Temos um “segundo cérebro”; e é ele que controla nossas idas ao banheiro

sxc

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, observar como funciona o chamado “segundo cérebro”, que assegura o controle do trato gastrointestinal e que também tem um papel relevante na forma como o cólon age quando vamos ao banheiro para defecar.

O Sistema Nervoso Entérico (SNE), que integra o Sistema Nervoso Autônomo, é uma rede de neurônios que faz parte do sistema digestivo. “É conhecido como o ‘segundo cérebro’ ou o cérebro dos intestinos porque pode operar independentemente do cérebro e da medula espinal”, ou seja do Sistema Nervoso Central (SNC), como explicam os pesquisadores deste estudo no comunicado divulgado no site Scimex.

A pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, permitiu analisar com maior precisão como o SNE funciona nos mamíferos, através da observação de cólon de ratos.

No estudo publicado na revista JNeurosci da Sociedade de Neurociências, os cientistas apontam que o SNE tem circuitos neurais próprios que comunicam com o SNC, mas que também o ajudam a controlar o trato digestivo de uma forma completamente autônoma.

“É realmente um cérebro por si próprio”, destaca o neurofisiólogo Nick Spencer, que esteve envolvido na pesquisa, em declarações ao Science Alert.

Spencer aponta que, de um ponto de vista evolutivo, o SNE até pode ser considerado o nosso “primeiro cérebro”, uma vez que teria se desenvolvido antes do SNC.

“Um dos grandes mistérios do trato gastrointestinal é como uma população tão grande de neurônios entéricos (que estão dentro da parede do intestino) dispara potenciais de ação para gerar contrações das células musculares lisas, permitindo a propulsão do conteúdo do cólon”, aponta Spencer ao Science Alert.

Para explicar o mistério, os pesquisadores recorreram a uma nova técnica de imagiologia neurológica, combinada com registros dos impulsos elétricos das células musculares de ratos. Assim, constataram que “o SNE do cólon de um rato contém, aproximadamente, 400 mil neurônios individuais“, como se nota no estudo.

A pesquisa permitiu também detectar um “padrão rítmico de disparo neural, envolvendo milhões de células, que promove a contração muscular no intestino, impulsionando o desperdício através do corpo”, aponta a pesquisa.

Trata-se de “um padrão importante de atividade neural no Sistema Nervoso Periférico dos mamíferos que não tinha sido previamente identificado”, concluem os autores do estudo.

A descoberta permite entender como o processo de “pensamento” se desenrola no SNE, e pode ser útil para “atacar” doenças que afetam o sistema digestivo.

“Agora que sabemos como o SNE é ativado em condições saudáveis, podemos usar isso como um modelo para saber como padrões motores neurológicos disfuncionais podem aparecer ao longo do cólon”, constata Nick Spencer ao Science Alert.

“A obstipação crônica, ou prisão de ventre, afeta uma grande proporção da comunidade em todo o mundo, e, muitas vezes, surge devido a um trânsito intestinal inadequado”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

StarShip finalmente levanta voo: a nave que um dia levará cem humanos para Marte e Lua

A SpaceX fez um lançamento de teste com sucesso do seu gigantesco protótipo do StarShip SN5 em Boca Chica, Texas (EUA), a uma altura planejada de 150 metros. A massiva torre de aço inoxidável flutuou no …

EUA conduzem lançamento de teste do míssil balístico Minuteman III

O projétil não tinha ogiva de combate, mas era equipado com três veículos recuperáveis que foram submetidos a testes. Militares dos EUA lançaram na manhã desta terça-feira (4) um míssil balístico Minuteman III a partir da …

Beirute soma mais de 100 mortos e 4000 feridos após explosões

O Líbano vive nesta quarta-feira (5) um dia de luto nacional, após as explosões na região portuária de Beirute, na tarde de ontem. A tragédia soma pelo menos 100 mortos, 4.000 feridos e 300.000 …

Mensagem na areia salva marinheiros desaparecidos no Oceano Pacífico

Trio de marinheiros que havia se desviado de rota e ficado sem combustível foi localizado numa pequena ilha da Micronésia após três dias. Aeronaves avistaram sinal gigante de SOS escrito na areia da praia. Três homens …

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …