Sentir-se amado (a) é importante?

dawolf / Flickr

Casal de boa na Praça de São Marcos, em Veneza

Uma nova pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) descobriu que sentir-se amado no dia-a-dia leva a maiores níveis de bem-estar psicológico.

Neste estudo, “sentir-se amado” significava reportar breves experiências de amor e conexão durante a vida cotidiana.

“Ser amado cotidianamente é conceitualmente muito mais amplo que o amor romântico. São pequenos momentos da sua vida quando você experimenta ressonância com alguém. Por exemplo, se você está conversando com um vizinho e ele expressa preocupação pelo seu bem-estar, então isso pode ressonar em você e ser experimentado como um sentimento de amor, o que pode melhorar seu bem-estar”, explicou uma das autoras do estudo, Zita Oravecz.

Em dois experimentos, os pesquisadores descobriram que as pessoas que se sentiam “amadas” exibiam maior bem-estar psicológico, incluindo senso de propósito e otimismo.

Além disso, eram em geral pessoas com personalidade mais extrovertida, enquanto os que se sentiam menos amados demonstravam mais sinais de neuroticismo, um traço de personalidade ligado a ansiedade, preocupação, medo, raiva e humor depressivo, entre outras coisas.

Para chegar a essas conclusões, a equipe recolheu dados através de smartphones de mais de 200 indivíduos. Os participantes receberam seis lembretes aleatórios por dia durante um mês para relatar seu senso de amor e bem-estar. As mensagens não tinham hora certa para chegar, de forma que as pessoas não podiam “se preparar” para reagir a elas – o que foi essencial para driblar o viés da expectativa.

Uma vez que os experimentos geraram uma quantidade enorme de dados, os pesquisadores decidiram usar ferramentas estatísticas avançadas – especificamente, um modelo de equações diferenciais estocásticas de método bayesiano – a fim de identificar os processos que se destacavam em meio a informações “inúteis”.

Segundo Oravecz, esse método é adequado para investigar sistemas sociais complexos, que envolvem relacionamentos que geram dados altamente variáveis. Ele poderá ser mais utilizado conforme os cientistas sociais coletem e utilizem grandes quantidades de dados a partir de dispositivos como smartphones e relógios inteligentes.

Uma das descobertas mais legais do estudo é que a sensação de ser amado aumentou com o tempo de forma geral, o que sugere que fazer as pessoas pensarem nessas experiências levou a relatos mais frequentes de sentir-se amado.

“É algo que vimos na literatura científica sobre atenção plena: quando as pessoas são lembradas a focar a atenção em coisas positivas, sua consciência geral dessas coisas positivas começa a aumentar. Da mesma forma, somente prestar atenção aos momentos cotidianos de amor também pode aumentar nossa consciência dos aspectos positivos gerais do amor em nossas vidas diárias”, esclareceu Oravecz.

Uma vez que o efeito foi observado nos dois experimentos, os cientistas creem que a conscientização sobre o amor sentido no dia-a-dia “pode, por si só, ser uma intervenção que aumenta os níveis de amor sentido por um longo período de tempo”.

É importante notar, contudo, que a correlação vista entre sentir-se amado e bem-estar psicológico nesse estudo pode não ser causal.

Segundo os pesquisadores, mais estudos precisam ser realizados para confirmar o link entre essas duas coisas, e em seguida podemos pensar em terapias ou intervenções para aumentar o bem-estar das pessoas – como enviar lembretes regulares a indivíduos convidando-os a pensar nas experiências positivas de amor que tiveram ao longo do dia.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Personality and Individual Differences.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …