Príncipe saudita afirma que assassinato de Khashoggi não ficará impune

Bandar Algaloud / Corte Real Saudita

Príncipe Mohammad bin Salman

O príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman, afirmou nesta quarta-feira que Arábia Saudita e Turquia estão tomando todas as medidas para levar diante da Justiça os autores do “incidente odioso” do jornalista opositor saudita Jamal Khashoggi e que não haverá nenhuma ruptura de relações entre os países por este caso.

“Este incidente foi realmente doloroso para todos os sauditas. E é doloroso para cada ser humano no mundo, é um incidente odioso que não pode ser justificado”, afirmou o príncipe herdeiro na segunda sessão do principal fórum de investimentos saudita realizado em Riad.

A tradução oficial em inglês do discurso utilizou o termo “crime” ao invés da palavra “incidente”, pronunciada em árabe por bin Salman.

O príncipe acrescentou que se está trabalhando “em cooperação com o governo turco” para finalizar a investigação e “apresentar os autores” do assassinato aos tribunais para que sejam julgados.

“Sem dúvida, a cooperação atual com o governo turco é única e muitos estão tentando usar este doloroso assunto para criar uma fratura”, ressaltou o herdeiro saudita.

“Isso nunca ocorrerá enquanto houver um rei que se chama Salman bin Abdulaziz, um príncipe herdeiro chamado Mohammad bin Salman e o presidente turco chamado (Recep Tayyip) Erdogan“, acrescentou, provocando os aplausos dos presentes.

Bin Salman subiu ao palco do fórum junto do primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, e do príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa, durante a última sessão do Future Investment Initiative (FII), conhecido como “Davos do Deserto”.

Em seu discurso, o homem forte do reino insistiu que a ruptura das relações com a Turquia “não vai ocorrer” e que vão “provar ao mundo que os dois governos estão cooperando para levar todos os autores aos tribunais e, ao final, se verá a justiça. Isto é o que posso dizer”, garantiu.

Essa é a primeira vez em que o herdeiro fala em público depois que Riad admitiu no final de semana passado que o jornalista saudita morreu no consulado do seu país em Istambul.

Seu discurso aconteceu um dia depois que o monarca saudita e seu filho herdeiro receberam o filho e o irmão de Khashoggi no palácio em Riad para oferecer as condolências pelo assassinato do jornalista.

Por causa da morte de Khashoggi, o fórum econômico, que termina amanhã, foi boicotado por várias figuras do mundo da política e dos negócios, e vários governos já tomaram medidas contra o reino à espera que se esclareça o caso, que suscitou uma onda de indignação mundial.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …