Robert Lewandowski venceu Prémio ‘The Best’

FIFA

O avançado polaco do Bayern Munique, Robert Lewandowski, arrecadou o Prémio ‘The Best’, batendo o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi.

O Prémio ‘The Best’ é atribuído pela FIFA, organismo que gere o futebol mundial, distinguindo o melhor jogador do mundo do ano que se termina.

O internacional polaco, que em 2020 venceu a Liga dos Campeões e o campeonato alemão, a Supertaça europeia, a Taça da Alemanha e a SuperTaça germânica, arrecadou o prémio ‘The Best’ com 52 pontos, ficando à frente de Cristiano Ronaldo com 38 e de Lionel Messi com 35.

A pontuação nesta votação é definida e dividida por quatro elementos: treinadores, capitães, imprensa e fãs. Robert Lewandowski foi o preferido de todos, recolhendo 554 pontos dos treinadores, 631 dos capitães, 807 da imprensa e 679,995 dos adeptos.

Pela primeira vez um jogador polaco venceu este prémio da FIFA. Recorde-se que a partir de 1991 a FIFA organizou o Prémio de ‘Melhor Jogador do Ano’, depois houve uma ligação com a revista ‘France Football’ para atribuir a ‘Bola de Ouro/FIFA’, e agora é o Prémio ‘The Best’.

De notar que Cristiano Ronaldo já arrecadou duas vezes ‘The Best’, enquanto Lionel Messi, Luka Modric e Robert Lewandowski venceram uma vez cada um.

O único atleta que esteve sempre presente no pódio desde 2016 e a criação do prémio foi Cristiano Ronaldo: duas vezes no primeiro lugar, duas vezes no segundo e uma vez no terceiro.

Eis o Top-10 do ‘The Best’:

1º. Robert Lewandowski – 52 pontos

2º. Cristiano Ronaldo – 38

3º. Lionel Messi – 35

4º. Sadio Mané – 29

5º. Kevin De Bruyne – 26

6º. Mohamed Salah – 25

7º. Kylian Mbappé – 19

8º. Thiago Alcântara – 17

9º. Neymar – 16

10º. Virgil van Dijk – 13

O primeiro atleta africano foi o senegalês Sadio Mané que terminou no quarto lugar.

Lucy Bronze, luso-inglesa eleita melhor jogadora

A FIFA atribuiu outros prémios durante a cerimónia que decorreu em Zurique na Suíça.

O Prémio de jogadora do ano foi atribuído a Lucy Bronze, defesa luso-inglesa que representava as francesas do Lyon, e que se transferiu durante o Verão para as britânicas do Manchester City. Com o Lyon a atleta venceu a Liga dos Campeões, a Taça de França e o campeonato francês.

Os guarda-redes também foram premiados: a melhor guarda-redes do Mundo é Sarah Bouhaddi, atleta francesa do Lyon, enquanto do lado masculino é o alemão Manuel Neuer do Bayern Munique.

A FIFA também elegeu o onze do ano: Allison – Trent Alexander Arnold, Virgil van Dijk, Sergio Ramos e Alphonso Davies – Joshua Kimmich, Kevin de Bruyne e Thiago Alcântara – Leo Messi, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

Na vertente feminina o onze inicial era composto pelas seguintes jogadoras: Christiane Endler – Lucy Bronze, Wendie Renard e Millie Bright – Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete e Megan Rapinoe – Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.

Os melhores treinadores foram Sarina Wiegman, a selecionadora holandesa, do lado feminino, enquanto do lado masculino foi o alemão Jürgen Klopp do Liverpool.

O prémio Puskas de melhor golo do ano foi atribuído ao avançado sul-coreano do Tottenham, Son Heung-Min.

Mattia Agnese venceu o FIFA Fair Play Award. O italiano de 17 anos, que actua na equipa do Ospedaletti, destacou-se por ter salvo a vida de um oponente que perdeu os sentidos dentro das quatro linhas.

Num ano quase sem adeptos nas bancadas, a FIFA não esquece o apoio dos fãs e atribuiu o prémio de melhor fã ao brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, um adepto do Sport Recife.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas resolvem enigma de esculturas de pedra de 3.200 anos da Turquia

Um recente estudo permitiu descobrir finalmente o significado e a função dos relevos em pedra criados há 3.200 anos no santuário de Yazilikaya, na Turquia, após 200 anos de conjeturas. No século XIII a.C., a alguns …

EUA não devem esperar retomada do diálogo com Pyongyang, diz irmã de Kim Jong-un

As expectativas de retomada do diálogo entre os EUA e a Coreia do Norte são erradas, podendo levar a uma "decepção ainda maior", declarou a irmã do líder norte-coreano. Na terça-feira (22), Kim Yo Jong, alta …

Ministro da Saúde diz que não há mudança de estratégia para a Coronavac

No início desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou que não haverá qualquer mudança de estratégia para a aplicação da CoronaVac. A declaração do ministro foi feita em audiência ao Senado Federal, revelando …

Há 80 anos, Hitler invadia a URSS – e começava a perder a guerra

Adolf Hitler e seus generais vinham planejando há meses para este momento. No domingo, 22 de junho de 1941, havia chegado a hora: às 3h15 da manhã, a Wehrmacht, forças armadas nazistas, atacou a União …

Com apenas 2% da população imunizada, África quer fabricar suas próprias vacinas anticovid

A África do Sul anunciou nesta segunda-feira a primeira etapa para capacitar seu continente na produção de vacinas anticovid. A conclusão do projeto ainda não tem data prevista, mas a iniciativa já é vista …

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …