Prodígio de 11 anos tem QI maior que Einstein e Hawking

(cv) The Independent

Arnav Sharma, 11 anos, QI 162

Um menino britânico de apenas 11 anos tem um Quociente de Inteligência de 162 pontos, e quer usar o seu talento para ajudar a Humanidade. Mas ainda não descobriu como.

O jovem Arnav Shrama obteve a mais alta pontuação possível na famosa prova intelectual de QI da Mensa, a associação internacional de superdotados: 162 pontos.

Segundo o jornal britânico The Independent, o resultado obtido na incrivelmente difícil prova pelo jovem, natural de Reading, no sul da Inglaterra, supera os resultados do físico Albert Einstein e do astrofísico Stephen Hawking.

Apesar de nenhum dos dois cientistas ter realizado os testes da Mensa, o seu Quociente de Inteligência é estimado pela associação, em ambos os casos, em “apenas” 160 pontos.

Arnav gastou cerca de duas horas e meia a realizar os exercícios do teste de aferição de capacidade intelectual, tendo superado em 2 pontos os dois famosos físicos. Segundo a tabela da Mensa, acima dos 140 pontos, estamos perante um gênio.

A Mensa, fundada em Oxford em 1946 pelo cientista britânico Lancelott Lionel Ware e pelo advogado australiano Roland Berril, é a maior e mais antiga sociedade de superdotados do mundo, sendo a sua admissão reservada a quem tiver um QI acima de 98%. O teste de Arnav o coloca acima dos 99%, o que garantiu a ele entrada direta na sociedade.

O resultado de Arnav já garantiu também a seleção direta para dois dos mais reputados colégios britânicos, o Eton College e o City of Westminster College, que disputam agora a preferência do prodígio de Reading.

A mãe do pequeno gênio, Meesha Dhamija Sharma, de origem indiana, assegura que Arnav não se preparou previamente para os exames, e que nem sequer tinha alguma vez visto os testes típicos da Mensa.

O pequeno Arnav tem conhecimentos surpreendentes de geografia e conhece todas as capitais do mundo. “Percebi que ele tinha uma vocação especial para a matemática aos 2 anos, já contava acima dos 100. Deixei de ensinar os números, ele continuou a aprender sozinho”, conta Meesha ao The India Times.

Nos tempos livres, Arnav joga badminton, toca piano, canta e dança. Segundo conta ao The Independent, seu sonho é usar o seu talento para trazer benefícios para toda a humanidade, mas “ainda não sabe como”.

Arnav diz que não estava ansioso ou nervoso. “O teste é muito difícil e nem todo mundo passa, por isso nem sequer sabia se ia passar. Quando disse à minha família o resultado, ficaram todos muito surpreendidos, mas também muito contentes”, conta o mais recente membro da Mensa.

Naturalmente, é sempre bom ter um geniosinho na família.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …