Robôs biológicos são criados a partir de células de sapos africanos

(h) Janaína N. Ávila

Cientistas criam robôs biológicos usando células de sapos que poderiam ser usados para benefícios medicinais e contra a poluição dos oceanos.

A criação se deu a partir de células de embriões de sapos africanos que foram transformados em máquinas que podem ser programadas para funcionar de acordo com instruções prévias.Conforme publicou o tabloide Daily Star, se trata da criação de “máquinas completamente biológicas a partir do zero”, segundo cientistas dos EUA.

Estas formas de vida são totalmente inéditas. Elas nunca existiram antes na Terra”, disse Michael Levin, diretor do Centro de Descobertas Allen da Universidade Tufts em Medford, no estado americano de Massachusetts.

As criaturas, com menos de um milímetro de comprimento, se movem usando propulsão própria, ao passo que foram projetadas por supercomputadores e depois feitas por biólogos. Um dos exemplares apresenta uma cavidade em seu meio que é usada como uma bolsa e pode carregar cargas minúsculas.

Benefícios

Ainda de acordo com a mídia, citando os cientistas, a criatura poderia ser usada para levar remédio pelo corpo de um paciente, ou até mesmo limpar os oceanos de sua poluição.

“Nós podemos imaginar muitas aplicações úteis de tais robôs vivos que outras máquinas não podem fazer, tais como buscar compostos daninhos ou contaminação radiativa, recolher microplástico dos oceanos, viajar pelas artérias para remover placas”, disse Levin.

Além disso, segundo Joshua Bongard, acadêmico da Universidade de Vermont, Estados Unidos, e codiretor das pesquisas, as criaturas representam uma nova classe de artefato, um “organismo vivo e programável“.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …