Ex-espião russo e a filha são atacados com agente nervoso “muito raro”

(cv) CBS News / YouTube

Sergei Skripal, antigo espião russo recrutado pelos serviços secretos britânicos

O ex-espião russo que está internado em estado crítico, juntamente com a filha de 33 anos, foi vítima de um ataque com uma substância química que afeta o sistema nervoso. As autoridades britânicas suspeitam que a Rússia pode estar envolvida.

Sergueï Skripal, um antigo espião russo recrutado pelos Serviços Secretos britânicos, e a filha Youlia estão hospitalizados, em estado grave, depois de terem sido encontrados inconscientes, e sem ferimentos visíveis, no banco de um centro comercial em Salisbury, no sul da Inglaterra, onde residem.

Um dos primeiros agentes da polícia a chegar ao local está também internado em estado grave, presumivelmente devido à ação da substância química usada no ataque.

As autoridades britânicas revelam que foram vítimas de uma “tentativa de homicídio”, com recurso a um agente nervoso “muito raro”, como revelou a Secretária de Estado para os Assuntos Internos do Reino Unido, Amber Rudd, em declarações divulgadas pela BBC.

A polícia já teria identificado o agente nervoso usado, mas não revelou qual seria nesta fase da investigação. Uma fonte não identificada revela à BBC que “é, provavelmente, mais raro do que o gás Sarin“, usado em ataques químicos na Síria.

Também não seria o agente nervoso VX, que teria sido usado no assassinato do meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, no ano passado, segundo a mesma fonte.

O que são agentes nervosos?

Os agentes nervosos são substâncias químicas altamente tóxicas que afetam o sistema nervoso. Podem ter a forma de pó, de gás, ou serem líquidos, e entram no organismo por inalação ou através da pele.

Geram sintomas como sensação de queimadura nos olhos, dores fortes, tosse e dificuldade em respirar, apresentando uma evolução bastante rápida. Em poucos segundos, as vítimas podem desmaiar e sofrer convulsões e, em última instância, morrer.

Tensão aumenta

As autoridades britânicas tentam agora apurar quem seria o responsável ou os responsáveis pelo ataque, numa altura em que se especula que a Rússia pode estar envolvida no caso.

Sobre a morte por envenenamento do ex-espião russo Alexandre Litvinenko, em 2016, em Londres, um inquérito oficial especulava igualmente sobre eventuais responsabilidades russas.

Mesmo que não haja provas desse envolvimento russo, o ataque a Skripal aumenta a tensão que já existia entre a Grã-Bretanha e a Rússia.

Em dezembro passado, o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, dava conta desse mal-estar, classificando a Rússia como uma ameaça ao mundo, e lançando o receio de o país do leste europeu cortar a internet mundial.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admite um eventual boicote diplomático à próxima Copa do Mundo de Futebol que será realizada em junho deste ano, na Rússia. Já as autoridades russas falam em “acusações sem fundamento” e em uma “campanha anti-Rússia”, cita a BBC.

Sergueï Skripal é um ex-coronel dos Serviços de Inteligência da Rússia que foi recrutado pelos serviços secretos britânicos em 1995. Em troca de dinheiro, Skripal forneceu ao Reino Unido a identidade de vários espiões russos que operavam na Europa, bem como outras informações militares russas, destaca a BBC.

Em 2006, Skripal foi condenado na Rússia, mas, posteriormente, foi alvo de uma troca de espiões levada a cabo entre as autoridades russas, norte-americanas e britânicas. Foi, nessa época, que se mudou para a Inglaterra.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …