“Vaquinha online” ajuda menino da periferia de Salvador a estudar no Bolshoi

(dv)

Jonathan Araújo

“Vou ser um grande bailarino”. Esta foi a promessa que Jonathan de Araújo, de 9 anos, fez para si mesmo poucos dias antes de deixar a periferia de Salvador para embarcar rumo a Santa Catarina, onde fica a única filial do Ballet Bolshoi fora da Rússia e na qual ele estudará balé.

Jonathan nunca fez aulas de dança e, embora brincasse em casa com uma sapatilha de ponta, nem ele ou a família pensavam há cinco meses que o menino poderia, algum dia, estar em um dos maiores palcos de dança clássica do mundo.

Mas tudo começou a mudar graças a uma “vaquinha online” – que arrecadou quase o quádruplo do valor estimado para que ele vivesse essa experiência – e ao esforço hercúleo da família, que abraçou o sonho do menino, superou dificuldades financeiras e agora verá Jonathan brilhar.

Tudo começou em agosto do ano passado, por acaso. “Foi o destino ou Deus”, disse, com um sorriso no rosto, a mãe do garoto, Denize de Araújo, à EFE.

Um projeto para encontrar jovens talentos da arte chegou à capital da Bahia, e uma irmã de Jonathan, Samanta, de 14 anos, se inscreveu para um teste de canto.

Porém, no dia da segunda fase da avaliação, o ônibus atrasou, e a adolescente perdeu a prova. Como já estavam no local, a mãe viu que a Escola do Bolshoi estava fazendo testes e perguntou se Jonathan poderia participar. “Quando acabou, nos disseram que ele tinha 95% de chances de entrar“, lembrou Denize.

A etapa seguinte seria na própria escola de dança, que fica em Joinville, Santa Catarina, a 1.840 quilômetros de Jonathan. Foi então que as primeiras dificuldades começaram a aparecer, mas a família estava disposta a não deixar a oportunidade escapar.

“Pedi um empréstimo ao banco, porque não tínhamos recursos para ir a Joinville”, contou o pai, Josué dos Santos, que é policial militar em Salvador e único da família com emprego formal.

Depois de dois dias de testes e de orações, Jonathan foi aprovado e entrou para a escola, onde passará os próximos oito anos no curso de formação.

O custo das aulas corre por conta da instituição russa como parte do seu compromisso social, mas para embarcar na mudança de vida de Jonathan e da família, de São Gonçalo do Retiro para Joinville, onde a vida é mais cara, o processo é mais trabalhoso.

Para encarar o desafio, a família então resolveu pedir ajuda e acabou ficando conhecida na região, o que chamou a atenção da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb), que se dedica a promover artes e esportes através de políticas sociais na região.

A organização entrou em contato com a família. No dia 7 de janeiro, estava criada uma campanha de financiamento coletivo para tentar reunir, pelo menos, o dinheiro necessário para as passagens de avião. A iniciativa tinha como meta juntar R$ 10 mil em duas semanas, mas o objetivo foi ultrapassado em 72 horas. No fim, a arrecadação passou de R$ 38 mil.

“O povo da Bahia é fantástico”, comemorou a presidente da Aceb, Marinalva Nunes, que disse que as mais de 600 doações recebidas até o momento cobrem os custos da família durante o primeiro ano, mas que a associação continuará colaborando para viabilizar a carreira do jovem bailarino durante os sete anos seguintes.

Nesta segunda-feira (21), Denize, Jonathan e Samanta embarcarão para Joinville. O pai e a irmã mais velha, Beatriz, de 18 anos, ficarão na torcida em Salvador. “Estamos com o coração partido, mas sabemos que é por uma boa causa”, reconheceu o pai.

De acordo com Denize, os irmãos já estão matriculados em uma escola na cidade catarinense, e o primeiro passo ao chegar será procurar uma casa e também um emprego para ela. “Já trabalhei como cuidadora de idosos, mas agora posso trabalhar no que for”, disse ela, que agradece pelo apoio que o filho tem recebido.

Jonathan, que não escondeu que sentirá saudade dos amigos, afirmou estar muito feliz diante da grande oportunidade, já que ama dançar, apesar da timidez. “Fico com vergonha quando todos me olham”, contou o jovem promessa.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …