Temos um “segundo cérebro”; e é ele que controla nossas idas ao banheiro

sxc

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, observar como funciona o chamado “segundo cérebro”, que assegura o controle do trato gastrointestinal e que também tem um papel relevante na forma como o cólon age quando vamos ao banheiro para defecar.

O Sistema Nervoso Entérico (SNE), que integra o Sistema Nervoso Autônomo, é uma rede de neurônios que faz parte do sistema digestivo. “É conhecido como o ‘segundo cérebro’ ou o cérebro dos intestinos porque pode operar independentemente do cérebro e da medula espinal”, ou seja do Sistema Nervoso Central (SNC), como explicam os pesquisadores deste estudo no comunicado divulgado no site Scimex.

A pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Flinders, na Austrália, permitiu analisar com maior precisão como o SNE funciona nos mamíferos, através da observação de cólon de ratos.

No estudo publicado na revista JNeurosci da Sociedade de Neurociências, os cientistas apontam que o SNE tem circuitos neurais próprios que comunicam com o SNC, mas que também o ajudam a controlar o trato digestivo de uma forma completamente autônoma.

“É realmente um cérebro por si próprio”, destaca o neurofisiólogo Nick Spencer, que esteve envolvido na pesquisa, em declarações ao Science Alert.

Spencer aponta que, de um ponto de vista evolutivo, o SNE até pode ser considerado o nosso “primeiro cérebro”, uma vez que teria se desenvolvido antes do SNC.

“Um dos grandes mistérios do trato gastrointestinal é como uma população tão grande de neurônios entéricos (que estão dentro da parede do intestino) dispara potenciais de ação para gerar contrações das células musculares lisas, permitindo a propulsão do conteúdo do cólon”, aponta Spencer ao Science Alert.

Para explicar o mistério, os pesquisadores recorreram a uma nova técnica de imagiologia neurológica, combinada com registros dos impulsos elétricos das células musculares de ratos. Assim, constataram que “o SNE do cólon de um rato contém, aproximadamente, 400 mil neurônios individuais“, como se nota no estudo.

A pesquisa permitiu também detectar um “padrão rítmico de disparo neural, envolvendo milhões de células, que promove a contração muscular no intestino, impulsionando o desperdício através do corpo”, aponta a pesquisa.

Trata-se de “um padrão importante de atividade neural no Sistema Nervoso Periférico dos mamíferos que não tinha sido previamente identificado”, concluem os autores do estudo.

A descoberta permite entender como o processo de “pensamento” se desenrola no SNE, e pode ser útil para “atacar” doenças que afetam o sistema digestivo.

“Agora que sabemos como o SNE é ativado em condições saudáveis, podemos usar isso como um modelo para saber como padrões motores neurológicos disfuncionais podem aparecer ao longo do cólon”, constata Nick Spencer ao Science Alert.

“A obstipação crônica, ou prisão de ventre, afeta uma grande proporção da comunidade em todo o mundo, e, muitas vezes, surge devido a um trânsito intestinal inadequado”, conclui o pesquisador.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …