Vírus mortal é descoberto em DNA humano da Idade do Bronze

Esta doença viral tão comum e mortal começou a tirar vidas humanas milhares de anos antes do que os cientistas pensavam.

Uma equipe de cientistas dinamarqueses encontrou vestígios de hepatite B no DNA humano que data da Idade do Bronze, há 4500 anos, de acordo com o Science Alert. Segundo o portal científico, trata-se do registro mais antigo da existência do vírus.

Antes disso, a evidência mais antiga de hepatite B no DNA humano encontrada até a data – anunciado no início do ano – tinha apenas quatro séculos e meio de antiguidade e foi detectada nos restos de uma criança que viveu na Itália medieval.

Agora, os cientistas têm provas de que a hepatite infectou humanos em toda a Eurásia durante milênios.

A equipe dirigida pelo geneticista dinamarquês Eske Willerslev, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e seus colaboradores da Universidade de Cambridge analisaram os genomas de 304 indivíduos que viveram entre 7000 e 200 anos atrás e encontraram provas de infecção de hepatite B em 25 desses indivíduos.

“Depois de sequenciarmos o genoma, a vasta maioria do DNA que obtemos é, na verdade, não-humana. E originalmente não prestávamos muita atenção a isso, mas agora começamos a investigar este produto desperdiçado, procurando possíveis patogênicos.”

A técnica de extração de genes utilizada pelos cientistas permitiu também revelar que uma possível rota de migração para a devastadora Peste de Justiniano, que assolou o Império Bizantino no século VI, teria se originado na Mongólia.

O estudo também permitiu encontrar as raízes básicas da Peste de Justiniano nos nômades cíticos e Xiongnu, que se uniram nos séculos IV e V para formar as tradições dos hunos.

“Acredito que uma das implicações deste estudo é que ele fornece um catálogo das possíveis mutações pelas quais o vírus já passou e que sabemos terem sido viáveis no passado, e algumas destas mutações podem voltar”, esclareceu o geneticista.

Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista Nature.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …