Teste nuclear da Coreia do Norte elevou montanha em dois metros

Sciencenews / Google Earth

Imagens de satélite mostram que as cavernas subterrâneas no local de testes nucleares da Coreia do Norte sucumbiram, mas não clarificam se o local se tornou inoperável

Imagens de radar mostram que uma montanha da Coreia do Norte foi erguida dois metros devido ao mais recente teste nuclear de Pyongyang, no dia 3 de setembro de 2017.

Na altura em que o presidente da Coreia do Norte promete desnuclearizar a península coreana, e já estando marcado para 12 de junho um encontro entre Kim Jong-un e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma equipe internacional de cientistas publicou um estudo detalhado do local onde foi realizado o mais recente teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte.

A nova imagem, de como o teste nuclear alterou a montanha sobre o local da detonação, destaca a importância do uso de imagens de radar por satélite, aliadas a registros sísmicos, para melhor localizar os testes nucleares, seja na Coreia do Norte ou qualquer outro lugar do planeta.

Os pesquisadores, uma equipe que inclui especialistas de várias universidades de Cingapura, Estados Unidos, China e Alemanha, anunciaram nesta quinta-feira (10) os resultados do trabalho, que foi publicado na revista Science.

O estudo afirma que a explosão aconteceu sob o Monte Mantap, no norte do país, provocando um terremoto de 5,2 graus de magnitude na Escala Richter. Com base em gravações sísmicas e redes regionais e globais de imagens de radar, a equipe demonstrou que a explosão fez a superfície do monte expandir.

Ao criar um modelo por computador, os pesquisadores conseguiram identificar a localização da explosão e a profundidade a que ocorreu, e ainda localizaram o ponto exato de outro evento sísmico, a cerca de 700 metros ao sul da explosão e 8 minutos e meio depois – que poderia ter sido causado pelo colapso de um túnel ou de uma cavidade, resultante de uma explosão nuclear anterior.

“Essa é a primeira vez que os deslocamentos de superfície tridimensionais completos, associados a um teste nuclear subterrâneo, foram visualizados e apresentados ao público”, disse o principal autor do trabalho, Teng Wang, da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura.

Ao analisar toda a informação, os cientistas estimam que o teste nuclear, o sexto da coreia do Norte e o quinto realizado no Monte Mantap, representou uma potência entre 120 a 300 quilotoneladas, cerca de 10 vezes a potência da bomba lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.

Esse cenário difere de dois outros divulgados na semana passada, um deles identificando a explosão a quase um quilômetro a noroeste do local agora apontado.

Mas, para os responsáveis pelo estudo, o cenário é bem preciso: a explosão ocorreu a mais de 400 metros abaixo do cume do Monte Mantap e danificou um volume de rocha de cerca de 300 metros de diâmetro.

A explosão elevou a montanha cerca de dois metros e a expandiu entre três e quatro metros. Posteriormente, de um a dois quilômetros de diâmetro de rocha fraturada compactou, fazendo com que a montanha encolhesse 1,5 metro, em relação a antes da explosão.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …