Um dos físicos mais respeitados do mundo está, finalmente, de viagem marcada para o Espaço. Stephen Hawking, que passou a vida inteira estudando o Universo e tudo que o compreende, vai cumprir um dos seus maiores sonhos num voo da Virgin Galactic. O convite foi feito por Richard Branson, fundador do grupo Virgin.
“Os meus três filhos me trouxeram grande alegria, mas posso dizer o que me faria feliz de novo: viajar ao Espaço”, revelou Hawking numa entrevista ao Good Morning Britain. E Richard Branson já tinha afirmado em 2015 que gostaria de cumprir o desejo do cientista.
“Já completei um voo em gravidade zero, o que me permitiu flutuar como se não tivesse peso. Mas a minha mais recente ambição é ir ao Espaço”, explicou o físico.
“Achava que ninguém me ia conseguir levar, mas Richard Branson me ofereceu um lugar no Virgin Galactic e eu imediatamente disse sim”, contou Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os anos 60.
“O professor Stephen Hawking é uma das pessoas que mais admiro no mundo, um gênio que abriu os nossos olhos para as maravilhas do Universo e que, ao mesmo tempo, é um homem gentil e encantador”, disse o CEO da Virgin.
“É a única pessoa a quem dei uma passagem grátis para o Virgin Galactic e, se a sua saúde o permitir, está confirmado que irá voar como um futuro astronauta”, afirmou ainda.
Primeiro astronauta com ELA
Com 75 anos de idade, Hawking não será o astronauta mais velho do mundo, já que John Glenn foi ao Espaço com 77 anos, mas o físico será a primeira pessoa com ELA a realizar esta viagem.
Viajar até ao Espaço é uma ação arriscada, especialmente tendo em conta as suas delicadas condições de saúde. No entanto, caso venha a se realizar, a viagem de Hawking será uma oportunidade para os investigadores da doença estudarem os efeitos da gravidade zero no organismo destes pacientes.
A data da viagem ainda não foi anunciada, mas a Virgin Galactic espera levar os seus passageiros em missões comerciais num futuro próximo.
Virgin Galactic
A nave SpaceShipTwo é reutilizável e foi projetada para transportar oito passageiros, nos quais se incluem dois pilotos.
A nave é lançada a partir de um avião de carga em altitude e, em seguida, cruza a atmosfera, ficando alguns minutos a flutuar no Espaço, para que os passageiros desfrutem da vista incrível que têm os astronautas. Por fim, a nave volta à Terra, onde pousa como se fosse um avião.
Hawking é defensor da viagem espacial comercial e admira o papel da Virgin na democratização do Espaço, destacando o “respeito por possibilitar que uma maior parte da Humanidade possa experimentar a maravilha que é o Espaço”.
// ZAP