VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas na região congelada.

Durante a conferência anual da União Americana de Geofísica, realizada em São Francisco, nos EUA, pesquisadores mostraram uma sequência de imagens do Alasca, Groenlândia e Antártica, tiradas por satélites, incluindo as do estudo geológico do programa Landsat da NASA.

Uma série de imagens compiladas mostra as dramáticas mudanças nas geleiras do Alasca que alertam sobre a eventual diminuição da geleira Hubbard.

Na Groenlândia, diferentes registros de satélites mostram uma aceleração na diminuição das geleiras desde ano 2000, bem como surgimento de lagoas devido ao degelo, que estão se espalhando nas alturas mais elevadas durante a última década, o que poderia acelerar o fluxo do gelo.

Utilizando imagens de 1972 a 2019, tiradas pelos satélites Landsat da NASA, o glaciologista Mark Fahnestock, da Universidade Fairbanks, do Alasca, compôs uma sequência de imagens de várias geleiras do Alasca e do território canadense Yukon.

wehardy / Flickr

Agora nós temos este registro extenso e detalhado que nos permite ver o que aconteceu no Alasca. Quando imagens como essa são reproduzidas, você tem uma ideia de quão dinâmicos são estes sistemas e quão instável é o fluxo de gelo”, afirmou Fahnestock.

Os vídeos exibem claramente o que está acontecendo com as geleiras do Alasca em um clima quente, realçando como diferentes geleiras respondem de diversas maneiras.

A geleira Columbia era relativamente estável quando o primeiro satélite Landsat foi lançado em 1972. No entanto, a partir de meados da década de 1980, a crosta visível da geleira começou a se desprender rapidamente e em 2019 estava a 20 quilômetros distante.

Em comparação, a geleira Hubbard avançou 5 quilômetros nos últimos 48 anos. No entanto a imagem deste ano mostra uma grande ruptura na geleira, de onde o gelo começou a desaparecer.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …