Cadela salva vida de menina de 3 anos que se perdeu sem roupas no inverno

A cachorrinha Peanut salvou a vida de uma menina de três anos que estava perdida sem roupas em pleno inverno no último dia 17 de março. O episódio aconteceu no Condado de Delta, no estado de Michigan (EUA).

“Era cerca de 11 da manhã e Peanut começou a correr que nem louca pela casa. Ela subia e descia as escadas, latindo e ganindo. Ela foi até a garagem e pediu ao meu marido para sair de casa”, disse a dona da cadela.

“Ele a deixou sair, e ela correu rapidamente até o campo nos fundos da nossa casa, à toda velocidade. Meu marido a seguiu e, para sua surpresa, encontrou uma menina sem roupas tremendo, toda encolhida”, declarou..

No dia, os termômetros registravam zero grau. O homem enrolou a criança em sua camisa e a levou para dentro de casa para que as autoridades fossem chamadas. A única palavra que ela dizia era “cachorrinho”.

A criança foi levada de ambulância para um hospital, onde foi examinada e nenhum ferimento foi encontrado. A polícia localizou a família da criança em uma casa próxima, e foi averiguado que as condições ali encontradas não eram seguras para uma criança. Por isso, a menina e outra criança foram levadas para um abrigo.

Este caso foi contado pela dona de Peanut em uma carta endereçada para o abrigo de cães em que a cachorrinha foi resgatada. A carta foi recebida no dia 20 de março. O abrigo se chama Delta Animal Shelter, e fica na cidade de Escanaba, também no estado de Michigan.

Peanut tem um ano de vida e foi encontrada em 2016 por funcionários do abrigo. A filhote tinha duas pernas e costelas quebradas e havia comido pedaços de carpete. Depois de passar por meses de recuperação, ela foi adotada.

Cães são heróis?

Um conhecido estudo de 2006 realizado no Canadá tentou testar as habilidades dos cães chamarem por ajuda em emergências. Para fazer isso, eles criaram dois cenários em que cães comuns eram testados. O estudo excluiu cães treinados, que são plenamente capazes de chamar ajuda quando seus donos precisam.

No primeiro cenário, os donos dos cães fingiram ter ataques cardíacos em um campo aberto, caindo no chão e ficando sem se mexer por seis minutos. No segundo, o dono era “prensado” por uma estante de livros por seis minutos e pedia ajuda aos cães. Nos dois cenários, havia pessoas ao redor prontas para ajudar.

O resultado foi que nenhum cão tentou pedir ajuda das pessoas que estavam perto. Apenas um dos cachorros fez contato com uma testemunha. Ele era um poodle que pulou em seu colo e se aninhou.

É possível que os cães tivessem percebido que seus donos estivessem fingindo. Mesmo assim, os pesquisadores escreveram: “foi concluído que os cães não entendem a natureza de uma emergência ou a necessidade de pedir ajuda”.

Mas e todos aqueles casos que se tornam famosos de cães que salvam pessoas? Segundo a diretora do laboratório de cognição canina na faculdade de Barnard, Alexandra Horowitz, esses casos só se tornam famosos porque são raros.

“Nunca ouvimos falar de cachorros que não agiram com heroísmo. Aqueles que observam de longe uma criança que se afoga ou que não reagem quando seus donos têm um ataque cardíaco”, diz ela.

A especialista alerta, porém, que isso não significa que os cães são criaturas frias e calculistas, mas sim que eles não sabem como se comportar nessas situações.

“Como eles saberiam como agir?”, argumenta ela. Para ela, cães são ótimos observadores, e também podem ser salvadores, mas a parte mais difícil para eles é adivinhar o que fazer nessas situações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …