Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do total de usuários do Facebook, Twitter e YouTube. Além disso, atualmente já existem mais dispositivos móveis no país do que habitantes.

Independentemente da situação atual, o setor de tecnologia financeira (fintech) está crescendo neste país. Segundo Finnovista, o Brasil é o maior hub de fintech da América Latina, com mais de 188 novas startups nos últimos 18 meses.

A indústria cresceu para atrair a atenção de gigantes como Goldman Sachs, Sequoia Capital e Visa. Com a atual estrutura regulatória, posições econômicas e cenário político no Brasil, a indústria brasileira de fintech está a caminho de se tornar uma força global imparável.

Por que a Fintech está crescendo no Brasil?

Os principais colapsos bancários nas décadas de 1980 e 1990 levaram o Brasil a impor regulamentações e controles pesados ​​sobre o setor bancário, que, por sua vez, criaram estabilidade e obstáculos para qualquer empresa iniciante no país.

Hoje, cinco grandes bancos detêm cerca de 84% de todos os empréstimos e 90% das agências de varejo no país; no entanto, 35% dos brasileiros com mais de dezoito anos não têm conta bancária.

Os consumidores brasileiros geralmente se vêem com experiências muito negativas, barreiras e impedimentos significativos, como taxas de juros anuais extremamente altas, que podem chegar a 450%.

Apesar dos inúmeros obstáculos, houve um grande aumento no número de fintechs. Até 2018, existiam 377 fintechs no Brasil lidando com pagamentos, investimentos, seguros, gestão financeira, blockchain e muito mais.

Os credores são atraídos para o banco digital porque vêem oportunidades de reduzir custos, pois a economia do Brasil permanece fraca após uma recessão prolongada. Em meio a corrupção e escândalo político, e graças à modernização e à ascensão da geração milenar, o ecossistema fintech do Brasil se tornou o mais fértil da América Latina.

Quem são os maiores players do Brasil na Fintech?

NUBANK

Lançado em 2014, o Nubank visa combater a complexidade e ajudar as pessoas a obter o controle de suas finanças. A startup fintech iniciou suas operações de cartão de pagamento, oferecendo contas de poupança digital gratuitas, transações ponto a ponto ilimitadas e transferências gratuitas para qualquer banco no Brasil. Em junho de 2018, o NuBank ultrapassou quatro milhões de clientes de cartão de crédito e atingiu 1,5 milhão de contas digitais. Mais recentemente, a empresa anunciou que seus produtos estão disponíveis para qualquer brasileiro com um smartphone. Agora, possui a maior base de clientes de qualquer banco digital do mundo fora da Ásia.

MONEYMAN

Moneyman é uma fintech online que facilita o processo de solicitação de empréstimo pela internet. Lançada no Brasil em 2016, essa companhia internacional atua como correspondente bancário. Através do Moneyman, o usuário que procura um determinado valor e prazo de empréstimo pode simular de forma rápida e segura qual é a melhor opção. Após encontrar o empréstimo mais adequado a sua necessidade, o usuário pode solicitar o crédito por meio da plataforma e, caso seja aprovado, o dinheiro cai em sua conta em poucas horas.

GUIABOLSO

Como plataforma líder de finanças pessoais móveis no Brasil, o GuiaBolso possui mais de quatro milhões de usuários de seu aplicativo financeiro nº 1 na App Store e no mercado de crédito de clientes. O mercado de crédito foi lançado no final de 2016 e oferece empréstimos pessoais de bancos parceiros. O GuiaBolso planeja melhorar seu aplicativo e expandir ainda mais suas ofertas de crédito e linha de produtos para incluir investimentos e cartões de crédito.

EBANX

Sediada no Brasil, a Ebanx é uma empresa transfronteiriça de processamento de pagamentos que conecta comerciantes de comércio eletrônico na América Latina. Recentemente, a Ebanx levantou US $ 30 milhões para desenvolver mais projetos. Alguns dos principais parceiros da Ebanx incluem Airbnb, AliExpress, Spotify e Udacity.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, …

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …