Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do total de usuários do Facebook, Twitter e YouTube. Além disso, atualmente já existem mais dispositivos móveis no país do que habitantes.

Independentemente da situação atual, o setor de tecnologia financeira (fintech) está crescendo neste país. Segundo Finnovista, o Brasil é o maior hub de fintech da América Latina, com mais de 188 novas startups nos últimos 18 meses.

A indústria cresceu para atrair a atenção de gigantes como Goldman Sachs, Sequoia Capital e Visa. Com a atual estrutura regulatória, posições econômicas e cenário político no Brasil, a indústria brasileira de fintech está a caminho de se tornar uma força global imparável.

Por que a Fintech está crescendo no Brasil?

Os principais colapsos bancários nas décadas de 1980 e 1990 levaram o Brasil a impor regulamentações e controles pesados ​​sobre o setor bancário, que, por sua vez, criaram estabilidade e obstáculos para qualquer empresa iniciante no país.

Hoje, cinco grandes bancos detêm cerca de 84% de todos os empréstimos e 90% das agências de varejo no país; no entanto, 35% dos brasileiros com mais de dezoito anos não têm conta bancária.

Os consumidores brasileiros geralmente se vêem com experiências muito negativas, barreiras e impedimentos significativos, como taxas de juros anuais extremamente altas, que podem chegar a 450%.

Apesar dos inúmeros obstáculos, houve um grande aumento no número de fintechs. Até 2018, existiam 377 fintechs no Brasil lidando com pagamentos, investimentos, seguros, gestão financeira, blockchain e muito mais.

Os credores são atraídos para o banco digital porque vêem oportunidades de reduzir custos, pois a economia do Brasil permanece fraca após uma recessão prolongada. Em meio a corrupção e escândalo político, e graças à modernização e à ascensão da geração milenar, o ecossistema fintech do Brasil se tornou o mais fértil da América Latina.

Quem são os maiores players do Brasil na Fintech?

NUBANK

Lançado em 2014, o Nubank visa combater a complexidade e ajudar as pessoas a obter o controle de suas finanças. A startup fintech iniciou suas operações de cartão de pagamento, oferecendo contas de poupança digital gratuitas, transações ponto a ponto ilimitadas e transferências gratuitas para qualquer banco no Brasil. Em junho de 2018, o NuBank ultrapassou quatro milhões de clientes de cartão de crédito e atingiu 1,5 milhão de contas digitais. Mais recentemente, a empresa anunciou que seus produtos estão disponíveis para qualquer brasileiro com um smartphone. Agora, possui a maior base de clientes de qualquer banco digital do mundo fora da Ásia.

MONEYMAN

Moneyman é uma fintech online que facilita o processo de solicitação de empréstimo pela internet. Lançada no Brasil em 2016, essa companhia internacional atua como correspondente bancário. Através do Moneyman, o usuário que procura um determinado valor e prazo de empréstimo pode simular de forma rápida e segura qual é a melhor opção. Após encontrar o empréstimo mais adequado a sua necessidade, o usuário pode solicitar o crédito por meio da plataforma e, caso seja aprovado, o dinheiro cai em sua conta em poucas horas.

GUIABOLSO

Como plataforma líder de finanças pessoais móveis no Brasil, o GuiaBolso possui mais de quatro milhões de usuários de seu aplicativo financeiro nº 1 na App Store e no mercado de crédito de clientes. O mercado de crédito foi lançado no final de 2016 e oferece empréstimos pessoais de bancos parceiros. O GuiaBolso planeja melhorar seu aplicativo e expandir ainda mais suas ofertas de crédito e linha de produtos para incluir investimentos e cartões de crédito.

EBANX

Sediada no Brasil, a Ebanx é uma empresa transfronteiriça de processamento de pagamentos que conecta comerciantes de comércio eletrônico na América Latina. Recentemente, a Ebanx levantou US $ 30 milhões para desenvolver mais projetos. Alguns dos principais parceiros da Ebanx incluem Airbnb, AliExpress, Spotify e Udacity.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …