Cadela salva vida de menina de 3 anos que se perdeu sem roupas no inverno

A cachorrinha Peanut salvou a vida de uma menina de três anos que estava perdida sem roupas em pleno inverno no último dia 17 de março. O episódio aconteceu no Condado de Delta, no estado de Michigan (EUA).

“Era cerca de 11 da manhã e Peanut começou a correr que nem louca pela casa. Ela subia e descia as escadas, latindo e ganindo. Ela foi até a garagem e pediu ao meu marido para sair de casa”, disse a dona da cadela.

“Ele a deixou sair, e ela correu rapidamente até o campo nos fundos da nossa casa, à toda velocidade. Meu marido a seguiu e, para sua surpresa, encontrou uma menina sem roupas tremendo, toda encolhida”, declarou..

No dia, os termômetros registravam zero grau. O homem enrolou a criança em sua camisa e a levou para dentro de casa para que as autoridades fossem chamadas. A única palavra que ela dizia era “cachorrinho”.

A criança foi levada de ambulância para um hospital, onde foi examinada e nenhum ferimento foi encontrado. A polícia localizou a família da criança em uma casa próxima, e foi averiguado que as condições ali encontradas não eram seguras para uma criança. Por isso, a menina e outra criança foram levadas para um abrigo.

Este caso foi contado pela dona de Peanut em uma carta endereçada para o abrigo de cães em que a cachorrinha foi resgatada. A carta foi recebida no dia 20 de março. O abrigo se chama Delta Animal Shelter, e fica na cidade de Escanaba, também no estado de Michigan.

Peanut tem um ano de vida e foi encontrada em 2016 por funcionários do abrigo. A filhote tinha duas pernas e costelas quebradas e havia comido pedaços de carpete. Depois de passar por meses de recuperação, ela foi adotada.

Cães são heróis?

Um conhecido estudo de 2006 realizado no Canadá tentou testar as habilidades dos cães chamarem por ajuda em emergências. Para fazer isso, eles criaram dois cenários em que cães comuns eram testados. O estudo excluiu cães treinados, que são plenamente capazes de chamar ajuda quando seus donos precisam.

No primeiro cenário, os donos dos cães fingiram ter ataques cardíacos em um campo aberto, caindo no chão e ficando sem se mexer por seis minutos. No segundo, o dono era “prensado” por uma estante de livros por seis minutos e pedia ajuda aos cães. Nos dois cenários, havia pessoas ao redor prontas para ajudar.

O resultado foi que nenhum cão tentou pedir ajuda das pessoas que estavam perto. Apenas um dos cachorros fez contato com uma testemunha. Ele era um poodle que pulou em seu colo e se aninhou.

É possível que os cães tivessem percebido que seus donos estivessem fingindo. Mesmo assim, os pesquisadores escreveram: “foi concluído que os cães não entendem a natureza de uma emergência ou a necessidade de pedir ajuda”.

Mas e todos aqueles casos que se tornam famosos de cães que salvam pessoas? Segundo a diretora do laboratório de cognição canina na faculdade de Barnard, Alexandra Horowitz, esses casos só se tornam famosos porque são raros.

“Nunca ouvimos falar de cachorros que não agiram com heroísmo. Aqueles que observam de longe uma criança que se afoga ou que não reagem quando seus donos têm um ataque cardíaco”, diz ela.

A especialista alerta, porém, que isso não significa que os cães são criaturas frias e calculistas, mas sim que eles não sabem como se comportar nessas situações.

“Como eles saberiam como agir?”, argumenta ela. Para ela, cães são ótimos observadores, e também podem ser salvadores, mas a parte mais difícil para eles é adivinhar o que fazer nessas situações.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …