Filha de Skripal quebra o silêncio depois de ter sido envenenada

Yulia Skripal / Facebook

Yulia Skripal, filha do ex-espião russo envenenado

A filha do ex-espião russo, que acordou na semana passada, quebrou o silêncio. Yulia pede respeito pela sua privacidade neste momento de recuperação e diz que está cada vez mais forte.

Yulia Skripal, a filha do ex-espião russo Sergei Skripal, fez a primeira declaração desde que foi vítima do envenenamento com uma substância neurotóxica, no dia 4 de março, que a deixou em estado crítico. Os dois foram encontrados desmaiados num banco em Salisbury, no Reino Unido.

A russa de 33 anos, que acordou na semana passada, diz que foi alvo de um incidente “desconcertante”, mas que sua “força aumenta dia após dia” e pede respeito à sua privacidade neste momento de recuperação.

“Tenho que agradecer a muitas pessoas a minha recuperação e gostaria de mencionar especialmente o povo de Salisbury que me socorreu e me ajudou quando eu e meu pai estávamos incapacitados”, cita o RT. Yulia agradeceu ainda à “equipe do Hospital Distrital de Salisbury pelo cuidado e profissionalismo”.

O comunicado foi publicado pela polícia britânica e não contém nenhuma informação sobre o estado de saúde de seu pai. Segundo o Diário de Notícias, a declaração surge horas depois de a televisão pública russa difundir um registro de áudio de uma suposta conversa telefônica entre Yulia e uma prima, à qual supostamente diz que “a saúde de todos está normal, não existe nada de irreversível” e garante que “tudo vai correr bem”.

O ataque gerou uma crise diplomática entre a Rússia e o Reino Unido, depois de o governo britânico ter acusado os russos de estarem envolvidos na tentativa de homicídio e ter anunciado a expulsão de diplomatas russos. A posição foi tomada também pelos EUA e por outros países europeus.

Rússia acusa serviços secretos estrangeiros

Vassily Nebenzia, embaixador da Rússia na ONU, disse nesta quinta-feira (5), numa reunião convocada pela Rússia, que “tudo confirma que essa é uma campanha coordenada e muito bem planejada”, com o objetivo de “desacreditar e até deslegitimar a Rússia”.

Embora não tenha especificado, o embaixador afirmou que Moscou assume, “com alto grau de probabilidade”, que os serviços de inteligência de outros países estejam por trás do envenenamento do ex-espião russo e de sua filha, na Grã-Bretanha, com o grande objetivo de usar “uma arma horrível e desumana e de esconder o arsenal dessa substância”.

Segundo o Jornal de Notícias, Nebenzia defendeu que a situação coloca em causa o papel da Rússia tanto na procura de uma solução para a Síria, “como em qualquer outro lugar”.

Além disso, o embaixador Vassily Nebenzia afirmou que a Grã-Bretanha é obrigada a permitir que a Rússia participe na investigação do ataque.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …