Temos um “segundo cérebro”; e é ele que controla nossas idas ao banheiro

sxc

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, observar como funciona o chamado “segundo cérebro”, que assegura o controle do trato gastrointestinal e que também tem um papel relevante na forma como o cólon age quando vamos ao banheiro para defecar.

O Sistema Nervoso Entérico (SNE), que integra o Sistema Nervoso Autônomo, é uma rede de neurônios que faz parte do sistema digestivo. “É conhecido como o ‘segundo cérebro’ ou o cérebro dos intestinos porque pode operar independentemente do cérebro e da medula espinal”, ou seja do Sistema Nervoso Central (SNC), como explicam os pesquisadores deste estudo no comunicado divulgado no site Scimex.

A pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, permitiu analisar com maior precisão como o SNE funciona nos mamíferos, através da observação de cólon de ratos.

No estudo publicado na revista JNeurosci da Sociedade de Neurociências, os cientistas apontam que o SNE tem circuitos neurais próprios que comunicam com o SNC, mas que também o ajudam a controlar o trato digestivo de uma forma completamente autônoma.

“É realmente um cérebro por si próprio”, destaca o neurofisiólogo Nick Spencer, que esteve envolvido na pesquisa, em declarações ao Science Alert.

Spencer aponta que, de um ponto de vista evolutivo, o SNE até pode ser considerado o nosso “primeiro cérebro”, uma vez que teria se desenvolvido antes do SNC.

“Um dos grandes mistérios do trato gastrointestinal é como uma população tão grande de neurônios entéricos (que estão dentro da parede do intestino) dispara potenciais de ação para gerar contrações das células musculares lisas, permitindo a propulsão do conteúdo do cólon”, aponta Spencer ao Science Alert.

Para explicar o mistério, os pesquisadores recorreram a uma nova técnica de imagiologia neurológica, combinada com registros dos impulsos elétricos das células musculares de ratos. Assim, constataram que “o SNE do cólon de um rato contém, aproximadamente, 400 mil neurônios individuais“, como se nota no estudo.

A pesquisa permitiu também detectar um “padrão rítmico de disparo neural, envolvendo milhões de células, que promove a contração muscular no intestino, impulsionando o desperdício através do corpo”, aponta a pesquisa.

Trata-se de “um padrão importante de atividade neural no Sistema Nervoso Periférico dos mamíferos que não tinha sido previamente identificado”, concluem os autores do estudo.

A descoberta permite entender como o processo de “pensamento” se desenrola no SNE, e pode ser útil para “atacar” doenças que afetam o sistema digestivo.

“Agora que sabemos como o SNE é ativado em condições saudáveis, podemos usar isso como um modelo para saber como padrões motores neurológicos disfuncionais podem aparecer ao longo do cólon”, constata Nick Spencer ao Science Alert.

“A obstipação crônica, ou prisão de ventre, afeta uma grande proporção da comunidade em todo o mundo, e, muitas vezes, surge devido a um trânsito intestinal inadequado”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com abstenção recorde de 51,5%, ministro da Educação considera Enem um 'sucesso'

A abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo (17), foi recorde e atingiu 51,5%. O nível de abstenção supera o pior índice registrado até agora, em 2009, quando …

Álcool danifica o cérebro na adolescência

Se nós confiarmos apenas nas propagandas parece que o álcool de uma cerveja, uma taça de vinho ou de algum destilado serve apenas para unir as pessoas e deixá-las alegres. Mas o álcool pode ter …

Joe Biden reverterá políticas trumpistas logo após posse

Já nas primeiras horas após assumir, novo chefe de Estado americano assinará uma série de decretos presidenciais abordando pandemia, dificuldades da economia nacional, injustiça racial e mudança climática. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, …

Rússia prende opositor Alexei Navalny no desembarque em Moscou

O Serviço Prisional Russo (FSIN) confirmou ter prendido o opositor Alexei Navalny neste domingo, na chegada dele a Moscou. O Kremlim o acusa de ter violado as condições de uma pena de prisão suspensa …

Ikea agora vende mini casas móveis para quem quer uma vida simples, livre e sustentável

Quem sonha com uma vida mais nômade, livre de amarras e principalmente ecologicamente correta poderá encontrar na IKEA uma parceira capaz de tornar tal sonho em realidade: em uma casa móvel, sustentável, bonita e praticamente …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

"Não comemorei ou me orgulhei de ter banido Trump do Twitter", diz Jack Dorsey

Em uma série de tuítes, Jack Dorsey, cofundador e CEO do Twitter, defendeu o banimento de Donald Trump da rede social na última sexta-feira (8). Segundo o executivo, essa foi a medida certa para a …

EUA adicionam Xiaomi e mais 8 empresas chinesas à lista de companhias ligadas a militares

Departamento de Defesa dos EUA lista Xiaomi e mais oito empresas por ligações com militares chineses. Para analistas, a listagem é um "frenesi final" do governo Trump em sua campanha anti-China. Na quinta-feira (14), o Departamento …

Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano

Entre as 100 maiores corporações transnacionais que operam nos oceanos mundo afora, a Petrobras aparece em segundo lugar. A lista, divulgada nesta quarta-feira (13/01), é parte de uma pesquisa publicada na renomada revista Science Advances, …

Estudo detecta pela 1ª vez em que resulta colisão de 3 buracos negros

Um novo estudo da agência espacial norte-americana NASA revela novas informações sobre o que acontece após colisões entre três buracos negros supermassivos. Com a ajuda do Observatório de Raios X Chandra, da NASA, e vários outros …