Brasileiros se oferecem para trabalhar de graça em casamentos de LGBTs

Dennis Bratland / Wikimedia

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Berenice Dias, recomenda que casamentos LGBTs ocorram antes de 2019. Ela teme que direitos garantidos “à pensão, Previdência e à partilha de bens” sejam retirados no novo governo.

Como faltam menos de dois meses para o ano acabar, pessoas de várias cidades passaram a espalhar a corrente no Facebook, Instagram e Twitter: “Trabalho de graça no seu casamento LGBT até o final do ano”, tendo viralizado na web.

Umas das primeiras publicações foi da professora Paula Aviles. Na postagem, ela pede a quem também pode ajudar para compartilhar o texto.

TRABALHO DE GRAÇA NO SEU CASAMENTO LGBT ATÉ O FINAL DO ANO.Os serviços que eu e outros amigos podemos prestar estarão…

Posted by Paula Aviles on Sunday, November 4, 2018

“Esse cenário está deixando as pessoas com muito medo, e com razão. Principalmente as pessoas LGBTs. Acho que a gente tem que trabalhar muito firme, para que o medo não domine a gente”, disse Paula ao RPA.

Em poucos dias, a postagem viralizou, com mais de mil comentários e mil compartilhamentos. Para organizar melhor toda a ajuda oferecida, facilitando a busca dos casais, na cidade onde pretendem se casar, Paula criou o grupo Casamento LGBT antes de 2019.

Agora, ao invés de as pessoas oferecem ajuda num único post, estão sendo criadas postagens por cidade. O modelo é: “Nome da cidade – comente aqui indicando o serviço com que pode ajudar e a região em que está”. O grupo já passa dos 1.400 membros.

Paula e mais três amigas fazem a moderação do grupo. Cada solicitação é avaliada com bastante rigor, para garantir a segurança dos LGBTs. “Não podemos deixar expostas as pessoas que estão entrando. A gente sabe que pessoas homofóbicas podem querer entrar e fazer coisas mal-intencionadas. Isso está acontecendo em aplicativos de encontro.”

E o grupo já começa a dar retorno.

“Hoje, cheguei na escola e uma professora, amiga minha, me abraçou e falou: ‘Obrigada por ter começado isso. Vou ser cerimonialista de um casal. Estou super feliz!’. Outra amiga minha me ligou, dizendo que ia pagar o cartório para uma moça que queria muito casar com a namorada, mas não tinha dinheiro. Então, coisas bonitas estão acontecendo. Até vou abrir um tópico para as pessoas darem retorno.”

A Casa 1, espaço de acolhimentos para pessoas LGBTs que foram expulsas de casa, irá celebrar um casamento coletivo, e está recebendo doações também. A planilha onde as pessoas podem se inscrever e colocar um serviço que queira oferecer já tem 500 nomes.

Atendendo ao chamado, começam a surgir posts de outras pessoas oferecendo serviços a casais LGBTs que desejam se casar antes de 2019 ou simplesmente mapeando quem pode oferecer algum serviço.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …

Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia

Após convocar novas eleições, líder esquerdista cede à pressão das Forças Armadas e da polícia, entregando o cargo "para que meus irmãos não sejam ameaçados". Vice e outras autoridades também se demitem. O presidente da Bolívia, …