Sentir-se amado (a) é importante?

dawolf / Flickr

Casal de boa na Praça de São Marcos, em Veneza

Uma nova pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) descobriu que sentir-se amado no dia-a-dia leva a maiores níveis de bem-estar psicológico.

Neste estudo, “sentir-se amado” significava reportar breves experiências de amor e conexão durante a vida cotidiana.

“Ser amado cotidianamente é conceitualmente muito mais amplo que o amor romântico. São pequenos momentos da sua vida quando você experimenta ressonância com alguém. Por exemplo, se você está conversando com um vizinho e ele expressa preocupação pelo seu bem-estar, então isso pode ressonar em você e ser experimentado como um sentimento de amor, o que pode melhorar seu bem-estar”, explicou uma das autoras do estudo, Zita Oravecz.

Em dois experimentos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que se sentiam “amadas” exibiam maior bem-estar psicológico, incluindo senso de propósito e otimismo.

Além disso, eram em geral pessoas com personalidade mais extrovertida, enquanto os que se sentiam menos amados demonstravam mais sinais de neuroticismo, um traço de personalidade ligado a ansiedade, preocupação, medo, raiva e humor depressivo, entre outras coisas.

Para chegar a essas conclusões, a equipe recolheu dados através de smartphones de mais de 200 indivíduos. Os participantes receberam seis lembretes aleatórios por dia durante um mês para relatar seu senso de amor e bem-estar. As mensagens não tinham hora certa para chegar, de forma que as pessoas não podiam “se preparar” para reagir a elas – o que foi essencial para driblar o viés da expectativa.

Uma vez que os experimentos geraram uma quantidade enorme de dados, os pesquisadores decidiram usar ferramentas estatísticas avançadas – especificamente, um modelo de equações diferenciais estocásticas de método bayesiano – a fim de identificar os processos que se destacavam em meio a informações “inúteis”.

Segundo Oravecz, esse método é adequado para investigar sistemas sociais complexos, que envolvem relacionamentos que geram dados altamente variáveis. Ele poderá ser mais utilizado conforme os cientistas sociais coletem e utilizem grandes quantidades de dados a partir de dispositivos como smartphones e relógios inteligentes.

Uma das descobertas mais legais do estudo é que a sensação de ser amado aumentou com o tempo de forma geral, o que sugere que fazer as pessoas pensarem nessas experiências levou a relatos mais frequentes de sentir-se amado.

“É algo que vimos na literatura científica sobre atenção plena: quando as pessoas são lembradas a focar a atenção em coisas positivas, sua consciência geral dessas coisas positivas começa a aumentar. Da mesma forma, somente prestar atenção aos momentos cotidianos de amor também pode aumentar nossa consciência dos aspectos positivos gerais do amor em nossas vidas diárias”, esclareceu Oravecz.

Uma vez que o efeito foi observado nos dois experimentos, os cientistas creem que a conscientização sobre o amor sentido no dia-a-dia “pode, por si só, ser uma intervenção que aumenta os níveis de amor sentido por um longo período de tempo”.

É importante notar, contudo, que a correlação vista entre sentir-se amado e bem-estar psicológico nesse estudo pode não ser causal.

Segundo os pesquisadores, mais estudos precisam ser realizados para confirmar o link entre essas duas coisas, e em seguida podemos pensar em terapias ou intervenções para aumentar o bem-estar das pessoas – como enviar lembretes regulares a indivíduos convidando-os a pensar nas experiências positivas de amor que tiveram ao longo do dia.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Personality and Individual Differences.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …