Vírus mortal é descoberto em DNA humano da Idade do Bronze

Esta doença viral tão comum e mortal começou a tirar vidas humanas milhares de anos antes do que os cientistas pensavam.

Uma equipe de cientistas dinamarqueses encontrou vestígios de hepatite B no DNA humano que data da Idade do Bronze, há 4500 anos, de acordo com o Science Alert. Segundo o portal científico, trata-se do registro mais antigo da existência do vírus.

Antes disso, a evidência mais antiga de hepatite B no DNA humano encontrada até a data – anunciado no início do ano – tinha apenas quatro séculos e meio de antiguidade e foi detectada nos restos de uma criança que viveu na Itália medieval.

Agora, os cientistas têm provas de que a hepatite infectou humanos em toda a Eurásia durante milênios.

A equipe dirigida pelo geneticista dinamarquês Eske Willerslev, da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e seus colaboradores da Universidade de Cambridge analisaram os genomas de 304 indivíduos que viveram entre 7000 e 200 anos atrás e encontraram provas de infecção de hepatite B em 25 desses indivíduos.

“Depois de sequenciarmos o genoma, a vasta maioria do DNA que obtemos é, na verdade, não-humana. E originalmente não prestávamos muita atenção a isso, mas agora começamos a investigar este produto desperdiçado, procurando possíveis patogênicos.”

A técnica de extração de genes utilizada pelos cientistas permitiu também revelar que uma possível rota de migração para a devastadora Peste de Justiniano, que assolou o Império Bizantino no século VI, teria se originado na Mongólia.

O estudo também permitiu encontrar as raízes básicas da Peste de Justiniano nos nômades cíticos e Xiongnu, que se uniram nos séculos IV e V para formar as tradições dos hunos.

“Acredito que uma das implicações deste estudo é que ele fornece um catálogo das possíveis mutações pelas quais o vírus já passou e que sabemos terem sido viáveis no passado, e algumas destas mutações podem voltar”, esclareceu o geneticista.

Os resultados do estudo foram publicados esta semana na revista Nature.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Oxigênio descoberto em Marte intriga cientistas da NASA

Padrão de comportamento do oxigênio recém-descoberto pelo rover Curiosity, da NASA, é tão diferente que os cientistas não conseguem desvendá-lo através dos processos químicos conhecidos pela ciência. A agência espacial norte-americana divulgou os resultados da análise …

O misterioso "Monstro Tully" acaba de ficar ainda mais esquisito

Um fóssil de 300 mil anos descoberto na década de 1950 no estado de Illinois (EUA) tem gerado muitas discussões entre cientistas. Batizado de Tullimonstrum, ou Monstro Tully, ele se parece com uma lesma. Mas …

Com asilo a Evo Morales, diplomacia mexicana dá passo à esquerda

México assume liderança esquerdista na América Latina ao receber o ex-presidente boliviano. Para analistas, medida desvia atenção de problemas internos, mas é jogo perigoso diante da dependência econômica dos EUA. A viagem de Evo Morales ao …

Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova …

Holanda reduzirá limite de velocidade para combater poluição

O governo da Holanda reduzirá o limite máximo de velocidade nas rodovias do país como parte de uma série de medidas para combater as emissões de óxido de nitrogênio, geradas em grande parte por veículos …

A polêmica sobre campos de extermínio nazistas que opôs a Polônia ao Netflix

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, enviou uma carta ao Netflix insistindo em mudanças no documentário The Devil Next Door (o diabo ao lado), sobre campos de extermínio nazistas. Na carta enviada no domingo, 10, e …

O único problema de ser filho único é o estigma

Filhos únicos possuem uma péssima reputação. Quantas vezes você não observou algum pai ser criticado por escolher ter apenas um pimpolho? “Ele vai ficar mimado, muito sozinho, egoísta, etc. etc. etc”. É um senso comum. Parece, …

Epidemia mundial: Pneumonia mata uma criança de menos de 5 anos a cada 39 segundos

O Dia Mundial da Pneumonia é comemorado em 12 de novembro. A data foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, …

Senadora se declara presidente da Bolívia

A parlamentar oposicionista e segunda vice-presidente do Senado Jeanine Áñez declarou-se presidente da Bolívia nesta terça-feira (12). Ela também afirmou que o país terá novas eleições após a formação de uma nova comissão eleitoral. "De acordo …

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …