Trump ridiculariza depoimento de Ford, uma das mulheres que acusa Kavanaugh de abuso sexual

Brandon Dill / EPA

O presidente dos Estados Unidos questionou nesta terça-feira (2), em tom de piada, o depoimento de Christine Ford, uma das mulheres que acusa o juiz conservador Brett Kavanaugh – indicado por Donald Trump – de abuso sexual.

Durante um comício no estado norte-americano do Mississípi na noite desta terça, Trump pôs em jogo a versão dos acontecimentos contados por Christine Blasey Ford, a professora universitária que, sob juramento perante o Comitê de Justiça do Senado, foi interrogada na semana passada sobre a suposta agressão sexual.

“Como chegou em casa? ‘Não me lembro’. Como chegou lá? ‘Não me lembro’. Onde era? ‘Não me lembro’. Há quantos anos aconteceu? ‘Não sei’”, disse Trump, numa tentativa de descredibilizar e ridicularizar as respostas de Ford na audiência.

E prosseguiu: “Em que bairro era? ‘Não sei’. Onde estava a casa? ‘Não sei’. No andar de cima, no andar de baixo? ‘Não sei, mas bebi uma cerveja. Isso é a única coisa que lembro’”, acrescentou o presidente com ironia.

“Não sei, mas bebi uma cerveja. Essa é a única coisa que me lembro. E a vida de um homem está feita em pedaços”, irnonizou Trump, arrancando aplausos e risos do público.

Além disso, destacou Trump, as declarações de Ford destroçaram o juiz “Kavanaugh e sua família”. O presidente norte-americano foi ainda mais longe, afirmando que os que promoveram essa situação – referindo-se aos democratas – “são pessoas ruins“.

Ataque “cruel, vil e sem alma”

Michael R. Bromwich, advogado de Christine Blasey Ford, considerou que as declarações de Trump foram um “ataque cruel, vil e sem alma” contra a sua cliente.

A professora universitária declarou na semana passada estar completamente segura que Kavanaugh tentou estuprá-la no verão de 1982. Sua denúncia fez com que o FBI reabrisse uma investigação ao juiz conservador antes que o Senado confirme seu nome para o posto vitalício no Supremo Tribunal, para o qual foi indicado por Donald Trump.

Além de Christine Ford, pelo menos outras duas mulheres denunciaram o juiz por abusos sexuais, e pessoas próximas de Kavanaugh afirmaram também que o juiz não estava sendo verdadeiro nas declarações.

Donald Trump tem reiterado por diversas vezes seu apoio a Kavanaugh. Logo após a audiência da semana passada, o presidente norte-americano elogiou o discurso “poderoso, honesto e firme” do seu indicado.

“O juiz Kavanaugh mostrou à América exatamente por que o nomeei. Seu testemunho foi poderoso, honesto e firme. A estratégia democrata de busca e destruição foi uma vergonha e esse processo foi uma fraude total e uma tentativa de atrasar, obstruir e resistir. O Senado deve votar!”, escreveu Donald Trump.

Na sexta-feira passada, o Comitê Judicial do Senado aprovou a indicação de Brett Kavanaugh numa votação preliminar e de recomendação, cabendo agora à câmara alta do Congresso norte-americano confirmar o nome do magistrado.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …

Cientistas desvendam segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo

Biólogos descobriram os segredos genéticos dos menores mamíferos mergulhadores do mundo: os musaranhos aquáticos. Usando amostras de DNA para construir uma árvore evolutiva, cientistas revelaram em um estudo recente que o comportamento destes mamíferos comedores de …

Pandemia, tufões e inundações agravaram crise alimentar na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong-Un admitiu que o país enfrenta uma "situação alimentar crítica", informou a mídia estatal nesta quarta-feira (16). A Coreia do Norte, cuja economia sofre com os reflexos de várias sanções …