Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20).

Segundo a ministra do Meio-Ambiente da Malásia, Yeo Bee Yin, o país não quer se transformar no “lixão” do Ocidente. Os países da região têm dificuldade de gerenciar a chegada massiva dos dejetos desde 2018.

Na época, a China decidiu interromper a importação do plástico destinado à indústria da reciclagem, obrigando os países desenvolvidos a encontrar uma nova maneira de evacuar o plástico e outros materiais. A Malásia tornou-se, então, o maior receptor. O fluxo estimado é de 7 milhões de toneladas de lixo por ano.

O Ministério “continuará lutando contra a poluição, especialmente contra o lixo plástico”, declarou a ministra à imprensa na cidade de Butterworth, que abriga um importante porto no norte do país.

A maior parte do lixo é reciclada, mas o plástico ilegal recebido inclui materiais tóxicos liberados na atmosfera, que também acabam poluindo os aterros sanitários.

Reciclagem

A capacidade de reciclagem da Malásia é bem inferior à chegada do lixo, e algumas localidades estão atoladas de dejetos. Os países exportadores e as companhias marítimas assumiram o custo do retorno dos contêineres, segundo a ministra malaia.

“Não queremos pagar um centavo. As pessoas mandam o lixo para cá, mas não temos que pagar para mandar de volta”, reiterou. No ano passado, as Filipinas enviaram, para o Canadá, uma carga contendo 60 cointêneres, depois de um longo conflito.

Segundo a Malásia, 3.737 toneladas de lixo foram devolvidos. A França receberá de volta 43 contêineres, o Reino Unido 42, os Estados Unidos 17 e o Canadá 11. O país pretende devolver em breve outros 110 contêineres – 60 deles para os Estados Unidos, acrescentou a ministra.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …