Isaías: primeira prova da existência do lendário profeta bíblico é descoberta em Jerusalém

Web Gallery of Art / Wikimedia

O profeta bíblico Isaías segundo o pintor Raffaello

A figura bíblica de Isaías, que profetizou a chegada do Messias, pode ter sido uma pessoa real. Os pesquisadores encontraram um selo de argila antigo do tempo em que o profeta teria vivido com o seu nome inscrito.

Com o nome “bulla“, o selo foi recuperado de um lixo com 2700 anos em Ofel, uma estreita passagem no sul de Jerusalém, datado do ano 8 a.C. e está inscrito o nome do profeta judeu.

Foi encontrado a apenas 3 metros do mesmo local onde a “bulla” do Rei Ezequias, de quem Isaías seria um conselheiro, estava em 2015.

“Aparentemente descobrimos um selo impresso, que pode ter pertencido ao profeta Isaías, em uma escavação arqueológica e científica”, disse Eilat Mazar da Universidade Hebraica em Jerusalém, que liderou a pesquisa. “Se esse for caso, então não seria surpresa termos encontrado perto de onde onde foi encontrada a ‘bulla’ do Rei Ezequias”.

Infelizmente partida, a “bulla” tem cerca de um centímetro de diâmetro, estampada com o nome Yesha’yah[u] – Isaías em hebraico. A seguir, estavam as letras NBY, as primeiras três letras utilizadas para a sigla de profeta em hebraico: nun-beit-yod-aleph.

Na sua composição total, no selo deveria se ler “Profeta Isaías“. “A ausência desta carta final exige que deixemos em aberto a possibilidade de que poderia ser o nome Navi – profeta em hebraico. Mas o nome de Isaías é bastante claro”, disse Mazar.

O selo poderia ter pertencido a outro Isaías daquele tempo, já que o nome era bastante comum na época. No entanto, se a “bulla” se referia de fato ao profeta Isaías que aparece mencionado na bíblia, esta seria a primeira prova da sua existência – fora os textos religiosos.

(dv) Ouria Tadmor / Eilat Mazar

O autor do Livro de Isaías, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia, não é claro, mas a forma como é retratado o mostrava como alguém muito próximo do Rei Ezequias entre 727 e 698 antes de Cristo. Foi o profeta Isaías, de acordo com a Bíblia, quem aconselhou Ezequias a resistir aos assírios, prevenindo a invasão de Jerusalém através da intervenção divina.

Apesar de a “bulla” não constituir uma prova definitiva de que Isaías existiu, continua sendo uma descoberta notável, explicou Mazar. Sua proximidade com a “bulla” de Ezequias e o fato de que só pessoas de elevado estatuto usavam “bulla”, abre uma possibilidade muito plausível de que o selo tenha pertencido ao Isaías bíblico.

Além disso, de forma fascinante, no verso do selo está uma impressão de tecido, o que indica que foi utilizado para fechar uma embalagem de pano – e está marcado pela impressão digital, provavelmente de quem a fechou.

“A descoberta das estruturas reais do tempo do Rei Ezequias em Ofel é uma rara oportunidade de revelar vividamente esse tempo específico da história em Jerusalém”, concluiu Mazar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ministro do Esporte: assédio a mulher na Rússia envergonhou o Brasil

O ministro do Esporte, Leandro Cruz da Silva, condenou nesta quarta-feira (20) o comportamento do grupo de brasileiros registrados, em vídeo, assediando uma mulher durante as comemorações da Copa do Mundo, na Rússia. O repúdio do …

Notícias falsas podem colocar as eleições em risco

A produção e a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news, podem colocar em risco o processo democrático, a ponto de resultarem na anulação de algum pleito, caso tenham influenciado significativamente o resultado final. A …

Homens em vídeo polêmico com mulher russa podem responder por crime no país

Brasileiros que aparecem em vídeos machistas podem responder por crime ainda na Rússia, onde foram gravadas as imagens. A jurista russa Alyona Popova fez uma denúncia e escreveu uma petição contra os atos por violência …

Canadá é o segundo país do mundo a legalizar o uso recreativo da maconha

O Senado do Canadá aprovou na noite desta terça-feira (19) a legalização do uso recreativo da maconha em todo o território do país. O projeto foi aprovado por 52 votos favoráveis e 29 contrários. Com isso, …

Planta gigante assustadora causa queimaduras de terceiro grau

Se Hollywood quisesse fazer um filme sobre uma horrível invasão de plantas, a Heracleum mantegazzianum era uma ótima candidata ao papel principal. A planta, conhecida como “hogweed”, pode causar queimaduras de terceiro grau. A gigante hogweed, …

STF absolve Gleisi Hoffmann de corrupção e lavagem de dinheiro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (19) pela absolvição da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, dos crimes de corrupção e lavagem …

A NASA reduziu de propósito a qualidade das primeiras fotos da Lua

Ainda antes das missões tripuladas, a NASA enviou várias sondas para fotografar a Lua de forma a determinar o melhor local para o pouso. Na época, as imagens de qualidade reduzida ficaram associadas às capacidades …

Seleção vai viver "dia sem noite" em São Petersburgo antes da partida contra a Costa Rica

Durante o verão russo, o sol se põe um pouco abaixo da linha do horizonte nas cidades mais ao norte do país. Esse fenômeno, que torna as madrugadas claras e faz os dias parecerem eternos …

EUA se retiram do Conselho dos Direitos Humanos da ONU

A embaixadora norte-americana na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, disse nesta quarta-feira (20) que os EUA vão sair do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, considerando que o órgão “não faz jus ao …

Animais estão ficando noturnos; e a culpa é toda nossa

Os mamíferos que vivem em regiões onde a presença humana é maior estão mudando drasticamente seus hábitos. Essa é a conclusão de um estudo publicado na Science, na semana passada. Os animais selvagens têm medo dos …