Robert Lewandowski venceu Prémio ‘The Best’

FIFA

O avançado polaco do Bayern Munique, Robert Lewandowski, arrecadou o Prémio ‘The Best’, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

O Prémio ‘The Best’ é atribuído pela FIFA, organismo que gere o futebol mundial, distinguindo o melhor jogador do mundo do ano que se termina.

O internacional polaco, que em 2020 venceu a Liga dos Campeões e o campeonato alemão, a Supertaça europeia, a Taça da Alemanha e a SuperTaça germânica, arrecadou o prémio ‘The Best’ com 52 pontos, ficando à frente de Cristiano Ronaldo com 38 e de Lionel Messi com 35.

A pontuação nesta votação é definida e dividida por quatro elementos: treinadores, capitães, imprensa e fãs. Robert Lewandowski foi o preferido de todos, recolhendo 554 pontos dos treinadores, 631 dos capitães, 807 da imprensa e 679,995 dos adeptos.

Pela primeira vez um jogador polaco venceu este prémio da FIFA. Recorde-se que a partir de 1991 a FIFA organizou o Prémio de ‘Melhor Jogador do Ano’, depois houve uma ligação com a revista ‘France Football’ para atribuir a ‘Bola de Ouro/FIFA’, e agora é o Prémio ‘The Best’.

De notar que Cristiano Ronaldo já arrecadou duas vezes ‘The Best’, enquanto Lionel Messi, Luka Modric e Robert Lewandowski venceram uma vez cada um.

O único atleta que esteve sempre presente no pódio desde 2016 e a criação do prémio foi Cristiano Ronaldo: duas vezes no primeiro lugar, duas vezes no segundo e uma vez no terceiro.

Eis o Top-10 do ‘The Best’:

1º. Robert Lewandowski – 52 pontos

2º. Cristiano Ronaldo – 38

3º. Lionel Messi – 35

4º. Sadio Mané – 29

5º. Kevin De Bruyne – 26

6º. Mohamed Salah – 25

7º. Kylian Mbappé – 19

8º. Thiago Alcântara – 17

9º. Neymar – 16

10º. Virgil van Dijk – 13

O primeiro atleta africano foi o senegalês Sadio Mané que terminou no quarto lugar.

Lucy Bronze, luso-inglesa eleita melhor jogadora

A FIFA atribuiu outros prémios durante a cerimónia que decorreu em Zurique na Suíça.

O Prémio de jogadora do ano foi atribuído a Lucy Bronze, defesa luso-inglesa que representava as francesas do Lyon, e que se transferiu durante o Verão para as britânicas do Manchester City. Com o Lyon a atleta venceu a Liga dos Campeões, a Taça de França e o campeonato francês.

Os guarda-redes também foram premiados: a melhor guarda-redes do Mundo é Sarah Bouhaddi, atleta francesa do Lyon, enquanto do lado masculino é o alemão Manuel Neuer do Bayern Munique.

A FIFA também elegeu o onze do ano: Allison – Trent Alexander Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos e Alphonso Davies – Joshua Kimmich, Kevin de Bruyne e Thiago Alcântara – Leo Messi, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

Na vertente feminina o onze inicial era composto pelas seguintes jogadoras: Christiane Endler – Lucy Bronze, Wendie Renard e Millie Bright – Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete e Megan Rapinoe – Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.

Os melhores treinadores foram Sarina Wiegman, a selecionadora holandesa, do lado feminino, enquanto do lado masculino foi o alemão Jürgen Klopp do Liverpool.

O prémio Puskas de melhor golo do ano foi atribuído ao avançado sul-coreano do Tottenham, Son Heung-Min.

Mattia Agnese venceu o FIFA Fair Play Award. O italiano de 17 anos, que actua na equipa do Ospedaletti, destacou-se por ter salvo a vida de um oponente que perdeu os sentidos dentro das quatro linhas.

Num ano quase sem adeptos nas bancadas, a FIFA não esquece o apoio dos fãs e atribuiu o prémio de melhor fã ao brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, um adepto do Sport Recife.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …