Vazamento de ar na ISS: suprimentos para conserto podem ser enviados em dezembro

NASA

A ISS, Estação Espacial Internacional, em órbita

O problema envolvendo o vazamento de ar na Estação Espacial Internacional (ISS), que já ocorre há desde o ano passado, poderá finalmente receber uma solução: segundo informações de Vladimir Solovyov, diretor de voo do segmento russo do laboratório orbital, suprimentos de oxigênio e materiais para reparo serão entregues em dezembro para um conserto completo da rachadura no módulo Zvezda, que vem causando o vazamento.

O problema estava em uma rachadura de 4 cm do compartimento de transferência no módulo. Já no final de outubro, o cosmonauta Ivan Vagner informou que o vazamento foi consertado temporariamente com fita, mas o ar continuou vazando.

Agora, os especialistas dos centros de pesquisa TSNIIMASH e Khrunichev, ambos da agência espacial russa Roscosmos, estão analisando a causa da rachadura no módulo para determinar uma solução que resolva o problema de uma vez por todas: “em dezembro, provavelmente vamos levar nitrogênio e selantes para a ISS”, disse Solovyov ao jornal Russky Kosmos. De acordo com o oficial, a rachadura no módulo tem a espessura de um fio de cabelo.

O cosmonauta Sergey Ryzhikov, que está ficará por seis meses na ISS durante a missão da Expedição 64, comentou com Solovyov que a rachadura pode ter sido causada por algum objeto que atingiu a estação, e sugeriu examinar a área externa do módulo durante uma caminhada espacial que deverá ocorrer em 18 de novembro.

Entretanto, o diretor acredita que isso seria difícil e, segundo a Roscosmos, os especialistas consideram que ainda é cedo para confirmar que a rachadura foi causada por um impacto externo. Solovyov também não especificou qual será a nave que irá entregar os materiais para o reparo; atualmente, a única que tem um voo agendado para dezembro é a Cargo Dragon, da SpaceX. Além disso, o próximo voo da Progress MS-16, nave russa de cargas, foi adiado para dezembro de 2021.

Vale lembrar que o vazamento não é motivo para preocupação — tanto que Ryzhikov reconhece isso e declarou a repórteres que pequenos vazamentos ocorrem todos dias por lá.

Agora o vazamento está um pouco acima do normal, e estamos trabalhando para encontrá-lo e consertá-lo. Então, não se preocupem”, disse. Mesmo assim, esse vazamento de ar é um problema mais longo do que parece: houve um leve aumento na taxa de vazamento de ar padrão em 2019, mas a NASA não pôde reunir dados suficientes sobre o problema na época devido às operações de rotina.

Já em agosto de 2020, o vazamento apresentou aumento. Desde então, a tripulação precisou se confinar algumas vezes no módulo russo do laboratório para a realização de investigações em busca do módulo onde o problema ocorria; foi somente em outubro que os cosmonautas identificaram que uma rachadura no módulo Zvezda era a causa do vazamento.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …