Sentir-se amado (a) é importante?

dawolf / Flickr

Casal de boa na Praça de São Marcos, em Veneza

Uma nova pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) descobriu que sentir-se amado no dia-a-dia leva a maiores níveis de bem-estar psicológico.

Neste estudo, “sentir-se amado” significava reportar breves experiências de amor e conexão durante a vida cotidiana.

“Ser amado cotidianamente é conceitualmente muito mais amplo que o amor romântico. São pequenos momentos da sua vida quando você experimenta ressonância com alguém. Por exemplo, se você está conversando com um vizinho e ele expressa preocupação pelo seu bem-estar, então isso pode ressonar em você e ser experimentado como um sentimento de amor, o que pode melhorar seu bem-estar”, explicou uma das autoras do estudo, Zita Oravecz.

Em dois experimentos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que se sentiam “amadas” exibiam maior bem-estar psicológico, incluindo senso de propósito e otimismo.

Além disso, eram em geral pessoas com personalidade mais extrovertida, enquanto os que se sentiam menos amados demonstravam mais sinais de neuroticismo, um traço de personalidade ligado a ansiedade, preocupação, medo, raiva e humor depressivo, entre outras coisas.

Para chegar a essas conclusões, a equipe recolheu dados através de smartphones de mais de 200 indivíduos. Os participantes receberam seis lembretes aleatórios por dia durante um mês para relatar seu senso de amor e bem-estar. As mensagens não tinham hora certa para chegar, de forma que as pessoas não podiam “se preparar” para reagir a elas – o que foi essencial para driblar o viés da expectativa.

Uma vez que os experimentos geraram uma quantidade enorme de dados, os pesquisadores decidiram usar ferramentas estatísticas avançadas – especificamente, um modelo de equações diferenciais estocásticas de método bayesiano – a fim de identificar os processos que se destacavam em meio a informações “inúteis”.

Segundo Oravecz, esse método é adequado para investigar sistemas sociais complexos, que envolvem relacionamentos que geram dados altamente variáveis. Ele poderá ser mais utilizado conforme os cientistas sociais coletem e utilizem grandes quantidades de dados a partir de dispositivos como smartphones e relógios inteligentes.

Uma das descobertas mais legais do estudo é que a sensação de ser amado aumentou com o tempo de forma geral, o que sugere que fazer as pessoas pensarem nessas experiências levou a relatos mais frequentes de sentir-se amado.

“É algo que vimos na literatura científica sobre atenção plena: quando as pessoas são lembradas a focar a atenção em coisas positivas, sua consciência geral dessas coisas positivas começa a aumentar. Da mesma forma, somente prestar atenção aos momentos cotidianos de amor também pode aumentar nossa consciência dos aspectos positivos gerais do amor em nossas vidas diárias”, esclareceu Oravecz.

Uma vez que o efeito foi observado nos dois experimentos, os cientistas creem que a conscientização sobre o amor sentido no dia-a-dia “pode, por si só, ser uma intervenção que aumenta os níveis de amor sentido por um longo período de tempo”.

É importante notar, contudo, que a correlação vista entre sentir-se amado e bem-estar psicológico nesse estudo pode não ser causal.

Segundo os pesquisadores, mais estudos precisam ser realizados para confirmar o link entre essas duas coisas, e em seguida podemos pensar em terapias ou intervenções para aumentar o bem-estar das pessoas – como enviar lembretes regulares a indivíduos convidando-os a pensar nas experiências positivas de amor que tiveram ao longo do dia.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Personality and Individual Differences.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …