Trump ameaça fechar fronteira com o México

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de imigrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança de chegar ao território norte-americano.

“Devo pedir ao México, nos termos mais fortes, para travar esse assalto – se não for capaz, chamarei o exército norte-americano e encerrarei nossa fronteira do sul”, escreveu Donald Trump, em mensagem no Twitter, utilizando letras maiúsculas na última parte da frase para acentuar sua posição.

Com a postagem, Trump recuperou um dos principais temas da sua campanha presidencial de 2016, a três semanas das eleições intercalares norte-americanas, consideradas cruciais para seu mandato na Casa Branca.

Essas eleições estão agendadas para 6 de novembro e vão determinar a composição do Congresso americano.

Milhares de hondurenhos, incluindo famílias inteiras, prosseguiram nesta quarta-feira (17) com uma marcha apelidada de “Marcha dos Imigrantes”, por vários países da América Central com o objetivo de entrar nos Estados Unidos, desafiando assim a figura do presidente americano.

Donald Trump tem ameaçado com represálias os países que deixarem passar essa caravana de imigrantes – com o corte nas ajudas econômicas.

A grande movimentação de imigrantes começou no sábado (13), quando cerca de 2 mil imigrantes hondurenhos saíram a pé de San Pedro Sula, a cerca de 180 quilômetros a norte da capital de Honduras, Tegucigalpa, em resposta a um apelo publicado nas redes sociais.

Fugir da miséria, da violência de grupos criminosos organizados em Honduras e alcançar o “sonho americano” são as principais motivações dessas pessoas.

Após várias horas de tensão com as forças policiais, a “marcha” de imigrantes cruzou a fronteira da Guatemala, país situado entre Honduras e México, e dividiu-se em dois grupos em direção à capital do país.

Exaustos após várias horas de caminhada, sob sol e chuva, cerca de mil imigrantes chegaram na noite de terça para quarta-feira à Cidade da Guatemala, capital do país.

Outro grupo de imigrantes, com cerca de mil pessoas, encontrava-se nesse momento na região leste da Guatemala, também a caminho dos Estados Unidos.

Outro grupo de hondurenhos, perto de 500, cruzou na quarta-feira a fronteira com El Salvador, com a intenção de atravessar o país e se juntar na região norte da Guatemala à “Marcha dos Imigrantes”.

Ainda nas mensagens publicadas nesta quinta no Twitter, Trump renovou a ameaça de cortar as ajudas financeiras aos países da América Central envolvidos na situação.

Os tuítes presidenciais também visaram os membros do Partido Democrata norte-americano que, segundo Trump, querem “abrir as fronteiras” ao abrigo de “leis fracas” que não são da responsabilidade da atual administração.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, viaja nesta quinta e sexta-feira para o Panamá e México.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …