetos Costa realiza com dinheiro do próprio bolso e a mão de obra de voluntários. Para colorir a Vila, ele recebeu ajuda da marca de tintas Suvinil, que, na semana passada, doou 2,1 mil litros de tinta.

Antes, ele já havia arrecadado 500 litros através de uma campanha nas redes sociais. “Vai dar para fazer muita coisa agora. Vamos pintar as quatro escolas do bairro”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …