Turquia condena jornalista de oposição a 27 anos de prisão

Exilado na Alemanha, Can Dündar, ex-editor-chefe de jornal crítico a Erdogan, é condenado sob acusação de espionagem. Veredito é “duro golpe contra o trabalho jornalístico independente na Turquia”, diz ministro alemão.

Um tribunal da Turquia condenou o jornalista turco Can Dündar, julgado à revelia, a 27 anos e seis meses de prisão, sob acusação de espionagem e de dar auxílio a uma organização terrorista, informaram seus advogados nesta quarta-feira (23/12).

O ex-editor-chefe do jornal Cumhuriyet, crítico ao governo do presidente Recep Tayyip Erdogan, e seu colega Erdem Gul foram inicialmente sentenciados em 2016 a cinco anos de prisão por publicarem uma reportagem que acusou agentes da inteligência turca por ajudar a a enviar armas a grupos jihadistas na Síria.

A reportagem incluía um vídeo de 2014 que mostrava homens uniformizados descarregando caminhões e abrindo caixas. Outras imagens mostravam caminhões carregados com munições para morteiros. O jornal afirma ainda que o serviço de inteligência da Turquia e o próprio presidente Erdogan não permitiram a abertura de um inquérito por parte da promotoria para investigar o caso.

Erdogan teria se enfurecido com a reportagem e abriu um processo criminal contra Dündar e Gul, que era o chefe do escritório do Cumhuriyet em Ancara. O presidente disse que os caminhões mostrados no vídeo levavam ajuda para grupos do Turcomenistão na Síria, e que os jornalistas “pagariam um alto preço” pela reportagem.

Dündar foi acusado de apoiar a rede liderada pelo clérigo Fethullah Gülen, desafeto de Erdogan exilado nos Estados Unidos e acusado pelo governo turco de estar por trás de uma tentativa de golpe de Estado em 2016, que acabou sendo reprimida.

Refúgio na Alemanha

Depois de condenados, os dois jornalistas foram soltos em liberdade provisória. Uma corte de apelação anulou as sentenças e ordenou um novo julgamento, iniciado em 2019, visando a imposição de sentenças ainda mais duras.

Dündar acabou fugindo para a Alemanha, onde está exilado. Um tribunal em Istambul o declarou como fugitivo e ordenou a apreensão de todos os seus bens na Turquia.

Seus advogados se recusaram a comparecer à audiência final do processo. “Não queremos ser parte de uma prática para legitimar um julgamento político previamente decidido“, afirmaram em nota, antes da sessão na corte.

Para os críticos de Erdogan, Dündar se tornou um símbolo da repressão imposta pelo governo à liberdade de imprensa, em especial, desde o fracassado golpe de Estado de 2016. As autoridades, entretanto, afirmam que os tribunais são independentes e que apenas reagem às ameaças enfrentadas pelo país.

Dündar disse que a decisão dos juízes apenas contribuiu para tornar a denúncia ainda mais conhecida. “O veredito de hoje é sobre uma reportagem minha que trata da inteligência turca apoiando ilegalmente jihadistas na Síria. O governo estava tentando manter isso em segredo e eu fui condenado por revelar esse segredo nacional.”

“Mas, graças à essa decisão brutal e injusta, todos agora sabem que a inteligência turca contrabandeou armas para islamistas radicais na Síria. Dessa forma, posso somente agradecer por tornarem essa história conhecida no mundo todo”, afirmou o jornalista à DW.

Ministro alemão condena veredito

O ministro do Exterior da Alemanha, Heiko Maas, disse que o veredito é um “duro golpe contra o trabalho jornalístico independente na Turquia”.

O jornalismo não é crime, mas sim um serviço indispensável para a sociedade, especialmente quando observa de modo crítico e investigativo o que fazem aqueles que detêm o poder”, afirmou.

A ONG Repórteres sem Fronteiras coloca a Turquia na 154ª posição entre 180 países ranqueados na edição de 2020 do Índice de Liberdade de Imprensa.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …