Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do total de usuários do Facebook, Twitter e YouTube. Além disso, atualmente já existem mais dispositivos móveis no país do que habitantes.

Independentemente da situação atual, o setor de tecnologia financeira (fintech) está crescendo neste país. Segundo Finnovista, o Brasil é o maior hub de fintech da América Latina, com mais de 188 novas startups nos últimos 18 meses.

A indústria cresceu para atrair a atenção de gigantes como Goldman Sachs, Sequoia Capital e Visa. Com a atual estrutura regulatória, posições econômicas e cenário político no Brasil, a indústria brasileira de fintech está a caminho de se tornar uma força global imparável.

Por que a Fintech está crescendo no Brasil?

Os principais colapsos bancários nas décadas de 1980 e 1990 levaram o Brasil a impor regulamentações e controles pesados ​​sobre o setor bancário, que, por sua vez, criaram estabilidade e obstáculos para qualquer empresa iniciante no país.

Hoje, cinco grandes bancos detêm cerca de 84% de todos os empréstimos e 90% das agências de varejo no país; no entanto, 35% dos brasileiros com mais de dezoito anos não têm conta bancária.

Os consumidores brasileiros geralmente se vêem com experiências muito negativas, barreiras e impedimentos significativos, como taxas de juros anuais extremamente altas, que podem chegar a 450%.

Apesar dos inúmeros obstáculos, houve um grande aumento no número de fintechs. Até 2018, existiam 377 fintechs no Brasil lidando com pagamentos, investimentos, seguros, gestão financeira, blockchain e muito mais.

Os credores são atraídos para o banco digital porque vêem oportunidades de reduzir custos, pois a economia do Brasil permanece fraca após uma recessão prolongada. Em meio a corrupção e escândalo político, e graças à modernização e à ascensão da geração milenar, o ecossistema fintech do Brasil se tornou o mais fértil da América Latina.

Quem são os maiores players do Brasil na Fintech?

NUBANK

Lançado em 2014, o Nubank visa combater a complexidade e ajudar as pessoas a obter o controle de suas finanças. A startup fintech iniciou suas operações de cartão de pagamento, oferecendo contas de poupança digital gratuitas, transações ponto a ponto ilimitadas e transferências gratuitas para qualquer banco no Brasil. Em junho de 2018, o NuBank ultrapassou quatro milhões de clientes de cartão de crédito e atingiu 1,5 milhão de contas digitais. Mais recentemente, a empresa anunciou que seus produtos estão disponíveis para qualquer brasileiro com um smartphone. Agora, possui a maior base de clientes de qualquer banco digital do mundo fora da Ásia.

MONEYMAN

Moneyman é uma fintech online que facilita o processo de solicitação de empréstimo pela internet. Lançada no Brasil em 2016, essa companhia internacional atua como correspondente bancário. Através do Moneyman, o usuário que procura um determinado valor e prazo de empréstimo pode simular de forma rápida e segura qual é a melhor opção. Após encontrar o empréstimo mais adequado a sua necessidade, o usuário pode solicitar o crédito por meio da plataforma e, caso seja aprovado, o dinheiro cai em sua conta em poucas horas.

GUIABOLSO

Como plataforma líder de finanças pessoais móveis no Brasil, o GuiaBolso possui mais de quatro milhões de usuários de seu aplicativo financeiro nº 1 na App Store e no mercado de crédito de clientes. O mercado de crédito foi lançado no final de 2016 e oferece empréstimos pessoais de bancos parceiros. O GuiaBolso planeja melhorar seu aplicativo e expandir ainda mais suas ofertas de crédito e linha de produtos para incluir investimentos e cartões de crédito.

EBANX

Sediada no Brasil, a Ebanx é uma empresa transfronteiriça de processamento de pagamentos que conecta comerciantes de comércio eletrônico na América Latina. Recentemente, a Ebanx levantou US $ 30 milhões para desenvolver mais projetos. Alguns dos principais parceiros da Ebanx incluem Airbnb, AliExpress, Spotify e Udacity.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …