Sozinhas, crianças migrantes se veem em grande perigo na travessia dos Bálcãs

Em um parque em Belgrado, um grupo de meninos, sentados na grama, aproveita o sol. Mas não é um piquenique. Eles são “menores desacompanhados”, nome oficial dado a uma das categorias mais vulneráveis ​​de migrantes. São crianças que viajam milhares de quilômetros sozinhas, sem seus pais, precisando contatar elas mesmas traficantes para as ajudarem a cruzar a fronteira pelo caminho.

Embora a chamada “rota dos Balcãs” tenha sido oficialmente fechada em 2016, a região está enfrentando uma nova onda de refugiados, que se aglomeram apesar da pandemia do coronavírus. Cerca de 30.000 foram registrados na Sérvia no primeiro semestre de 2020, quase três vezes mais do que no ano passado. Cerca de 1.200 deles são menores, tendo os mais jovens apenas sete anos.

No parque, um garoto afegão de olhos verdes de 14 anos diz que deixou seu país em fevereiro, depois que o Talibã matou seu pai, dois irmãos mais velhos e dois tios. “Minha mãe decidiu que eu deveria ir embora”, disse Ahmed, cujo nome foi mudado para protege-lo, por causa desta história.

Seis meses, 4.000 quilômetros, a maioria percorridos a pé, e cinco estados depois, lá está ele na Sérvia. “Quando fomos do Afeganistão ao Irã, pegamos a estrada da montanha. Estava nevando, 12 pessoas morreram de frio”, lembra o adolescente com a voz trêmula.

Inúmeros perigos

Jovens como Ahmed enfrentam inúmeros perigos: traficantes, polícia de fronteira, encontrar lugares para dormir em países estrangeiros. Quase um terço das crianças sofreu violência física, psicológica e sexual, de acordo com dados do Médicos sem Fronteiras. Eles relataram “chantagem, tortura e estupro”, denuncia à AFP Natasa Toskic, ex-psicóloga de MSF.

A maioria sofre de transtornos de ansiedade, depressão, abuso de substâncias ilícitas, problemas de comportamento agressivo e autoagressivo. “Aqueles que sofrem de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) são mais numerosos do que os que não apresentam sintomas”, ela descreve.

Mesmos os centros de recepção podem se revelar perigosos. Em junho, a divulgação de um vídeo mostrava guardas agredindo e espancando menores no campo de Bogovadja, onde um único assistente de centro social cuida sozinho de 330 crianças. Em março, seis migrantes foram presos na Bósnia sob suspeita de estuprar diversos menores em um campo.

Violência policial

Os Bálcãs são atravessados ​​por centenas de milhares de migrantes desde 2015. Embora a estrada esteja oficialmente fechada, os traficantes estão encontrando maneiras de atravessar os refugiados, às vezes amontoando 20 deles em um só carro. Belgrado é o principal destino. Depois da capital sérvia, os traficantes “contrabandeiam” migrantes principalmente para cidades vizinhas da Hungria, Croácia e Bósnia.

Os preços podem chegar a mais de € 8.000 por migrante, os levando a contrair grandes dívidas, observa Vladimir Sjekloca, da ONG Center for Crisis Policy and Reaction. “Eles só podem pagar parte do valor”, ele revela à AFP. Como resultado, alguns deixam os jovens e crianças para trás, em “uma forma de escravidão”.

Todas as crianças abordadas pela AFP falaram da violência policial ao serem interceptadas em áreas de fronteira, fato que todos os países da região negam ou tratam como “incidentes”. A maior parte dessas repercussões violentas são atribuídas às polícias croata e húngara, de acordo com depoimentos recolhidos pela Rede de ONGs para monitorar a violência na fronteira.

Em 2020, 40 incidentes contra grupos de migrantes, envolvendo menores, incluindo um bebê de cinco meses, foram relatados pela organização.

Estadia na Sérvia

Karox Pishtewan, um refugiado curdo, chegou à Sérvia há três anos “com medo no estômago”, na época com 16 anos. Depois de passar um tempo em um orfanato, ele foi um dos poucos a obter o status de refugiado na Sérvia e, desde então, trabalha como tradutor em uma organização de direitos humanos.

Agora com 19 anos, o jovem de barba aparada já tem seu apartamento em Belgrado. “É o mesmo em toda a Europa: vocês são os migrantes, os estrangeiros”, conta ele à AFP, explicando que se esforça em persuadir outros jovens migrantes a ficar.

Quando ele entrou na Sérvia, o país era elogiado por sua abordagem humanizada à crise migratória, ao contrário dos países vizinhos, que ergueram cercas em suas fronteiras e ostentavam um discurso hostil aos migrantes.

Mas apesar de todos os riscos, a maioria destes jovens e crianças deseja continuar sua jornada. “Não tenho escolha. Eu sei que existe o risco de morte pelo caminho, mas risco de morte em casa também. Não faz diferença”, lamenta o pequeno Ahmed.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …