Depois de a polícia britânica ter identificado os suspeitos do ataque ao ex-espião russo Sergei Skripal e à sua filha Yulia, o presidente russo afirmou nesta quarta-feira (12) saber a verdadeira identidade dos dois homens.
Na semana passada, as autoridades britânicas, apoiadas pelo governo de Theresa May, identificaram Alexander Petrov e Ruslan Boshirov como os autores do ataque com o agente nervoso Novichok, que envenenou Sergei e Yulia Skripal.
O presidente russo diz agora que a Rússia descobriu a verdadeira identidade dos dois homens. Putin garantiu que ambos são civis e que “não há nada de especial ou criminoso” relacionado com Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, rejeitando a ideia de que sejam os responsáveis pelo envenenamento.
Em um fórum econômico na cidade de Vladivostok, no extremo oriental do país russo, Vladimir Putin revelou ainda esperar que os dois homens possam vir a público para falarem sobre eles mesmos.
“Gostaria de chamá-los para que eles possam nos ouvir hoje. Eles deviam ir a algum meio de comunicação social, se apresentarem e falarem sobre eles“, afirmou o líder russo garantindo que os dois homens não cometeram o crime.
No dia 4 de março, Sergei Skripal, ex-espião russo de 66 anos e a filha de 33, Yulia Skripal foram encontrados semi-inconscientes no banco de um jardim. Mais tarde, foi descoberto que tinham sido envenenados com um agente neurotóxico de nível militar chamado Novichok.
Segundo Theresa May, o ataque foi realizado por dois agentes dos serviços secretos militares da Rússia identificados como sendo Alexander Petrov e Ruslan Boshirov. Theresa May acusou ainda Moscou de ser mandante do ataque.
Ciberia // ZAP