Reino Unido: campanha massiva de vacinação não acabará com medidas restritivas

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

A maior campanha de vacinação da história do Reino Unido acaba de ganhar reforço em dose dupla: um astro da música e outro da telona. Elton John e Michael Kane aparecem em um bem humorado vídeo para promover a imunização contra a Covid-19. O governo tem pressa e aposta todas as fichas nas medidas de distanciamento social e na vacinação rápida e massiva para controlar a epidemia.

Mais de 13 milhões de britânicos, ou quase 20% da população, já foram vacinados, mas o governo admitiu que ainda não sabe se a queda no número de novos casos é resultado da campanha de imunização ou do lockdown, que atinge a parte maior da população britânica desde o dia 4 de janeiro.

Por isso, o importante agora é se concentrar na aplicação das vacinas e não alimentar, por enquanto, expectativas de fim das medidas restritivas. Questionado sobre as férias de verão no hemisfério norte, o primeiro-ministro Boris Johnson preferiu não se comprometer e avisou que é cedo para tratar deste assunto e planejar o fim do lockdown.

O premiê também admite a possibilidade de doses de reforço para conter as novas variantes do vírus, como já acontece com a gripe comum. Na próxima segunda-feira, passam a valer novas restrições para quem chega em solo britânico. O governo britânico estabeleceu uma lista de 33 países, incluindo o Brasil, e já havia impedido acesso ao seu território aos estrangeiros das nações onde foram detectadas novas variantes.

Os nacionais britânicos, irlandeses e estrangeiros com direito de residência que chegarem ao país vão ter de se isolar ainda mais, hospedar-se em hotéis indicados pelo governo e pagar do próprio bolso as diárias. O custo estimado é R$ 13 mil, entre acomodação e transporte.

Essas pessoas, além de serem obrigadas a fazer um teste de Covid até 72 horas antes do embarque, deverão fazer outras duas testagens durante a quarentena. Uma no segundo dia, e outra no oitavo. Quem desrespeitar essas regras, ou mentir sobre o país de partida, pode ter que pagar uma multa de até 10 mil libras (cerca de R$ 74 mil) e pena de prisão de até 10 anos.

Há muitas críticas em torno das medidas e pressão para que essas restrições sejam estendidas a viajantes de outros países e, no limite, para qualquer pessoa recém-chegada do exterior.

O primeiro-ministro britânico agora tenta conter a euforia das pessoas por várias razões. A principal delas está nas estatísticas. O número de novos casos de Covid começaram a ceder, mas seguem altos. E o de mortes, ainda não baixou de mil por dia. Além disso, por mais que a campanha de vacinação siga a pleno vapor, as novas variantes do vírus continuam sendo uma ameaça aos planos do governo.

Nova cepa britânica

No Reino Unido, a cepa encontrada na região de Kent continua sendo dominante. Ela é bem mais contagiosa do que a original, mas, aparentemente, ainda pode ser combatida com as atuais vacinas. No entanto, já foram identificadas 147 casos da variante da África do Sul, também altamente transmissível, e que pode ser mais resistente às vacinas.

Uma nova preocupação surge no horizonte: outra variante que apareceu em solo britânico, na cidade de Bristol. Ela teria sofrido mutação semelhante à sul-africana. A cepa brasileira também continua sendo motivo de alerta, mas ainda não há números sobre a quantidade de casos no país. Isso significa que a variante ainda não está presente no território como a sul-africana.

A meta do governo é vacinar a população acima de 50 anos até o final de abril, mas já há quem diga que, no ritmo atual, todos os adultos acima de 18 anos poderão ser imunizados até julho. A notícia é boa, mas não representa o fim da crise que fez do Reino Unido o quarto país mais afetado do mundo pela Covid em número de óbitos proporcional à população.

Johnson admitiu que já se considera a possiblidade de um reforço das vacinas em função das novas variantes no outono, a exemplo do que já acontece com a gripe todos os anos. A hipótese já tinha sido mencionada nesta semana por um dos médicos da equipe de conselheiros do governo. Em princípio, isso seria para os grupos mais vulneráveis da população.

Mas também é cedo para saber o que vai acontecer. São necessárias mais investigações sobre o vírus e as suas várias mutações. O governo deve rever esse cenário no dia 22 de fevereiro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …