Morador colore casas de comunidade para melhorar autoestima dos moradores no RS

As cores iluminam dias cinzentos, um rosto triste, elevam nossa autoestima. Onde existiam entulhos, paredes de madeira e mal rebocadas, hoje vemos azul, rosa, verde, amarelo e todas as cores que você puder imaginar.

Os moradores sentem orgulho do seu cantinho, apesar das adversidades enfrentadas dia após dia. Tudo isso graças ao coração de ouro do pintor Claudio Roberto da Costa. Ele é um dos 4 mil moradores da Vila Safira, na zona Leste de Porto Alegre. Costa é pintor e um transformador social.

Ele propôs aos moradores da comunidade, no bairro Mario Quintana, colorir as casas de todo mundo, pois notou que o pessoal sentia vergonha do lugar.

Costa investe boa parte de seu tempo na melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade. Quando não está trabalhando, confecciona placas para as ruas sem sinalização ou está no espaço cultural que ele criou no quintal de sua casa, onde são oferecidas oficinas de percussão, teatro e informática.

O pintor também já revitalizou uma praça que servia de depósito de lixo e, anualmente, realiza campanhas para arrecadar material escolar e distribuir entre os moradores e as escolas da Vila Safira.

“Aqui sempre faltou asfalto, fruteira, farmácia, e ninguém queria morar no fim do mundo. Em vez de sair da vila, como muita gente fez, pensei que seria uma boa melhorar o ambiente”, disse Costa ao Zero Hora.

A ideia de colorir a Vila foi inspirada na foto de uma favela colorida na Indonésia. Ele começou pela própria casa. Depois, começaram a aparecer voluntários que, juntos, decidiram colorir todas as casas da comunidade.

Os mutirões de pintura acontecem nos finais de semana e já somam cerca de 30 pessoas. Até agora, foram pintadas 12 fachadas de casas, um posto de saúde e mais de 30 pontos, entre quadras, muros, postes e meios-fios.

Muitos desses projetos Costa realiza com dinheiro do próprio bolso e a mão de obra de voluntários. Para colorir a Vila, ele recebeu ajuda da marca de tintas Suvinil, que, na semana passada, doou 2,1 mil litros de tinta.

Antes, ele já havia arrecadado 500 litros através de uma campanha nas redes sociais. “Vai dar para fazer muita coisa agora. Vamos pintar as quatro escolas do bairro”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …

Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho. Toda essa situação ajudou as empresas …