Temos um “segundo cérebro”; e é ele que controla nossas idas ao banheiro

sxc

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, observar como funciona o chamado “segundo cérebro”, que assegura o controle do trato gastrointestinal e que também tem um papel relevante na forma como o cólon age quando vamos ao banheiro para defecar.

O Sistema Nervoso Entérico (SNE), que integra o Sistema Nervoso Autônomo, é uma rede de neurônios que faz parte do sistema digestivo. “É conhecido como o ‘segundo cérebro’ ou o cérebro dos intestinos porque pode operar independentemente do cérebro e da medula espinal”, ou seja do Sistema Nervoso Central (SNC), como explicam os pesquisadores deste estudo no comunicado divulgado no site Scimex.

A pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, permitiu analisar com maior precisão como o SNE funciona nos mamíferos, através da observação de cólon de ratos.

No estudo publicado na revista JNeurosci da Sociedade de Neurociências, os cientistas apontam que o SNE tem circuitos neurais próprios que comunicam com o SNC, mas que também o ajudam a controlar o trato digestivo de uma forma completamente autônoma.

“É realmente um cérebro por si próprio”, destaca o neurofisiólogo Nick Spencer, que esteve envolvido na pesquisa, em declarações ao Science Alert.

Spencer aponta que, de um ponto de vista evolutivo, o SNE até pode ser considerado o nosso “primeiro cérebro”, uma vez que teria se desenvolvido antes do SNC.

“Um dos grandes mistérios do trato gastrointestinal é como uma população tão grande de neurônios entéricos (que estão dentro da parede do intestino) dispara potenciais de ação para gerar contrações das células musculares lisas, permitindo a propulsão do conteúdo do cólon”, aponta Spencer ao Science Alert.

Para explicar o mistério, os pesquisadores recorreram a uma nova técnica de imagiologia neurológica, combinada com registros dos impulsos elétricos das células musculares de ratos. Assim, constataram que “o SNE do cólon de um rato contém, aproximadamente, 400 mil neurônios individuais“, como se nota no estudo.

A pesquisa permitiu também detectar um “padrão rítmico de disparo neural, envolvendo milhões de células, que promove a contração muscular no intestino, impulsionando o desperdício através do corpo”, aponta a pesquisa.

Trata-se de “um padrão importante de atividade neural no Sistema Nervoso Periférico dos mamíferos que não tinha sido previamente identificado”, concluem os autores do estudo.

A descoberta permite entender como o processo de “pensamento” se desenrola no SNE, e pode ser útil para “atacar” doenças que afetam o sistema digestivo.

“Agora que sabemos como o SNE é ativado em condições saudáveis, podemos usar isso como um modelo para saber como padrões motores neurológicos disfuncionais podem aparecer ao longo do cólon”, constata Nick Spencer ao Science Alert.

“A obstipação crônica, ou prisão de ventre, afeta uma grande proporção da comunidade em todo o mundo, e, muitas vezes, surge devido a um trânsito intestinal inadequado”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …