Isaías: primeira prova da existência do lendário profeta bíblico é descoberta em Jerusalém

Web Gallery of Art / Wikimedia

O profeta bíblico Isaías segundo o pintor Raffaello

A figura bíblica de Isaías, que profetizou a chegada do Messias, pode ter sido uma pessoa real. Os pesquisadores encontraram um selo de argila antigo do tempo em que o profeta teria vivido com o seu nome inscrito.

Com o nome “bulla“, o selo foi recuperado de um lixo com 2700 anos em Ofel, uma estreita passagem no sul de Jerusalém, datado do ano 8 a.C. e está inscrito o nome do profeta judeu.

Foi encontrado a apenas 3 metros do mesmo local onde a “bulla” do Rei Ezequias, de quem Isaías seria um conselheiro, estava em 2015.

“Aparentemente descobrimos um selo impresso, que pode ter pertencido ao profeta Isaías, em uma escavação arqueológica e científica”, disse Eilat Mazar da Universidade Hebraica em Jerusalém, que liderou a pesquisa. “Se esse for caso, então não seria surpresa termos encontrado perto de onde onde foi encontrada a ‘bulla’ do Rei Ezequias”.

Infelizmente partida, a “bulla” tem cerca de um centímetro de diâmetro, estampada com o nome Yesha’yah[u] – Isaías em hebraico. A seguir, estavam as letras NBY, as primeiras três letras utilizadas para a sigla de profeta em hebraico: nun-beit-yod-aleph.

Na sua composição total, no selo deveria se ler “Profeta Isaías“. “A ausência desta carta final exige que deixemos em aberto a possibilidade de que poderia ser o nome Navi – profeta em hebraico. Mas o nome de Isaías é bastante claro”, disse Mazar.

O selo poderia ter pertencido a outro Isaías daquele tempo, já que o nome era bastante comum na época. No entanto, se a “bulla” se referia de fato ao profeta Isaías que aparece mencionado na bíblia, esta seria a primeira prova da sua existência – fora os textos religiosos.

(dv) Ouria Tadmor / Eilat Mazar

O autor do Livro de Isaías, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia, não é claro, mas a forma como é retratado o mostrava como alguém muito próximo do Rei Ezequias entre 727 e 698 antes de Cristo. Foi o profeta Isaías, de acordo com a Bíblia, quem aconselhou Ezequias a resistir aos assírios, prevenindo a invasão de Jerusalém através da intervenção divina.

Apesar de a “bulla” não constituir uma prova definitiva de que Isaías existiu, continua sendo uma descoberta notável, explicou Mazar. Sua proximidade com a “bulla” de Ezequias e o fato de que só pessoas de elevado estatuto usavam “bulla”, abre uma possibilidade muito plausível de que o selo tenha pertencido ao Isaías bíblico.

Além disso, de forma fascinante, no verso do selo está uma impressão de tecido, o que indica que foi utilizado para fechar uma embalagem de pano – e está marcado pela impressão digital, provavelmente de quem a fechou.

“A descoberta das estruturas reais do tempo do Rei Ezequias em Ofel é uma rara oportunidade de revelar vividamente esse tempo específico da história em Jerusalém”, concluiu Mazar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Proibição de doações empresariais não blindam política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …

Trump aconselha a Espanha a construir um muro no deserto do Saara

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Saara, na África. Depois de …

Dados do Ministério do Trabalho revelam: vagas de emprego despencaram após reforma trabalhista

“A reforma trabalhista vai gerar 6 milhões de empregos”, prometeu Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, em defesa das alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovadas pelo Congresso …

Aquecimento global: inundações do Rio Amazonas quadruplicaram nos últimos 30 anos

As inundações se tornaram mais frequentes e graves no rio Amazonas nos últimos 30 anos, de acordo com um estudo realizado por cientistas chilenos e britânicos, que apontam o aquecimento global como uma das causas …

Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala, há 1500 anos. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas …

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …