Brasileiros se oferecem para trabalhar de graça em casamentos de LGBTs

Dennis Bratland / Wikimedia

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Berenice Dias, recomenda que casamentos LGBTs ocorram antes de 2019. Ela teme que direitos garantidos “à pensão, Previdência e à partilha de bens” sejam retirados no novo governo.

Como faltam menos de dois meses para o ano acabar, pessoas de várias cidades passaram a espalhar a corrente no Facebook, Instagram e Twitter: “Trabalho de graça no seu casamento LGBT até o final do ano”, tendo viralizado na web.

Umas das primeiras publicações foi da professora Paula Aviles. Na postagem, ela pede a quem também pode ajudar para compartilhar o texto.

TRABALHO DE GRAÇA NO SEU CASAMENTO LGBT ATÉ O FINAL DO ANO.Os serviços que eu e outros amigos podemos prestar estarão…

Posted by Paula Aviles on Sunday, November 4, 2018

“Esse cenário está deixando as pessoas com muito medo, e com razão. Principalmente as pessoas LGBTs. Acho que a gente tem que trabalhar muito firme, para que o medo não domine a gente”, disse Paula ao RPA.

Em poucos dias, a postagem viralizou, com mais de mil comentários e mil compartilhamentos. Para organizar melhor toda a ajuda oferecida, facilitando a busca dos casais, na cidade onde pretendem se casar, Paula criou o grupo Casamento LGBT antes de 2019.

Agora, ao invés de as pessoas oferecem ajuda num único post, estão sendo criadas postagens por cidade. O modelo é: “Nome da cidade – comente aqui indicando o serviço com que pode ajudar e a região em que está”. O grupo já passa dos 1.400 membros.

Paula e mais três amigas fazem a moderação do grupo. Cada solicitação é avaliada com bastante rigor, para garantir a segurança dos LGBTs. “Não podemos deixar expostas as pessoas que estão entrando. A gente sabe que pessoas homofóbicas podem querer entrar e fazer coisas mal-intencionadas. Isso está acontecendo em aplicativos de encontro.”

E o grupo já começa a dar retorno.

“Hoje, cheguei na escola e uma professora, amiga minha, me abraçou e falou: ‘Obrigada por ter começado isso. Vou ser cerimonialista de um casal. Estou super feliz!’. Outra amiga minha me ligou, dizendo que ia pagar o cartório para uma moça que queria muito casar com a namorada, mas não tinha dinheiro. Então, coisas bonitas estão acontecendo. Até vou abrir um tópico para as pessoas darem retorno.”

A Casa 1, espaço de acolhimentos para pessoas LGBTs que foram expulsas de casa, irá celebrar um casamento coletivo, e está recebendo doações também. A planilha onde as pessoas podem se inscrever e colocar um serviço que queira oferecer já tem 500 nomes.

Atendendo ao chamado, começam a surgir posts de outras pessoas oferecendo serviços a casais LGBTs que desejam se casar antes de 2019 ou simplesmente mapeando quem pode oferecer algum serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …