Stephen Hawking vai finalmente fazer viagem ao Espaço

(dr) codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O físico britânico Stephen Hawking

Um dos físicos mais respeitados do mundo está, finalmente, de viagem marcada para o Espaço. Stephen Hawking, que passou a vida inteira estudando o Universo e tudo que o compreende, vai cumprir um dos seus maiores sonhos num voo da Virgin Galactic. O convite foi feito por Richard Branson, fundador do grupo Virgin.

“Os meus três filhos me trouxeram grande alegria, mas posso dizer o que me faria feliz de novo: viajar ao Espaço”, revelou Hawking numa entrevista ao Good Morning Britain. E Richard Branson já tinha afirmado em 2015 que gostaria de cumprir o desejo do cientista.

“Já completei um voo em gravidade zero, o que me permitiu flutuar como se não tivesse peso. Mas a minha mais recente ambição é ir ao Espaço”, explicou o físico.

“Achava que ninguém me ia conseguir levar, mas Richard Branson me ofereceu um lugar no Virgin Galactic e eu imediatamente disse sim”, contou Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica desde os anos 60.

“O professor Stephen Hawking é uma das pessoas que mais admiro no mundo, um gênio que abriu os nossos olhos para as maravilhas do Universo e que, ao mesmo tempo, é um homem gentil e encantador”, disse o CEO da Virgin.

“É a única pessoa a quem dei uma passagem grátis para o Virgin Galactic e, se a sua saúde o permitir, está confirmado que irá voar como um futuro astronauta”, afirmou ainda.

Primeiro astronauta com ELA

Com 75 anos de idade, Hawking não será o astronauta mais velho do mundo, já que John Glenn foi ao Espaço com 77 anos, mas o físico será a primeira pessoa com ELA a realizar esta viagem.

Viajar até ao Espaço é uma ação arriscada, especialmente tendo em conta as suas delicadas condições de saúde. No entanto, caso venha a se realizar, a viagem de Hawking será uma oportunidade para os investigadores da doença estudarem os efeitos da gravidade zero no organismo destes pacientes.

A data da viagem ainda não foi anunciada, mas a Virgin Galactic espera levar os seus passageiros em missões comerciais num futuro próximo.

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

Virgin Galactic

A nave SpaceShipTwo é reutilizável e foi projetada para transportar oito passageiros, nos quais se incluem dois pilotos.

A nave é lançada a partir de um avião de carga em altitude e, em seguida, cruza a atmosfera, ficando alguns minutos a flutuar no Espaço, para que os passageiros desfrutem da vista incrível que têm os astronautas. Por fim, a nave volta à Terra, onde pousa como se fosse um avião.

Hawking é defensor da viagem espacial comercial e admira o papel da Virgin na democratização do Espaço, destacando o “respeito por possibilitar que uma maior parte da Humanidade possa experimentar a maravilha que é o Espaço”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …