Sapos estão passando por um período de extinção “catastrófico”

Um novo estudo liderado pela Universidade de Gante (Bélgica) descreveu uma “perda catastrófica e contínua” de anfíbios em todo o mundo.

Na estimativa “conservadora” da pesquisa, 501 espécies de sapos e outros anfíbios já foram devastadas pela quitridiomicose, uma doença causada por um fungo que viajou o mundo na esteira da globalização e do comércio de animais selvagens.

Quase 20% dessas espécies são consideradas extintas na natureza, e mais podem ser exterminadas à medida que os seres humanos destroem o meio ambiente.

A quitridiomicose é causada por duas cepas do fungo Batrachochytrium, tendo se espalhado da península coreana para o resto do mundo em um tempo espantosamente curto. A doença faz com que animais morram de insuficiência cardíaca.

Embora as duas linhagens só tenham sido descobertas em 1998 e 2013, a condição provavelmente vem impulsionando o declínio de anfíbios desde os anos 1980.

O novo estudo é o primeiro a ter uma visão global do impacto da quitridiomicose. “Havia uma necessidade de avaliar objetivamente esse impacto, que, infelizmente, acabou sendo mais grave do que o esperado”, disse Frank Pasmans, ecologista da Universidade de Gante.

As descobertas, que se baseiam em dados coletados pela União Internacional para a Conservação da Natureza, outros estudos e entrevistas com especialistas em anfíbios, mostram que a quitridiomicose causou a maior perda de biodiversidade atribuída a uma doença na história.

O fungo que causa a condição é a espécie invasora mais nociva do planeta. Além de 18% dos anfíbios atingidos serem extintos, outras 124 espécies viram suas populações diminuírem em 90% ou mais, colocando-as à beira da extinção. Apenas 60 espécies mostraram sinais de recuperação.

Pasmans observou que o pior da epidemia já passou em lugares onde a doença foi encontrada, após um pico nos anos 2000 no oeste da América do Sul, a região mais duramente atingida. Mas isso não significa que o perigo acabou. “Com a mudança global, a interação entre o fungo e o sapo pode mudar”, Pasmans contou ao portal Gizmodo.

Uma das cepas do fungo quitrídio, que afeta principalmente salamandras, também pode se espalhar para a Europa ou para as Américas, “regiões ricas em espécies altamente suscetíveis”.

“Isso deve nos fazer refletir sobre os danos que a globalização descontrolada pode causar à biodiversidade. Os anfíbios são atualmente o exemplo mais emblemático disso, mas situações semelhantes podem acontecer com qualquer organismo. Se quisermos preservar a biodiversidade, teremos que introduzir barreiras”, argumenta.

Como seriam essas barreiras, em um mundo com estradas, aviões, barcos e trens que cruzam ecossistemas?

Segundo Pasmans, a globalização abriu uma caixa de Pandora de espécies invasoras e doenças, e a mudança climática está aumentando o estresse.

O comércio global mais regulado, particularmente quando se trata de animais, poderia mitigar alguns dos riscos. Alguns cientistas até pediram a proibição da importação de todos os anfíbios para os EUA para impedir a disseminação do fungo. Intervenções mais agressivas onde o quitrídio ou outras espécies ou doenças invasivas foram encontrados poderiam oferecer outro caminho.

Se tudo falhar, podemos rezar pelo sucesso de um último recurso: “eventualmente, os sapos (pelo menos aqueles que não foram extintos) e o fungo podem aprender a coexistir”. Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Science.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …

Governadores pedem a Bolsonaro maior esforço por vacinas

Em meio ao pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil, os governadores de 14 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (04/03) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo um maior esforço para a compra de …

Nova Zelândia lança alerta de tsunami e ordena retirada de habitantes da costa nordeste

Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico. As autoridades determinaram a retirada de todos os habitantes do litoral …

União Europeia começa exame contínuo da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) deu início ao exame contínuo do dossiê de registo da vacina Sputnik V para verificar sua conformidade com as normas europeias de eficácia, segurança e …