Brasileiros se oferecem para trabalhar de graça em casamentos de LGBTs

Dennis Bratland / Wikimedia

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Berenice Dias, recomenda que casamentos LGBTs ocorram antes de 2019. Ela teme que direitos garantidos “à pensão, Previdência e à partilha de bens” sejam retirados no novo governo.

Como faltam menos de dois meses para o ano acabar, pessoas de várias cidades passaram a espalhar a corrente no Facebook, Instagram e Twitter: “Trabalho de graça no seu casamento LGBT até o final do ano”, tendo viralizado na web.

Umas das primeiras publicações foi da professora Paula Aviles. Na postagem, ela pede a quem também pode ajudar para compartilhar o texto.

TRABALHO DE GRAÇA NO SEU CASAMENTO LGBT ATÉ O FINAL DO ANO.Os serviços que eu e outros amigos podemos prestar estarão…

Posted by Paula Aviles on Sunday, November 4, 2018

“Esse cenário está deixando as pessoas com muito medo, e com razão. Principalmente as pessoas LGBTs. Acho que a gente tem que trabalhar muito firme, para que o medo não domine a gente”, disse Paula ao RPA.

Em poucos dias, a postagem viralizou, com mais de mil comentários e mil compartilhamentos. Para organizar melhor toda a ajuda oferecida, facilitando a busca dos casais, na cidade onde pretendem se casar, Paula criou o grupo Casamento LGBT antes de 2019.

Agora, ao invés de as pessoas oferecem ajuda num único post, estão sendo criadas postagens por cidade. O modelo é: “Nome da cidade – comente aqui indicando o serviço com que pode ajudar e a região em que está”. O grupo já passa dos 1.400 membros.

Paula e mais três amigas fazem a moderação do grupo. Cada solicitação é avaliada com bastante rigor, para garantir a segurança dos LGBTs. “Não podemos deixar expostas as pessoas que estão entrando. A gente sabe que pessoas homofóbicas podem querer entrar e fazer coisas mal-intencionadas. Isso está acontecendo em aplicativos de encontro.”

E o grupo já começa a dar retorno.

“Hoje, cheguei na escola e uma professora, amiga minha, me abraçou e falou: ‘Obrigada por ter começado isso. Vou ser cerimonialista de um casal. Estou super feliz!’. Outra amiga minha me ligou, dizendo que ia pagar o cartório para uma moça que queria muito casar com a namorada, mas não tinha dinheiro. Então, coisas bonitas estão acontecendo. Até vou abrir um tópico para as pessoas darem retorno.”

A Casa 1, espaço de acolhimentos para pessoas LGBTs que foram expulsas de casa, irá celebrar um casamento coletivo, e está recebendo doações também. A planilha onde as pessoas podem se inscrever e colocar um serviço que queira oferecer já tem 500 nomes.

Atendendo ao chamado, começam a surgir posts de outras pessoas oferecendo serviços a casais LGBTs que desejam se casar antes de 2019 ou simplesmente mapeando quem pode oferecer algum serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …