Processo coletivo contra o YouTube pode ter origem em uma fraude

Há algum tempo a cantora Maria Schneider vem dando uma canseira no YouTube por conta de processos de direitos autorais. Desde 2016, a artista acusa a plataforma de fazer vistas grossas com relação à pirataria e, no meio desse ano, ganhou a companhia da firma de monitoramento de violação de propriedades digitais Pirate Monitor, que também alega as mesmas coisas. Mas, segundo o Google, não é bem assim.

A gigante da tecnologia descobriu que o mesmo IP utilizado para o envio dos vídeos que essa empresa está alegando serem de sua autoria, também enviou vários avisos ao governo americano para fazer valer a DMCA, ou Digital Millennium Copyright Act, a lei de direitos autorais dos Estados Unidos.

O Google ainda não devolveu acusação para Schneider, mas diz ter provas cabais de que o Pirate Monitor está agindo de má-fé e com um único propósito: obter acesso ao Content ID do YouTube.

A cantora Maria Schneider disse ao tribunal que várias de suas canções foram postadas no YouTube sem sua permissão, enquanto o Pirate Monitor fez as mesmas acusações alegando que cópias piratas de seus trabalhos foram carregadas no site. Ambos disseram ainda que não tiveram acesso ao Content ID.

Em novembro, após uma moção de rejeição contra a defesa do YouTube, o Pirate Monitor disse que a plataforma não forneceu nenhuma “prova concreta” que comprovasse a ação de má-fé. Mas tudo segue muito estranho.

Ao todo, o YouTube processou cerca de 2 mil notificações de DMCA que recebeu do Pirate Monitor em 2019. Todos os vídeos direcionados tinham uma duração uniforme, cerca de 30 segundos cada, gerados a partir de “filmes obscuros húngaros”. Eles foram carregados em massa por meio de usuários com endereços IP alocados para o Paquistão.

“Por meio de agentes usando pseudônimos para esconder suas identidades, o Pirate Monitor carregou cerca de dois mil vídeos no YouTube, mas sem reclamar sobre seus direitos autorais. Pouco tempo depois, o Pirate Monitor solicitou as remoções desses mesmos vídeos pelo DMCA. Isso por si só já era suspeito. não há razão óbvia para que clipes curtos de filmes em língua húngara, relativamente desconhecidos, devam ser carregados no YouTube a partir de contas e dispositivos no Paquistão”, disse o YouTube.

Outras evidências corroboram com a versão do Google. A plataforma mostra que os vídeos foram enviados por usuários com nomes semelhantes, como RansomNova11 e RansomNova12, e que deram aos clipes títulos indefinidos. Além disso, os avisos de remoção foram enviados logo após o upload dos vídeos, antes mesmo que eles fossem vistos por alguém.

Sobre as acusações de Maria Schneider, o YouTube ainda não se pronunciou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …