Morador colore casas de comunidade para melhorar autoestima dos moradores no RS

As cores iluminam dias cinzentos, um rosto triste, elevam nossa autoestima. Onde existiam entulhos, paredes de madeira e mal rebocadas, hoje vemos azul, rosa, verde, amarelo e todas as cores que você puder imaginar.

Os moradores sentem orgulho do seu cantinho, apesar das adversidades enfrentadas dia após dia. Tudo isso graças ao coração de ouro do pintor Claudio Roberto da Costa. Ele é um dos 4 mil moradores da Vila Safira, na zona Leste de Porto Alegre. Costa é pintor e um transformador social.

Ele propôs aos moradores da comunidade, no bairro Mario Quintana, colorir as casas de todo mundo, pois notou que o pessoal sentia vergonha do lugar.

Costa investe boa parte de seu tempo na melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade. Quando não está trabalhando, confecciona placas para as ruas sem sinalização ou está no espaço cultural que ele criou no quintal de sua casa, onde são oferecidas oficinas de percussão, teatro e informática.

O pintor também já revitalizou uma praça que servia de depósito de lixo e, anualmente, realiza campanhas para arrecadar material escolar e distribuir entre os moradores e as escolas da Vila Safira.

“Aqui sempre faltou asfalto, fruteira, farmácia, e ninguém queria morar no fim do mundo. Em vez de sair da vila, como muita gente fez, pensei que seria uma boa melhorar o ambiente”, disse Costa ao Zero Hora.

A ideia de colorir a Vila foi inspirada na foto de uma favela colorida na Indonésia. Ele começou pela própria casa. Depois, começaram a aparecer voluntários que, juntos, decidiram colorir todas as casas da comunidade.

Os mutirões de pintura acontecem nos finais de semana e já somam cerca de 30 pessoas. Até agora, foram pintadas 12 fachadas de casas, um posto de saúde e mais de 30 pontos, entre quadras, muros, postes e meios-fios.

Muitos desses projetos Costa realiza com dinheiro do próprio bolso e a mão de obra de voluntários. Para colorir a Vila, ele recebeu ajuda da marca de tintas Suvinil, que, na semana passada, doou 2,1 mil litros de tinta.

Antes, ele já havia arrecadado 500 litros através de uma campanha nas redes sociais. “Vai dar para fazer muita coisa agora. Vamos pintar as quatro escolas do bairro”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …