Reino Unido: campanha massiva de vacinação não acabará com medidas restritivas

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

A maior campanha de vacinação da história do Reino Unido acaba de ganhar reforço em dose dupla: um astro da música e outro da telona. Elton John e Michael Kane aparecem em um bem humorado vídeo para promover a imunização contra a Covid-19. O governo tem pressa e aposta todas as fichas nas medidas de distanciamento social e na vacinação rápida e massiva para controlar a epidemia.

Mais de 13 milhões de britânicos, ou quase 20% da população, já foram vacinados, mas o governo admitiu que ainda não sabe se a queda no número de novos casos é resultado da campanha de imunização ou do lockdown, que atinge a parte maior da população britânica desde o dia 4 de janeiro.

Por isso, o importante agora é se concentrar na aplicação das vacinas e não alimentar, por enquanto, expectativas de fim das medidas restritivas. Questionado sobre as férias de verão no hemisfério norte, o primeiro-ministro Boris Johnson preferiu não se comprometer e avisou que é cedo para tratar deste assunto e planejar o fim do lockdown.

O premiê também admite a possibilidade de doses de reforço para conter as novas variantes do vírus, como já acontece com a gripe comum. Na próxima segunda-feira, passam a valer novas restrições para quem chega em solo britânico. O governo britânico estabeleceu uma lista de 33 países, incluindo o Brasil, e já havia impedido acesso ao seu território aos estrangeiros das nações onde foram detectadas novas variantes.

Os nacionais britânicos, irlandeses e estrangeiros com direito de residência que chegarem ao país vão ter de se isolar ainda mais, hospedar-se em hotéis indicados pelo governo e pagar do próprio bolso as diárias. O custo estimado é R$ 13 mil, entre acomodação e transporte.

Essas pessoas, além de serem obrigadas a fazer um teste de Covid até 72 horas antes do embarque, deverão fazer outras duas testagens durante a quarentena. Uma no segundo dia, e outra no oitavo. Quem desrespeitar essas regras, ou mentir sobre o país de partida, pode ter que pagar uma multa de até 10 mil libras (cerca de R$ 74 mil) e pena de prisão de até 10 anos.

Há muitas críticas em torno das medidas e pressão para que essas restrições sejam estendidas a viajantes de outros países e, no limite, para qualquer pessoa recém-chegada do exterior.

O primeiro-ministro britânico agora tenta conter a euforia das pessoas por várias razões. A principal delas está nas estatísticas. O número de novos casos de Covid começaram a ceder, mas seguem altos. E o de mortes, ainda não baixou de mil por dia. Além disso, por mais que a campanha de vacinação siga a pleno vapor, as novas variantes do vírus continuam sendo uma ameaça aos planos do governo.

Nova cepa britânica

No Reino Unido, a cepa encontrada na região de Kent continua sendo dominante. Ela é bem mais contagiosa do que a original, mas, aparentemente, ainda pode ser combatida com as atuais vacinas. No entanto, já foram identificadas 147 casos da variante da África do Sul, também altamente transmissível, e que pode ser mais resistente às vacinas.

Uma nova preocupação surge no horizonte: outra variante que apareceu em solo britânico, na cidade de Bristol. Ela teria sofrido mutação semelhante à sul-africana. A cepa brasileira também continua sendo motivo de alerta, mas ainda não há números sobre a quantidade de casos no país. Isso significa que a variante ainda não está presente no território como a sul-africana.

A meta do governo é vacinar a população acima de 50 anos até o final de abril, mas já há quem diga que, no ritmo atual, todos os adultos acima de 18 anos poderão ser imunizados até julho. A notícia é boa, mas não representa o fim da crise que fez do Reino Unido o quarto país mais afetado do mundo pela Covid em número de óbitos proporcional à população.

Johnson admitiu que já se considera a possiblidade de um reforço das vacinas em função das novas variantes no outono, a exemplo do que já acontece com a gripe todos os anos. A hipótese já tinha sido mencionada nesta semana por um dos médicos da equipe de conselheiros do governo. Em princípio, isso seria para os grupos mais vulneráveis da população.

Mas também é cedo para saber o que vai acontecer. São necessárias mais investigações sobre o vírus e as suas várias mutações. O governo deve rever esse cenário no dia 22 de fevereiro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Embraer negocia sua divisão de carros voadores com a norte-americana Zanite

A Embraear confirmou nesta quinta-feira (10) que iniciou negociações com a empresa norte-americana Zanite Acquisition para realizar a fusão de sua divisão Eve Air Mobility. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de veículos elétricos de pouso …

NASA flagra 'choque cósmico' impressionante a 140 milhões de anos-luz da Terra

A NASA compartilhou a imagem de um sistema galáctico, denominado Arp 299, que consiste em duas galáxias que estão em meio a uma fusão. A imagem mostra dois objetos próximos de forma oval, emitindo feixes de …

Infecção por dengue cai 77% em teste com bactéria em mosquito Aedes Aegypti

Um método que usa bactérias em mosquitos conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue, segundo um estudo publicado na prestigiosa revista científica The New England Journal of Medicine. O estudo, realizado na cidade de Yogyakarta …

Por que especialistas são contra dispensar máscaras no Brasil

Após Bolsonaro propor fim da obrigatoriedade da proteção facial para vacinados ou pessoas que já superaram uma infecção pelo coronavírus, especialistas classificam ideia de "absurda" e "temerária". A necessidade do uso de máscaras para conter a …

Por que Brasil ainda não pode relaxar uso de máscaras como os EUA fizeram

Amplamente recomendada por cientistas e alvo de desdém do presidente ao longo da pandemia, a máscara facial contra a covid-19 poderá ter seu uso flexibilizado no Brasil, segundo anunciou Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (10/6). No …

STF autoriza Copa América no Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal formam maioria para rejeitar ações que visavam impedir competição de seleções. Patrocinadores retiram suas marcas do evento após controvérsias e preocupações com avanço da pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, …

China aprova vacina contra covid-19 para crianças com mais de três anos

Autorização de uso emergencial foi confirmada pela farmacêutica chinesa Sinovac, fabricante da Coronavac. No entanto, ainda não foi informado quando essa faixa etária começará a ser vacinada. A China aprovou o uso emergencial de uma vacina …

Por que falar palavrão nos dá uma sensação tão boa?

Todos nós já passamos por isso quando damos uma topada, somos fechados no trânsito ou derramamos café. De repente, soltamos um xingamento inflamado. Instintivamente, buscamos um palavrão e, como num passe de mágica, obtemos um certo …

A consciência humana cria a realidade?

Existe uma realidade física que é independente de nós? A realidade objetiva existe? Ou a estrutura de tudo, incluindo o tempo e o espaço, é criada pelas percepções do observador? A afirmação inovadora vem de um …

Primeiro caso humano de hantavírus é detectado em Michigan

Trata-se de uma mulher adulta, que foi hospitalizada por uma doença pulmonar grave causada pelo vírus. O Departamento de Saúde do estado norte-americano de Michigan (MDHHS, na sigla em inglês) detectou o primeiro caso humano de …