Cientistas reconstroem cérebro de dinossauro que viveu há 233 milhões de anos

Fóssil pertence a um Buriolestes schultzi, um dos dinossauros mais antigos do mundo e que viveu onde hoje é o Brasil e a Argentina.

Paleontólogos da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e da Universidade de São Paulo conseguiram realizar um feito inédito: reconstruíram o cérebro completo de um dos primeiros dinossauros a pisar na Terra.

Pesando menos que uma ervilha, este cérebro pertencia a um Buriolestes schultzi, ancestral dos saurópodes de pescoço longo, o mais colossal de todos os dinossauros. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Anatomy na segunda-feira (2).

“O cérebro é uma janela para seu comportamento, e inteligência […] O cérebro dos Buriolestes é relativamente pequeno, pesando cerca de 1,5 gramas […] A forma é primitiva, lembrando a de um crocodilo”, afirma Rodrigo Muller, principal autor do estudo, à agência South West News Service.

O esqueleto perfeitamente preservado do animal foi encontrado em 2015, em São João do Polêsine, Rio Grande do Sul. Devido à extrema conservação, foi possível realizar uma reconstrução precisa da massa cinzenta do dinossauro.

Imagens de computador revelaram regiões envolvidas na coordenação, visão, cheiro, inteligência, e até mesmo reprodução. A descoberta lança uma nova luz sobre a evolução dos maiores animais terrestres que já existiram.

As descobertas mostram que Buriolestes era um caçador atlético e habilidoso. “A presença de estruturas bem desenvolvidas no cerebelo indica a capacidade de rastrear presas em movimento. Por outro lado, o sentido olfativo não era bom. Caçavam e rastreavam presas com base na visão aguçada, e não no olfato”, explica Muller.

“Buriolestes remontam ao início dos dinossauros. Até agora, as caixas cranianas completas dos dinossauros mais antigos do mundo eram desconhecidas. Isso ajudou a desvendar os segredos de seu modo de vida“, completa o pesquisador.

O animal media cerca de um metro da cabeça à cauda, tinha um pescoço longo, dentes afiados, três garras longas em cada um de seus quatro membros e corria como um bípede.

Apesar de ser carnívoro, Buriolestes é o primeiro membro dos saurópodes herbívoros, que pesavam até 100 toneladas e chegavam a 33 metros de comprimento. “A reconstrução nos permite analisar a evolução do cérebro dos maiores animais terrestres que já viveram”, comenta Muller.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …

Cada ponto brilhante neste novo mapa cósmico é um buraco negro supermassivo

A equipe internacional sinterizou um conjunto tão impressionante quanto inédito de sinais de rádio emitidos por buracos negros supermassivos. Se tivéssemos um telescópio capaz de mostrar quaisquer objetos do universo, independentemente de quão distantes eles estão, …

Desvendado enigma de inscrição na obra "O Grito" de Edvard Munch

Uma frase escrita sobre uma das obras de arte mais conhecidas do mundo foi, durante um século, motivo de conjeturas e controvérsias entre os especialistas de arte em todo o mundo. Uma análise com escâner infravermelho, …

Reino Unido anuncia relaxamento gradual do lockdown

Com avanço da vacinação e queda nas internações por covid-19 em meio às restrições rígidas, país se prepara para abandonar o confinamento. Plano prevê reabertura em quatro etapas e fim do lockdown em 21 de …