Quase metade de moradores de vila na Áustria desenvolveu anticorpos para covid-19

No início de março, uma famosa estância de esqui na Áustria foi importante foco de propagação do coronavírus na Europa. Segundo estudo, metade dos habitantes desenvolveu anticorpos do SARS-CoV-2.

Com cerca de 400 hotéis, a estância Ischgl é famosa por suas festas extravagantes, incluindo concertos de estrelas pop internacionais e música tradicional alemã, que reúnem até 25.000 pessoas.

Foi a partir dessa estância de esqui que o novo coronavírus se espalhou pela Europa, levado por turistas, sobretudo para a Alemanha, Islândia, Noruega, Dinamarca e Reino Unido. Esse fato tem merecido a atenção da comunidade científica.

Em estudo divulgado esta quinta-feira (25), cientistas da Universidade de Medicina de Innsbruck (Áustria) determinaram que 42,4% da população de Ischgl desenvolveu imunidade ao novo coronavírus SARS-CoV-2.

Cerca de 79% da população local aceitou participar do referido estudo, incluindo crianças. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 1.473 pessoas durante uma semana, de 21 a 27 de abril.

O número daqueles que desenvolveram anticorpos, que surgem somente após a infecção, foi seis vezes maior do que aqueles que haviam testado positivo para o vírus.

O estudo também se concentrou na segurança de aplicação dos procedimentos de teste para a detecção de anticorpos. Estas moléculas proteicas, as chamadas imunoglobulinas, são formadas pelo sistema imunológico para combater vírus e outras substâncias estranhas.

“Para poder detectar as imunoglobulinas IgA e IgG específicas do SARS-CoV-2 no sangue, estabelecemos um procedimento em três etapas com sensibilidade máxima e praticamente 100% de exatidão”, afirmou a autora principal, Dorothee von Laer.

“Acreditamos que eventos [com muito público] como os que aconteceram em bares depois do esqui, contribuíram significativamente para a transmissão generalizada”, acrescentou.

O estudo relata que a maioria das pessoas sintomáticas sofreu alterações do paladar e olfato, seguidas de febre e tosse. Enquanto isso, as crianças que contraíram o vírus foram em sua maioria assintomáticas, tendo apenas nove adultos sido hospitalizados.

“Em Ischgl estamos lidando com a maior seroprevalência já demonstrada em um estudo. Mesmo que isso não signifique que a imunidade de rebanho tenha sido alcançada, a população de Ischgl deve estar protegida em grande parte“, observou von Laer.

Mas, mesmo que a imunidade de grupo tenha sido realmente atingida, os especialistas alertam que a duração da proteção para os portadores de anticorpos é ainda desconhecida.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …