Ex-funcionários do Twitter são acusados de espionar dissidentes sauditas em nome de Riad

Um tribunal de San Francisco, na Califórnia, acusou 2 ex-funcionários do Twitter e um terceiro homem de espionar perfis críticos à família real saudita, segundo anunciou o Departamento de Justiça dos EUA.

Segundo o órgão, dois cidadãos sauditas e um americano atuaram juntos, em nome do governo da Arábia Saudita e da família real, para descobrir detalhes de contas de dissidentes

De acordo com o inquérito, eles foram orientados por um oficial saudita não identificado, que trabalharia para alguém classificado como Membro da Família Real-1, apontado pelo jornal The Washington Post como sendo o príncipe Mohammed bin Salman.

Os nomes dos punidos são Ali Alzabarah e Ahmad Abouammo, ambos ex-empregados do Twitter, e Ahmed Almutari, um profissional de marketing com laços com a família real.
‘Agentes sauditas minaram sistema interno do Twitter’

“A denúncia criminal revelada hoje alega que agentes sauditas minaram o sistema interno do Twitter para obter informação pessoal sobre conhecidos críticos sauditas e milhares de outros usuários do Twitter”, afirmou o procurador americano David Anderson, segundo publicado pela agência AFP.

Os três foram acusados de atuar como agentes ilegais para um governo estrangeiro, crime que pode envolver tanto espionagem como lobby.

“As leis dos EUA protegem as empresas americanas de uma invasão estrangeira flagrantemente ilegal. Não permitiremos que empresas ou tecnologia dos EUA se tornem ferramentas de repressão estrangeira em violação à lei dos EUA”, afirmou ele.

No ano passado, as relações entre os EUA e a Arábia Saudita ficaram estremecidas após a morte jornalista saudita Jamal Khashoggi, um dissidente que escrevia para o The Washington Post. Ele foi assassinado e teve o corpo desmembrado dentro da embaixada saudita em Istambul.

Bin Salman admitiu que agentes sauditas participam da ação, mas nega ser mandante do crime, como sugerem alguns veículos de imprensa americano. Ao mesmo tempo em que o príncipe busca modernizar algumas leis do país, o governo local é acusado por organizações internacionais de violar direitos humanos.

O Departamento de Justiça informou que Abouammo foi preso na terça-feira em Seattle, enquanto Alzabarah e Almutairi não foram encontrados. Acredita-se que os dois, para quem foram expedidas ordem de detenção, estão na Arábia Saudita.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …