Robert Lewandowski venceu Prémio ‘The Best’

FIFA

O avançado polaco do Bayern Munique, Robert Lewandowski, arrecadou o Prémio ‘The Best’, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

O Prémio ‘The Best’ é atribuído pela FIFA, organismo que gere o futebol mundial, distinguindo o melhor jogador do mundo do ano que se termina.

O internacional polaco, que em 2020 venceu a Liga dos Campeões e o campeonato alemão, a Supertaça europeia, a Taça da Alemanha e a SuperTaça germânica, arrecadou o prémio ‘The Best’ com 52 pontos, ficando à frente de Cristiano Ronaldo com 38 e de Lionel Messi com 35.

A pontuação nesta votação é definida e dividida por quatro elementos: treinadores, capitães, imprensa e fãs. Robert Lewandowski foi o preferido de todos, recolhendo 554 pontos dos treinadores, 631 dos capitães, 807 da imprensa e 679,995 dos adeptos.

Pela primeira vez um jogador polaco venceu este prémio da FIFA. Recorde-se que a partir de 1991 a FIFA organizou o Prémio de ‘Melhor Jogador do Ano’, depois houve uma ligação com a revista ‘France Football’ para atribuir a ‘Bola de Ouro/FIFA’, e agora é o Prémio ‘The Best’.

De notar que Cristiano Ronaldo já arrecadou duas vezes ‘The Best’, enquanto Lionel Messi, Luka Modric e Robert Lewandowski venceram uma vez cada um.

O único atleta que esteve sempre presente no pódio desde 2016 e a criação do prémio foi Cristiano Ronaldo: duas vezes no primeiro lugar, duas vezes no segundo e uma vez no terceiro.

Eis o Top-10 do ‘The Best’:

1º. Robert Lewandowski – 52 pontos

2º. Cristiano Ronaldo – 38

3º. Lionel Messi – 35

4º. Sadio Mané – 29

5º. Kevin De Bruyne – 26

6º. Mohamed Salah – 25

7º. Kylian Mbappé – 19

8º. Thiago Alcântara – 17

9º. Neymar – 16

10º. Virgil van Dijk – 13

O primeiro atleta africano foi o senegalês Sadio Mané que terminou no quarto lugar.

Lucy Bronze, luso-inglesa eleita melhor jogadora

A FIFA atribuiu outros prémios durante a cerimónia que decorreu em Zurique na Suíça.

O Prémio de jogadora do ano foi atribuído a Lucy Bronze, defesa luso-inglesa que representava as francesas do Lyon, e que se transferiu durante o Verão para as britânicas do Manchester City. Com o Lyon a atleta venceu a Liga dos Campeões, a Taça de França e o campeonato francês.

Os guarda-redes também foram premiados: a melhor guarda-redes do Mundo é Sarah Bouhaddi, atleta francesa do Lyon, enquanto do lado masculino é o alemão Manuel Neuer do Bayern Munique.

A FIFA também elegeu o onze do ano: Allison – Trent Alexander Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos e Alphonso Davies – Joshua Kimmich, Kevin de Bruyne e Thiago Alcântara – Leo Messi, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

Na vertente feminina o onze inicial era composto pelas seguintes jogadoras: Christiane Endler – Lucy Bronze, Wendie Renard e Millie Bright – Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete e Megan Rapinoe – Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.

Os melhores treinadores foram Sarina Wiegman, a selecionadora holandesa, do lado feminino, enquanto do lado masculino foi o alemão Jürgen Klopp do Liverpool.

O prémio Puskas de melhor golo do ano foi atribuído ao avançado sul-coreano do Tottenham, Son Heung-Min.

Mattia Agnese venceu o FIFA Fair Play Award. O italiano de 17 anos, que actua na equipa do Ospedaletti, destacou-se por ter salvo a vida de um oponente que perdeu os sentidos dentro das quatro linhas.

Num ano quase sem adeptos nas bancadas, a FIFA não esquece o apoio dos fãs e atribuiu o prémio de melhor fã ao brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, um adepto do Sport Recife.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mudanças climáticas: cientistas treinam vacas para usar banheiro contra aquecimento global

Vacas podem ser treinadas para usar um banheiro para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, segundo uma experiência realizada na Alemanha por pesquisadores alemães e da Nova Zelândia. No estudo, os cientistas treinaram os …

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …