Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do total de usuários do Facebook, Twitter e YouTube. Além disso, atualmente já existem mais dispositivos móveis no país do que habitantes.

Independentemente da situação atual, o setor de tecnologia financeira (fintech) está crescendo neste país. Segundo Finnovista, o Brasil é o maior hub de fintech da América Latina, com mais de 188 novas startups nos últimos 18 meses.

A indústria cresceu para atrair a atenção de gigantes como Goldman Sachs, Sequoia Capital e Visa. Com a atual estrutura regulatória, posições econômicas e cenário político no Brasil, a indústria brasileira de fintech está a caminho de se tornar uma força global imparável.

Por que a Fintech está crescendo no Brasil?

Os principais colapsos bancários nas décadas de 1980 e 1990 levaram o Brasil a impor regulamentações e controles pesados ​​sobre o setor bancário, que, por sua vez, criaram estabilidade e obstáculos para qualquer empresa iniciante no país.

Hoje, cinco grandes bancos detêm cerca de 84% de todos os empréstimos e 90% das agências de varejo no país; no entanto, 35% dos brasileiros com mais de dezoito anos não têm conta bancária.

Os consumidores brasileiros geralmente se vêem com experiências muito negativas, barreiras e impedimentos significativos, como taxas de juros anuais extremamente altas, que podem chegar a 450%.

Apesar dos inúmeros obstáculos, houve um grande aumento no número de fintechs. Até 2018, existiam 377 fintechs no Brasil lidando com pagamentos, investimentos, seguros, gestão financeira, blockchain e muito mais.

Os credores são atraídos para o banco digital porque vêem oportunidades de reduzir custos, pois a economia do Brasil permanece fraca após uma recessão prolongada. Em meio a corrupção e escândalo político, e graças à modernização e à ascensão da geração milenar, o ecossistema fintech do Brasil se tornou o mais fértil da América Latina.

Quem são os maiores players do Brasil na Fintech?

NUBANK

Lançado em 2014, o Nubank visa combater a complexidade e ajudar as pessoas a obter o controle de suas finanças. A startup fintech iniciou suas operações de cartão de pagamento, oferecendo contas de poupança digital gratuitas, transações ponto a ponto ilimitadas e transferências gratuitas para qualquer banco no Brasil. Em junho de 2018, o NuBank ultrapassou quatro milhões de clientes de cartão de crédito e atingiu 1,5 milhão de contas digitais. Mais recentemente, a empresa anunciou que seus produtos estão disponíveis para qualquer brasileiro com um smartphone. Agora, possui a maior base de clientes de qualquer banco digital do mundo fora da Ásia.

MONEYMAN

Moneyman é uma fintech online que facilita o processo de solicitação de empréstimo pela internet. Lançada no Brasil em 2016, essa companhia internacional atua como correspondente bancário. Através do Moneyman, o usuário que procura um determinado valor e prazo de empréstimo pode simular de forma rápida e segura qual é a melhor opção. Após encontrar o empréstimo mais adequado a sua necessidade, o usuário pode solicitar o crédito por meio da plataforma e, caso seja aprovado, o dinheiro cai em sua conta em poucas horas.

GUIABOLSO

Como plataforma líder de finanças pessoais móveis no Brasil, o GuiaBolso possui mais de quatro milhões de usuários de seu aplicativo financeiro nº 1 na App Store e no mercado de crédito de clientes. O mercado de crédito foi lançado no final de 2016 e oferece empréstimos pessoais de bancos parceiros. O GuiaBolso planeja melhorar seu aplicativo e expandir ainda mais suas ofertas de crédito e linha de produtos para incluir investimentos e cartões de crédito.

EBANX

Sediada no Brasil, a Ebanx é uma empresa transfronteiriça de processamento de pagamentos que conecta comerciantes de comércio eletrônico na América Latina. Recentemente, a Ebanx levantou US $ 30 milhões para desenvolver mais projetos. Alguns dos principais parceiros da Ebanx incluem Airbnb, AliExpress, Spotify e Udacity.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado da Polónia, Andrzej Duda, venceu as presidenciais deste domingo. Segundo os dados oficiais da comissão eleitoral que se baseiam nos resultados de 99,97% das mesas de voto. Uma segunda volta renhida, …

Com mais de 35 mil mortes pela COVID-19, México passa Itália em óbitos causados pela doença

O México chegou neste domingo (12) a marca de mais de 35.000 mortes causadas pela COVID-19, tornando-se o quarto país do mundo com mais óbitos provocados pela doença. Anteriormente, a Itália era quarta nação do mundo …

Ex-assessor de Carlos Bolsonaro é efetivado na Funarte

Luciano da Silva Barbosa Querido, ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, foi efetivado como presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) nesta segunda-feira (13/07), após ocupar o cargo interinamente por mais de dois meses. A decisão, publicada …

Espanha determina confinamento em parte da Catalunha, enquanto focos de Covid-19 aumentam no mundo

Autoridades da Catalunha (nordeste da Espanha) ordenaram neste domingo (12) que 200.000 habitantes que vivem ao redor da cidade de Lérida retornem ao confinamento obrigatório, enquanto aumenta a preocupação em todo o mundo com …

TikTok pode sair da China para se afastar de polêmicas envolvendo privacidade

Febre durante a pandemia do novo coronavírus, nos últimos dias o TikTok tem virado notícia não pelo sucesso dos vídeos compartilhados na rede social, mas sim pelas sérias acusações de violação à privacidade dos usuários …

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …