Brasileiros se oferecem para trabalhar de graça em casamentos de LGBTs

Dennis Bratland / Wikimedia

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Berenice Dias, recomenda que casamentos LGBTs ocorram antes de 2019. Ela teme que direitos garantidos “à pensão, Previdência e à partilha de bens” sejam retirados no novo governo.

Como faltam menos de dois meses para o ano acabar, pessoas de várias cidades passaram a espalhar a corrente no Facebook, Instagram e Twitter: “Trabalho de graça no seu casamento LGBT até o final do ano”, tendo viralizado na web.

Umas das primeiras publicações foi da professora Paula Aviles. Na postagem, ela pede a quem também pode ajudar para compartilhar o texto.

TRABALHO DE GRAÇA NO SEU CASAMENTO LGBT ATÉ O FINAL DO ANO.Os serviços que eu e outros amigos podemos prestar estarão…

Posted by Paula Aviles on Sunday, November 4, 2018

“Esse cenário está deixando as pessoas com muito medo, e com razão. Principalmente as pessoas LGBTs. Acho que a gente tem que trabalhar muito firme, para que o medo não domine a gente”, disse Paula ao RPA.

Em poucos dias, a postagem viralizou, com mais de mil comentários e mil compartilhamentos. Para organizar melhor toda a ajuda oferecida, facilitando a busca dos casais, na cidade onde pretendem se casar, Paula criou o grupo Casamento LGBT antes de 2019.

Agora, ao invés de as pessoas oferecem ajuda num único post, estão sendo criadas postagens por cidade. O modelo é: “Nome da cidade – comente aqui indicando o serviço com que pode ajudar e a região em que está”. O grupo já passa dos 1.400 membros.

Paula e mais três amigas fazem a moderação do grupo. Cada solicitação é avaliada com bastante rigor, para garantir a segurança dos LGBTs. “Não podemos deixar expostas as pessoas que estão entrando. A gente sabe que pessoas homofóbicas podem querer entrar e fazer coisas mal-intencionadas. Isso está acontecendo em aplicativos de encontro.”

E o grupo já começa a dar retorno.

“Hoje, cheguei na escola e uma professora, amiga minha, me abraçou e falou: ‘Obrigada por ter começado isso. Vou ser cerimonialista de um casal. Estou super feliz!’. Outra amiga minha me ligou, dizendo que ia pagar o cartório para uma moça que queria muito casar com a namorada, mas não tinha dinheiro. Então, coisas bonitas estão acontecendo. Até vou abrir um tópico para as pessoas darem retorno.”

A Casa 1, espaço de acolhimentos para pessoas LGBTs que foram expulsas de casa, irá celebrar um casamento coletivo, e está recebendo doações também. A planilha onde as pessoas podem se inscrever e colocar um serviço que queira oferecer já tem 500 nomes.

Atendendo ao chamado, começam a surgir posts de outras pessoas oferecendo serviços a casais LGBTs que desejam se casar antes de 2019 ou simplesmente mapeando quem pode oferecer algum serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …