Temperatura nunca foi tão alta na Antártida

James Yungel / NASA ICE

A geleira Thwaites fica na Antártida Ocidental

Órgão da ONU diz que estação mediu 18,3 ºC no norte da Península Antártica. Se confirmada, temperatura será histórica para a região, que tem um dos aquecimentos mais rápidos do planeta. Recorde anterior era de 17,5 ºC.

A Organização Metereológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas, divulgou novas temperaturas registradas na Antártida que, se confirmadas, serão recorde para o continente gelado.

A estação de pesquisas argentina Esperanza registrou 18,3 ºC no norte da Península Antártica, segundo informações do órgão em Genebra divulgadas nesta sexta-feira (07/02). A marca foi medida na quinta-feira e supera o recorde anterior de 17,5 ºC, registrado em 24 de março de 2015.

Uma equipe de especialistas da OMM deverá apurar oficialmente se a temperatura de 18,3 ºC é realmente a mais alta já medida no território continental em volta do Polo Sul.

“O registro parece estar provavelmente associado (no curto prazo) ao que chamamos de um evento ‘föhn’ regional sobre a área: um rápido aquecimento de ar que desce uma montanha”, explica Randal Cerveny, relator da OMM para extremos climáticos.

Segundo Cerveny, verificar esse recorde de temperatura é importante porque ajuda a ter um panorama do clima “numa das fronteiras mais longínquas da Terra”. A Antártida, assim como o Ártico, não possui ampla cobertura de observações e previsões meteorológicas, apesar de as duas regiões terem influência sobre clima, padrões e aumento dos níveis dos oceanos.

A temperatura na estação Marambio, próxima à Esperanza, também registrou o maior nível para fevereiro em quase 50 anos, medindo 14,1 ºC. Os níveis excepcionalmente altos parecem ser parte de uma onda de calor na península.

Cientistas vêm alertando contra os efeitos catastróficos do aquecimento global sobre as massas de gelo glaciais e os solos congelados conhecidos como “permafrost”, tanto no Ártico quanto na Antártida, com as duas regiões aquecendo mais rápido do que o resto do mundo.

A OMM diz que a Península Antártica, na ponta noroeste do continente perto da América do Sul, é uma das regiões que esquenta mais rapidamente no planeta – foram quase 3 ºC nos últimos 50 anos.

Cerca de 87% das geleiras no litoral ocidental da península se retraíram durante esse período. A maioria mostra uma “retração acelerada” nos últimos 12 anos, diz a organização.

Segundo a OMM, o recorde para a região da Antártida – ou seja, qualquer ponto ao sul abaixo dos 60 graus de latitude – é de 19,8 ºC, registrados em janeiro de 1982 na ilha de Signy, ao sul do continente sul-americano.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …