Robert Lewandowski venceu Prémio ‘The Best’

FIFA

O avançado polaco do Bayern Munique, Robert Lewandowski, arrecadou o Prémio ‘The Best’, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

O Prémio ‘The Best’ é atribuído pela FIFA, organismo que gere o futebol mundial, distinguindo o melhor jogador do mundo do ano que se termina.

O internacional polaco, que em 2020 venceu a Liga dos Campeões e o campeonato alemão, a Supertaça europeia, a Taça da Alemanha e a SuperTaça germânica, arrecadou o prémio ‘The Best’ com 52 pontos, ficando à frente de Cristiano Ronaldo com 38 e de Lionel Messi com 35.

A pontuação nesta votação é definida e dividida por quatro elementos: treinadores, capitães, imprensa e fãs. Robert Lewandowski foi o preferido de todos, recolhendo 554 pontos dos treinadores, 631 dos capitães, 807 da imprensa e 679,995 dos adeptos.

Pela primeira vez um jogador polaco venceu este prémio da FIFA. Recorde-se que a partir de 1991 a FIFA organizou o Prémio de ‘Melhor Jogador do Ano’, depois houve uma ligação com a revista ‘France Football’ para atribuir a ‘Bola de Ouro/FIFA’, e agora é o Prémio ‘The Best’.

De notar que Cristiano Ronaldo já arrecadou duas vezes ‘The Best’, enquanto Lionel Messi, Luka Modric e Robert Lewandowski venceram uma vez cada um.

O único atleta que esteve sempre presente no pódio desde 2016 e a criação do prémio foi Cristiano Ronaldo: duas vezes no primeiro lugar, duas vezes no segundo e uma vez no terceiro.

Eis o Top-10 do ‘The Best’:

1º. Robert Lewandowski – 52 pontos

2º. Cristiano Ronaldo – 38

3º. Lionel Messi – 35

4º. Sadio Mané – 29

5º. Kevin De Bruyne – 26

6º. Mohamed Salah – 25

7º. Kylian Mbappé – 19

8º. Thiago Alcântara – 17

9º. Neymar – 16

10º. Virgil van Dijk – 13

O primeiro atleta africano foi o senegalês Sadio Mané que terminou no quarto lugar.

Lucy Bronze, luso-inglesa eleita melhor jogadora

A FIFA atribuiu outros prémios durante a cerimónia que decorreu em Zurique na Suíça.

O Prémio de jogadora do ano foi atribuído a Lucy Bronze, defesa luso-inglesa que representava as francesas do Lyon, e que se transferiu durante o Verão para as britânicas do Manchester City. Com o Lyon a atleta venceu a Liga dos Campeões, a Taça de França e o campeonato francês.

Os guarda-redes também foram premiados: a melhor guarda-redes do Mundo é Sarah Bouhaddi, atleta francesa do Lyon, enquanto do lado masculino é o alemão Manuel Neuer do Bayern Munique.

A FIFA também elegeu o onze do ano: Allison – Trent Alexander Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos e Alphonso Davies – Joshua Kimmich, Kevin de Bruyne e Thiago Alcântara – Leo Messi, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

Na vertente feminina o onze inicial era composto pelas seguintes jogadoras: Christiane Endler – Lucy Bronze, Wendie Renard e Millie Bright – Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete e Megan Rapinoe – Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.

Os melhores treinadores foram Sarina Wiegman, a selecionadora holandesa, do lado feminino, enquanto do lado masculino foi o alemão Jürgen Klopp do Liverpool.

O prémio Puskas de melhor golo do ano foi atribuído ao avançado sul-coreano do Tottenham, Son Heung-Min.

Mattia Agnese venceu o FIFA Fair Play Award. O italiano de 17 anos, que actua na equipa do Ospedaletti, destacou-se por ter salvo a vida de um oponente que perdeu os sentidos dentro das quatro linhas.

Num ano quase sem adeptos nas bancadas, a FIFA não esquece o apoio dos fãs e atribuiu o prémio de melhor fã ao brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, um adepto do Sport Recife.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …