Trump promete “fogo e fúria nunca vistos”; Coreia reage com ameaça de ataque à ilha americana de Guam

(dr) Craig Stephens / SCMP

Trump vs Kim

O presidente norte-americano, Donald Trump, avisou nesta terça-feira (8) a Coreia do Norte de que “é melhor não fazer mais ameaças aos Estados Unidos” ou “elas terão como resposta fogo e fúria como o mundo nunca viu”. Em resposta, a Coreia do Norte ameaçou atacar o território norte-americano de Guam.

A declaração foi dada durante uma sessão sobre dependência de opiáceos que decorreu no seu campo de golfe em Bedminster, Nova Jérsei, onde se encontra de folga.

Em reação às palavras de Donald Trump, o senador John McCain afirmou que “os grandes líderes não fazem ameaças” – a não ser que estejam prontos para agir, algo que o senador acredita não ser o caso do presidente dos EUA.

Devemos ter a certeza de que podemos fazer o que dizemos que vamos fazer”, acrescentou o senador republicano, crítico assumido do presidente norte-americano.

O congressista Eliot Engel, membro da Comissão de Relações Exteriores do Congresso, também criticou as palavras de Trump. Segundo Engel, as afirmações do presidente foram “imprudentes” e colocam a segurança do país em risco.

“Hoje, o comportamento imprudente do presidente Trump e sua explosão impulsiva minaram a segurança do povo americano e a dos nossos amigos e aliados ao traçar esta absurda linha vermelha”, considerou o congressista democrata, segundo o qual “Kim Jong-un vai desmascarar este blefe com os nossos adversários assistindo”.

Tinha razão

Já nesta quarta-feira (9), em reação às palavras de Donald Trump, a Coreia do Norte informou que está “examinando cuidadosamente” um plano para atacar a ilha de Guam, um dos cinco territórios que os Estados Unidos mantêm no Pacífico.

As instalações militares norte-americanas na ilha, localizada na Micronésia, na extremidade sul das Ilhas Marianas, estão entre as bases de maior importância estratégica dos EUA no Pacífico Ocidental.

De acordo com um porta-voz do Exército Popular Coreano, citado pela agência estatal norte-coreana KCNA, “o ataque será implementado de forma multi-corrente e consecutiva em qualquer momento”, tão cedo quanto o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tome a decisão de levar à cabo o ataque.

Segundo um outro porta-voz militar citado pela KNCA, a Coreia do Norte poderia também realizar um ataque preventivo se os Estados Unidos mostrarem sinais de provocação.

Jeffrey Landis / Wikimedia

Vista aérea do porto de Apra, na base naval norte-americana de Guam, no Pacífico Ocidental

Escalada de tensão

O ministério da Defesa japonês e a imprensa norte-americana divulgaram nesta terça que a Coreia do Norte foi bem-sucedida na produção de ogivas nucleares miniaturizadas que cabem dentro dos seus mísseis, o que constitui um marco nos esforços de Pyongyang para se tornar uma potência plena.

As preocupações de Washington com as tentativas do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, para alcançar o poder nuclear se intensificaram no último mês, com a realização por Pyongyang de dois testes de mísseis balísticos intercontinentais, ou seja, com capacidade para atingir território norte-americano.

O regime norte-coreano assegurou na segunda-feira (7) que o endurecimento das sanções das Nações Unidas não o impedirá de continuar a desenvolver o seu arsenal nuclear, ameaçando os Estados Unidos de que os “fará pagar mil vezes o preço do seu crime”.

Sob iniciativa de Washington, o Conselho de Segurança da ONU impôs à Coreia do Norte sanções que poderiam custar bilhões de dólares de receitas anuais, restringindo transações econômicas fundamentais com a China, o seu principal aliado e parceiro econômico.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …