Durante um evento de segurança que ocorreu em São Paulo na quarta-feira (19), Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou que faz parte do planejamento do órgão tornar público o código fonte das urnas eletrônicas.
A disponibilização do código fonte permitiria que qualquer pessoa com conhecimento em programação entendesse exatamente como funciona o sistema da urna eletrônica, o que ajudaria o público a entender melhor sobre a segurança contra fraudes desse sistema.
Segundo informações da Folha, essa é uma das principais demandas da comunidade de segurança durante um bom tempo, que defende que a divulgação do código fonte é uma ótima forma de mostrar transparência no processo eleitoral.
Apesar disso, ainda não há uma data exata para quando esses códigos serão divulgados, já que o Tribunal ainda precisa decidir sobre alguns pontos antes de efetuar a divulgação, como, por exemplo, o que fazer com partes do código que pertencem a empresas privadas e que talvez não possam ser revelados ao público.
Ciberia // CanalTech
Gente! Acordem!
O problema não está nas urnas eletrônicas. São milhares pelo País. É muito complicado burlar milhares de urnas.
Têm que fiscalizar o Servidor, que é um só e que faz a apuração e contagem final dos votos das urnas.
Aí sim, precisam apresentar os código fonte, antes e depois da apuração. E tudo com o devido acompanhamento de pessoal qualificado em TI.
Isso para esta eleição que está bem próxima.
Para as próximas, a verdadeira democracia exite voto impresso. O Cidadão vota e confere a apuração, cédula por cédula.
Se voto eletrônico fosse confiável, as maiores potências do mundo já estariam fazendo uso dela há muito tempo.
O último parágrafo é típico de quem não quer mostrar nada. Onde estaria qualquer manipulação de código para burlar e fraudar urnas e servidores de apuração? TODO o sistema de coleta e apuração deveriam ter divulgados TODO o código envolvido.