Barulho do trânsito afeta comportamento de pássaros e dificulta busca por comida, aponta estudo

 

Um teste de capacidade para resolução de problemas feito com pássaros revelou como o ruído do trânsito de automóveis tem prejudicado as habilidades desses animais.

Os cientistas testaram as habilidades da espécie tentilhões-zebra com uma “bateria de tarefas de forrageamento (busca de alimentos)”, na presença ou ausência do ruído.

Eles descobriram que o som dos automóveis diminuía a capacidade dos pássaros de encontrar comida.

Os resultados, publicados na revista Proceedings B, sugerem que a poluição sonora tem “consequências até então não consideradas para a vida selvagem”.

O professor Christopher Templeton, da Pacific University em Oregon, nos Estados Unidos, conduziu o estudo em um laboratório comportamental com tentilhões-zebra.

Os pesquisadores definiram as tarefas que os pássaros deveriam realizar em um ambiente silencioso, e também com uma gravação do barulho de trânsito de automóveis ao fundo.

“Apenas ouvir um carro passando é o suficiente para afetar o desempenho (dos pássaros)”, explicou Templeton.

As tarefas foram projetadas para simular a resolução de problemas, além da busca por alimentos na natureza. Um deles envolvia retirar comida que estava embaixo de “tampas” semelhantes a folhas — os pássaros precisavam virar o objeto para obter a recompensa.

Em outro teste, os pássaros tiveram que descobrir o caminho para um cilindro que tinha um pedaço de comida dentro.

“Os pássaros têm quase o dobro de probabilidade de fazer [as tarefas de coleta de comida] corretamente se não ouvirem o ruído do tráfego“, explicou Templeton.

“Acho que esses resultados serão amplamente aplicáveis ​​a outras espécies”, continuou ele. “Embora os tentilhões-zebra possam viver em um laboratório, ele não é nada silencioso. Você pode imaginar uma colônia de um bando de pássaros fazendo sons o tempo todo — é muito barulhento.”

Há evidências crescentes de que o ruído produzido pelo homem tem uma variedade de efeitos negativos sobre a vida selvagem.

Um estudo descobriu que os pássaros realmente mudaram seu canto durante o período relativamente silencioso provocado pelas restrições à mobilidade na pandemia de covid-19. Processo parecido ocorreu no fundo do oceano: o ruído do sonar, pesquisas sísmicas e navegação podem interromper a comunicação dos animais.

Em outro estudo publicado nesta semana, os pesquisadores demonstraram o impacto do ruído do tráfego de carros nos grilos: o som dos veículos rodoviários prejudica a capacidade dos insetos de diferenciar entre parceiros em potencial com base em suas canções de acasalamento.

“O ruído está causando uma grande interrupção nos sistemas de escolha de parceiros que estão em vigor há centenas de milhares de anos”, diz Adam Bent, zoólogo da Universidade de Cambridge.

“Isso afeta como uma espécie irá evoluir, se desenvolver e se adaptar ao longo do tempo.

Sophie Mowles, da Anglia Ruskin University, na Inglaterra, acrescentou que os humanos estão “mudando continuamente as características do meio ambiente, inclusive por meio da produção de ruído antropogênico”. E proteger os ambientes naturais desse ruído, dizem os cientistas, será um desafio.

“É muito triste”, disse Templeton. “Está ficando muito, muito difícil encontrar ambientes totalmente silenciosos que não sejam tocados pelo ruído humano. Mas podemos mudar as superfícies das estradas, pensar em redesenhar os pneus de um veículo. Acho que há um grande espaço para tentar reduzir o ruído, só temos que ser inteligentes com nossa engenharia.”

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …