Reality Shows: porque razão prendem nossa atenção?

Se você costuma acompanhar os programas que passam na TV ou até em serviços de streaming online como a Netflix, provavelmente já reparou no sucesso dos reality shows um pouco por todo o mundo nos dias de hoje. Mas qual a verdadeira razão para este tipo de conteúdos serem tão viciantes?

Fomos tentar descobrir mais sobre este assunto para perceber porque gostamos tanto de reality shows (mesmo que, por vezes, não gostemos de admitir).

Provavelmente já está familiarizado com o termo, mas se é mais distraído, nós explicamos: um reality show é um programa que imita, de forma mais ou menos fiel, a realidade. O programa consiste no seguinte em várias pessoas serem fechadas dentro de um espaço (geralmente, uma casa) e terem que conviver entre si durante meses a fio, sendo filmados a toda a hora.

O fato de se tratar de situações reais com pessoas reais provoca um nível de interesse na audiência superior a qualquer outro programa fictício. Romance, brigas, conversas e situações cotidianas são apenas alguns exemplos de situações que acontecem na vida real, com os quais as pessoas podem se identificar e rever em certos comportamentos ou atitudes.

Para além disso, o fato de não existir um roteiro leva a audiência a simpatizar com certas personalidades, odiar outras e esperar o inesperado. O público fica mais sensibilizado quando os programas mexem com seus sentimentos, mais do que novelas ou documentários que não retratam a vida real tal como ela é.

As emoções nuas e cruas atraem e seduzem o público, e essa pode ser a principal razão para explicar porque é que os reality shows têm tanto sucesso.

O verdadeiro impacto dos reality shows

Na verdade, os reality shows continuam a crescer exponencialmente por todo o mundo, dando origem a outros formatos e subgêneros tais como shows de talentos (ex: American Idol), de culinária (ex: Masterchef), romance (ex: The Bachelor), confinamento (Ex: Big Brother); estilo de vida (ex: Keeping up with the Kardashians), entre outros.

De acordo com um infográfico criado pela Betway Cassino, um terço do mundo tem pelo menos um reality show no ar – o que corresponde a 67 países. Os reality shows mais populares são: Survivor, The Masked Singer, The Bachelor, RuPaul Drag’s Race, Largados e Pelados, Keeping up with th Kardashians e Hell’s Kitchen.

De acordo com os dados recolhidos pelo site de roleta online Betway, os maiores produtores de reality shows são os EUA (228 programas), seguidos do Reino Unido (257), Austrália (197), Índia (193) e Coreia do Sul (136).

No Brasil, este tipo de conteúdo tem grande adesão por parte da população brasileira. Ao longo de 20 anos, foram produzidos 63 programas, entre eles: No limite (2000), Casa dos Artistas (2001), Big Brother Brasil (2002), O Aprendiz (2004), Ídolos (2006), a Fazenda (2009), The Voice Brasil (2012), Masterchef (2014), Power Couple (2016) e Polícia 24h (2019).

Em 2015, o Instituto Ipsos fez uma pesquisa acerca do perfil do público que assiste a reality shows no Brasil e, após entrevistas a mais de 50 mil pessoas, chegou-se à conclusão que entre pessoas de todas as classes sociais, idades e regiões, 61% do público era feminino e 39% era masculino.

Relativamente à classe social, mais da metade das pessoas que assistem a este tipo de conteúdos (52%) pertencem à classe C (média-baixa), 32% à classe B (média-alta), 11% à classe D (baixa) e apenas 5% à classe A (alta).

No que diz respeito à faixa etária, 22% das pessoas que assistiam aos reality shows tinham entre 10-17 anos, 18% entre 18-24 anos, 24% entre 25-34 anos, 21% entre os 35-49 anos e apenas 15% em pessoas com mais de 50 anos. Mesmo assim, trata-se de uma percentagem bastante distribuída, o que indicia que estes programas são bem recebidos por audiências de qualquer faixa etária.

Já as cidades brasileiras que mais assistem a reality shows são o Distrito Federal (28%), Grande Salvador (21%), Grande São Paulo (20%), Grande Recife (18%) e Grande Fortaleza (17%).

Tal como refere a Betway no infográfico, o reality show preferido e mais visto pelo público brasileiro é o Big Brother Brasil. Ao longo de 20 anos, o programa conta com mais de 1.100 episódios e um total de 316 participantes. A final mais vista contou com 40 milhões de espectadores, a média da audiência por temporada é de 22 milhões de pessoas e já foram entregues cerca de 22 milhões de reais para os vencedores dos concursos.

O que fez com que o Big Brother tivesse tanto sucesso

Num artigo publicado pela Betway Insider, é explicado que a chave para o sucesso do Big Brother terá sido a possibilidade de haver o envolvimento do público, através da participação por voto no que dizia respeito ao destino dos competidores no programa. Desta forma, o espectador deixaria de ser um mero assistente para passar a ter um papel ativo no reality show.

Mas a história do Big Brother parece ter sido muito mais profunda do que isso. A própria designação do programa faz referência ao livro 1984 de George Orwell, no qual a sociedade é controlada pelo “Big Brother”, que vigia constantemente as pessoas através de câmaras de vigilância.

À semelhança do livro de Orwell, também no Big Brother os participantes estão em supervigilância, podendo mesmo perder as suas identidades e ter certas atitudes que nunca julgassem ser capazes de ter. Nos reality shows, os competidores são sistematicamente sujeitos a julgamentos de valor – condenados se têm uma atitude fora do padrão comportamental aceitável e elogiados se se comportarem dentro da norma.

Mais do que isso, o que faz dos reality shows verdadeiramente interessantes, como ressalva a equipe da betway insider, é o fato de, por estarem confinados entre quatro paredes, os participantes não terem ideia do que se passa no mundo exterior, mas a audiência sim.

Potencial comercial dos reality shows para as marcas

Como qualquer outro negócio na televisão, os reality shows são também uma oportunidade perfeita para muitas marcas, principalmente no período de intervalo com patrocínios e publicidade.

Também os conteúdos partilhados nas redes sociais como o Twitter e Facebook são maioritariamente sobre os recentes acontecimentos nestes programas, o que faz aumentar as taxas de engajamento com a audiência face a outros programas fictícios.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …