Reino Unido: campanha massiva de vacinação não acabará com medidas restritivas

Osnei Restio / Prefeitura de Nova Odessa

A maior campanha de vacinação da história do Reino Unido acaba de ganhar reforço em dose dupla: um astro da música e outro da telona. Elton John e Michael Kane aparecem em um bem humorado vídeo para promover a imunização contra a Covid-19. O governo tem pressa e aposta todas as fichas nas medidas de distanciamento social e na vacinação rápida e massiva para controlar a epidemia.

Mais de 13 milhões de britânicos, ou quase 20% da população, já foram vacinados, mas o governo admitiu que ainda não sabe se a queda no número de novos casos é resultado da campanha de imunização ou do lockdown, que atinge a parte maior da população britânica desde o dia 4 de janeiro.

Por isso, o importante agora é se concentrar na aplicação das vacinas e não alimentar, por enquanto, expectativas de fim das medidas restritivas. Questionado sobre as férias de verão no hemisfério norte, o primeiro-ministro Boris Johnson preferiu não se comprometer e avisou que é cedo para tratar deste assunto e planejar o fim do lockdown.

O premiê também admite a possibilidade de doses de reforço para conter as novas variantes do vírus, como já acontece com a gripe comum. Na próxima segunda-feira, passam a valer novas restrições para quem chega em solo britânico. O governo britânico estabeleceu uma lista de 33 países, incluindo o Brasil, e já havia impedido acesso ao seu território aos estrangeiros das nações onde foram detectadas novas variantes.

Os nacionais britânicos, irlandeses e estrangeiros com direito de residência que chegarem ao país vão ter de se isolar ainda mais, hospedar-se em hotéis indicados pelo governo e pagar do próprio bolso as diárias. O custo estimado é R$ 13 mil, entre acomodação e transporte.

Essas pessoas, além de serem obrigadas a fazer um teste de Covid até 72 horas antes do embarque, deverão fazer outras duas testagens durante a quarentena. Uma no segundo dia, e outra no oitavo. Quem desrespeitar essas regras, ou mentir sobre o país de partida, pode ter que pagar uma multa de até 10 mil libras (cerca de R$ 74 mil) e pena de prisão de até 10 anos.

Há muitas críticas em torno das medidas e pressão para que essas restrições sejam estendidas a viajantes de outros países e, no limite, para qualquer pessoa recém-chegada do exterior.

O primeiro-ministro britânico agora tenta conter a euforia das pessoas por várias razões. A principal delas está nas estatísticas. O número de novos casos de Covid começaram a ceder, mas seguem altos. E o de mortes, ainda não baixou de mil por dia. Além disso, por mais que a campanha de vacinação siga a pleno vapor, as novas variantes do vírus continuam sendo uma ameaça aos planos do governo.

Nova cepa britânica

No Reino Unido, a cepa encontrada na região de Kent continua sendo dominante. Ela é bem mais contagiosa do que a original, mas, aparentemente, ainda pode ser combatida com as atuais vacinas. No entanto, já foram identificadas 147 casos da variante da África do Sul, também altamente transmissível, e que pode ser mais resistente às vacinas.

Uma nova preocupação surge no horizonte: outra variante que apareceu em solo britânico, na cidade de Bristol. Ela teria sofrido mutação semelhante à sul-africana. A cepa brasileira também continua sendo motivo de alerta, mas ainda não há números sobre a quantidade de casos no país. Isso significa que a variante ainda não está presente no território como a sul-africana.

A meta do governo é vacinar a população acima de 50 anos até o final de abril, mas já há quem diga que, no ritmo atual, todos os adultos acima de 18 anos poderão ser imunizados até julho. A notícia é boa, mas não representa o fim da crise que fez do Reino Unido o quarto país mais afetado do mundo pela Covid em número de óbitos proporcional à população.

Johnson admitiu que já se considera a possiblidade de um reforço das vacinas em função das novas variantes no outono, a exemplo do que já acontece com a gripe todos os anos. A hipótese já tinha sido mencionada nesta semana por um dos médicos da equipe de conselheiros do governo. Em princípio, isso seria para os grupos mais vulneráveis da população.

Mas também é cedo para saber o que vai acontecer. São necessárias mais investigações sobre o vírus e as suas várias mutações. O governo deve rever esse cenário no dia 22 de fevereiro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …