Tesouro da Idade do Bronze é encontrado na República Tcheca (por causa de um cachorro)

(dr) Hradec Králové Region

A descoberta de uma vida – um tesouro da Idade do Bronze – foi feita, em março, na República Tcheca, por um tipo incomum de arqueólogo: um cachorro.

De acordo com o Science Alert, a descoberta foi feita por um cão, chamado Monty, em um passeio com seu dono em março deste ano. O animal encontrou artefatos da Idade do Bronze num esconderijo nas Montanhas Orlické, no nordeste da Boêmia, República Tcheca.

A coleção de objetos, entretanto doada ao governo local, era composta por 13 foices, duas cabeças de lança, três cabeças de machado e várias pulseiras, todas forjadas em bronze. Os arqueólogos acreditam que, como estavam todos juntos, se tratava de um ritual.

“O fato de haver tantos objetos em um único lugar está relacionado quase de certeza com um ato de honra, provavelmente como se tratasse de um tipo de sacrifício“, disse à Czech Radio a arqueóloga Martina Beková, do Museu e Galeria das Montanhas Orlické.

“O que nos surpreendeu particularmente foi que os objetos estavam inteiros quando normalmente a cultura que vivia aqui enterrava apenas fragmentos, que muitas vezes também derretiam. Esses objetos são lindos, mas o fato de estarem completos e em boas condições tem muito mais valor para nós”, explica.

Beková e seus colegas já examinaram de forma minuciosa os artefatos: têm mais de 3 mil anos e provavelmente foram usados por pessoas da cultura indo-europeia, da Idade do Bronze, que viviam na região e que iriam enterrar seus parentes mortos.

Porém, é preciso descobrir mais evidências para determinar como e por que essa coleção de objetos de bronze apareceu nesse local. A última descoberta de tal achado na região foi feita há mais de 60 anos, em 1953.

A área em que os objetos foram encontrados se tornou uma zona de grande interesse para os arqueólogos locais, mas, até agora, as buscas ainda não deram em nada. “Temos explorado as proximidades desse local com detectores de metal”, disse Sylvie Velčovská, do conselho regional local, citada pela mesma rádio.

“Houve algumas mudanças consideráveis no terreno com o passar dos séculos, por isso é possível que as camadas mais profundas ainda escondam alguns segredos”, acrescenta.

Atualmente, os artefatos estão em exibição no Museu e Galeria das Montanhas Orlické, em Rychnov, até 21 de outubro de 2018. Depois, serão transferidos para uma exposição permanente em um museu em Kostelec.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TSE pede clima de paz nas campanhas de Haddad e Bolsonaro

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, se reuniu nesta quarta-feira com representantes das candidaturas de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) para discutir a difusão massiva de notícias falsas e …

Meteorito atinge edifício no Japão

De acordo com cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais do Japão, foi confirmado o primeiro caso, em 15 anos, de um meteorito que atingiu um edifício no país. O meteorito tem mais de 4 …

Empresários gastariam até R$ 12 milhões para impulsionar notícias falsas a favor de Bolsonaro

Um grupo de empresários – entre eles Luciano Hang, dono da Havan – estaria contratando empresas para disparar fake news (notícias falsas) contra o PT para a campanha de Jair Bolsonaro (PSL). A prática é …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falta constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Por quê? “O que fazer, se é mais barato?” A Venezuela atravessa, desde 2014, …

Abuso de poder econômico: PT pede inegibilidade da chapa de Bolsonaro

A campanha do candidato a presidente Fernando Haddad (PT) entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da qual pede que Jair Bolsonaro (PSL) e seu vice …

Atendente “burla” regras da empresa para ajudar cliente agredida por namorado

Boas ações podem partir de qualquer pessoa e, dessa vez, partiu de Greg, de Goiânia, um atendente de telemarketing. O homem foi surpreendido por uma história triste e tocante. Uma cliente queria cancelar a linha dependente …

Acusado de tortura: Justiça paulista extingue condenação contra coronel Ustra

A Justiça de São Paulo extinguiu nesta quarta-feira (17) o processo que havia condenado o coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, morto em 2015, ao pagamento de uma indenização de R$ 100 mil …

Stephen Hawking: raça de super-humanos vai acabar com a humanidade

Em um futuro próximo, os “ricos” serão capazes de modificar o DNA dos seus filhos para criarem uma raça superior de humanos capaz de destruir a humanidade, avisou o físico e cosmólogo britânico, Stephen Hawking, …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um novo …

Espanhóis vão viver mais tempo que japoneses em 2040

A Espanha pode se tornar, em 2040, o país com a maior expectativa de vida do mundo, desbancando o Japão. A revelação foi feita nesta quarta-feira (17) pelo Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde (IHME), …