Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do total de usuários do Facebook, Twitter e YouTube. Além disso, atualmente já existem mais dispositivos móveis no país do que habitantes.

Independentemente da situação atual, o setor de tecnologia financeira (fintech) está crescendo neste país. Segundo Finnovista, o Brasil é o maior hub de fintech da América Latina, com mais de 188 novas startups nos últimos 18 meses.

A indústria cresceu para atrair a atenção de gigantes como Goldman Sachs, Sequoia Capital e Visa. Com a atual estrutura regulatória, posições econômicas e cenário político no Brasil, a indústria brasileira de fintech está a caminho de se tornar uma força global imparável.

Por que a Fintech está crescendo no Brasil?

Os principais colapsos bancários nas décadas de 1980 e 1990 levaram o Brasil a impor regulamentações e controles pesados ​​sobre o setor bancário, que, por sua vez, criaram estabilidade e obstáculos para qualquer empresa iniciante no país.

Hoje, cinco grandes bancos detêm cerca de 84% de todos os empréstimos e 90% das agências de varejo no país; no entanto, 35% dos brasileiros com mais de dezoito anos não têm conta bancária.

Os consumidores brasileiros geralmente se vêem com experiências muito negativas, barreiras e impedimentos significativos, como taxas de juros anuais extremamente altas, que podem chegar a 450%.

Apesar dos inúmeros obstáculos, houve um grande aumento no número de fintechs. Até 2018, existiam 377 fintechs no Brasil lidando com pagamentos, investimentos, seguros, gestão financeira, blockchain e muito mais.

Os credores são atraídos para o banco digital porque vêem oportunidades de reduzir custos, pois a economia do Brasil permanece fraca após uma recessão prolongada. Em meio a corrupção e escândalo político, e graças à modernização e à ascensão da geração milenar, o ecossistema fintech do Brasil se tornou o mais fértil da América Latina.

Quem são os maiores players do Brasil na Fintech?

NUBANK

Lançado em 2014, o Nubank visa combater a complexidade e ajudar as pessoas a obter o controle de suas finanças. A startup fintech iniciou suas operações de cartão de pagamento, oferecendo contas de poupança digital gratuitas, transações ponto a ponto ilimitadas e transferências gratuitas para qualquer banco no Brasil. Em junho de 2018, o NuBank ultrapassou quatro milhões de clientes de cartão de crédito e atingiu 1,5 milhão de contas digitais. Mais recentemente, a empresa anunciou que seus produtos estão disponíveis para qualquer brasileiro com um smartphone. Agora, possui a maior base de clientes de qualquer banco digital do mundo fora da Ásia.

MONEYMAN

Moneyman é uma fintech online que facilita o processo de solicitação de empréstimo pela internet. Lançada no Brasil em 2016, essa companhia internacional atua como correspondente bancário. Através do Moneyman, o usuário que procura um determinado valor e prazo de empréstimo pode simular de forma rápida e segura qual é a melhor opção. Após encontrar o empréstimo mais adequado a sua necessidade, o usuário pode solicitar o crédito por meio da plataforma e, caso seja aprovado, o dinheiro cai em sua conta em poucas horas.

GUIABOLSO

Como plataforma líder de finanças pessoais móveis no Brasil, o GuiaBolso possui mais de quatro milhões de usuários de seu aplicativo financeiro nº 1 na App Store e no mercado de crédito de clientes. O mercado de crédito foi lançado no final de 2016 e oferece empréstimos pessoais de bancos parceiros. O GuiaBolso planeja melhorar seu aplicativo e expandir ainda mais suas ofertas de crédito e linha de produtos para incluir investimentos e cartões de crédito.

EBANX

Sediada no Brasil, a Ebanx é uma empresa transfronteiriça de processamento de pagamentos que conecta comerciantes de comércio eletrônico na América Latina. Recentemente, a Ebanx levantou US $ 30 milhões para desenvolver mais projetos. Alguns dos principais parceiros da Ebanx incluem Airbnb, AliExpress, Spotify e Udacity.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …