VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas na região congelada.

Durante a conferência anual da União Americana de Geofísica, realizada em São Francisco, nos EUA, pesquisadores mostraram uma sequência de imagens do Alasca, Groenlândia e Antártica, tiradas por satélites, incluindo as do estudo geológico do programa Landsat da NASA.

Uma série de imagens compiladas mostra as dramáticas mudanças nas geleiras do Alasca que alertam sobre a eventual diminuição da geleira Hubbard.

Na Groenlândia, diferentes registros de satélites mostram uma aceleração na diminuição das geleiras desde ano 2000, bem como surgimento de lagoas devido ao degelo, que estão se espalhando nas alturas mais elevadas durante a última década, o que poderia acelerar o fluxo do gelo.

Utilizando imagens de 1972 a 2019, tiradas pelos satélites Landsat da NASA, o glaciologista Mark Fahnestock, da Universidade Fairbanks, do Alasca, compôs uma sequência de imagens de várias geleiras do Alasca e do território canadense Yukon.

wehardy / Flickr

Agora nós temos este registro extenso e detalhado que nos permite ver o que aconteceu no Alasca. Quando imagens como essa são reproduzidas, você tem uma ideia de quão dinâmicos são estes sistemas e quão instável é o fluxo de gelo”, afirmou Fahnestock.

Os vídeos exibem claramente o que está acontecendo com as geleiras do Alasca em um clima quente, realçando como diferentes geleiras respondem de diversas maneiras.

A geleira Columbia era relativamente estável quando o primeiro satélite Landsat foi lançado em 1972. No entanto, a partir de meados da década de 1980, a crosta visível da geleira começou a se desprender rapidamente e em 2019 estava a 20 quilômetros distante.

Em comparação, a geleira Hubbard avançou 5 quilômetros nos últimos 48 anos. No entanto a imagem deste ano mostra uma grande ruptura na geleira, de onde o gelo começou a desaparecer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'O Gambito da Rainha': série da Netflix ignora sexismo no xadrez, diz ex-campeã

Existem várias cenas comoventes em O Gambito da Rainha, a série da Netflix que conta a história fictícia de Beth Harman, uma jovem prodígio do xadrez da década de 1960. Em uma delas, um jogador experiente …

Detectada "partícula fantasma" no Sol que confirma teoria da década de 1930

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu, pela primeira vez, detectar diretamente a presença do ciclo carbono-nitrogênio-oxigênio (CNO) na fusão nuclear do Sol. Este ciclo representa uma das reações de fusão pelas quais as estrelas convertem hidrogênio …

Musk acertou? Tesla se aproxima dos US$ 500 bilhões de valor de mercado

Nesta segunda-feira (23), a Tesla atingiu o valor de mercado de US$ 498 bilhões. E isso em um momento em que não se sabe se a empresa vai conseguir atingir a sua meta de entregar …

Papai Noel é considerado 'trabalhador essencial' na Irlanda

Na mesma semana em que novas restrições de viagem foram colocadas em prática no Reino Unido e na Irlanda diante dos estragos causados pela segunda onda da pandemia de covid-19 na Europa, a Irlanda fez …

Especialistas da ONU advertem sobre viés racista em algoritmos

Os países devem fazer mais para combater o racismo, principalmente nos algoritmos de inteligência artificial utilizados para reconhecimento facial e controles policiais. Essas ferramentas podem reforçar discriminações, alertam especialistas da ONU. Segundo a especialista jamaicana …

Estudo de dentes de megalodonte revela segredos do tubarão de 18 metros

Especialistas em tubarões revelaram mais informações sobre um dos maiores predadores dos mares – o megalodonte. Nova pesquisa de dentes fossilizados da espécie Odotus megalodons, chamada também de megalodonte, sugere que os tubarões fêmeas desta espécie …

Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal

O escritor J. P. Cuenca foi censurado por uma decisão judicial e terá sua conta do Twitter suspensa após o juiz da comarca de Campos dos Goytacazes (RJ), Ralph Machado Manhães Junior, acatar um pedido …

"Tesouro" espetacular de antigos artefatos de caça na Noruega é descoberto sob gelo derretido

Arqueólogos descobriram um “tesouro” de artefatos enquanto outra grande mancha de gelo derrete nas montanhas norueguesas, revelando um total de 68 flechas e muitos outros itens de um antigo local de caça de renas. As primeiras …

Não é mais 90%? AstraZeneca assume erro de eficácia da vacina da COVID-19

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford, que estão desenvolvendo juntas uma vacina contra a COVID-19, revelaram na última quarta-feira (25) que houve um erro no momento da divulgação dos resultados dos testes da vacina …

6G colocaria China em posição de liderança 'inatacável' sobre EUA, diz analista

Enquanto os padrões de tecnologia 5G para redes celulares de banda larga ainda estão sendo implementados em vários países, a China recentemente lançou um satélite 6G em órbita. Descrito como o primeiro satélite 6G do mundo, …