Quase metade de moradores de vila na Áustria desenvolveu anticorpos para covid-19

No início de março, uma famosa estância de esqui na Áustria foi importante foco de propagação do coronavírus na Europa. Segundo estudo, metade dos habitantes desenvolveu anticorpos do SARS-CoV-2.

Com cerca de 400 hotéis, a estância Ischgl é famosa por suas festas extravagantes, incluindo concertos de estrelas pop internacionais e música tradicional alemã, que reúnem até 25.000 pessoas.

Foi a partir dessa estância de esqui que o novo coronavírus se espalhou pela Europa, levado por turistas, sobretudo para a Alemanha, Islândia, Noruega, Dinamarca e Reino Unido. Esse fato tem merecido a atenção da comunidade científica.

Em estudo divulgado esta quinta-feira (25), cientistas da Universidade de Medicina de Innsbruck (Áustria) determinaram que 42,4% da população de Ischgl desenvolveu imunidade ao novo coronavírus SARS-CoV-2.

Cerca de 79% da população local aceitou participar do referido estudo, incluindo crianças. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 1.473 pessoas durante uma semana, de 21 a 27 de abril.

O número daqueles que desenvolveram anticorpos, que surgem somente após a infecção, foi seis vezes maior do que aqueles que haviam testado positivo para o vírus.

O estudo também se concentrou na segurança de aplicação dos procedimentos de teste para a detecção de anticorpos. Estas moléculas proteicas, as chamadas imunoglobulinas, são formadas pelo sistema imunológico para combater vírus e outras substâncias estranhas.

“Para poder detectar as imunoglobulinas IgA e IgG específicas do SARS-CoV-2 no sangue, estabelecemos um procedimento em três etapas com sensibilidade máxima e praticamente 100% de exatidão”, afirmou a autora principal, Dorothee von Laer.

“Acreditamos que eventos [com muito público] como os que aconteceram em bares depois do esqui, contribuíram significativamente para a transmissão generalizada”, acrescentou.

O estudo relata que a maioria das pessoas sintomáticas sofreu alterações do paladar e olfato, seguidas de febre e tosse. Enquanto isso, as crianças que contraíram o vírus foram em sua maioria assintomáticas, tendo apenas nove adultos sido hospitalizados.

“Em Ischgl estamos lidando com a maior seroprevalência já demonstrada em um estudo. Mesmo que isso não signifique que a imunidade de rebanho tenha sido alcançada, a população de Ischgl deve estar protegida em grande parte“, observou von Laer.

Mas, mesmo que a imunidade de grupo tenha sido realmente atingida, os especialistas alertam que a duração da proteção para os portadores de anticorpos é ainda desconhecida.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …

Cientistas explicam por que não se consegue parar a pandemia

Cientistas turcos descobriram que a quantidade de vírus SARS-CoV-2 no organismo de pacientes assintomáticos é mais alta do que nos que apresentam sintomas, o que diferencia radicalmente o novo coronavírus de outros patógenos e explica …

Al-Ahly venceu Liga dos Campeões da CAF

A equipa egípcia do Al-Ahly arrecadou o troféu da Liga dos Campeões da Confederação Africana de futebol pela nona vez ao derrotar o outro clube egípcio, o Zamalek, por 1-2. A final 100% egípcia decorreu no …

Monolito misterioso achado no deserto dos EUA desaparece

O misterioso monolito de metal que causou grande especulação após sua descoberta em um deserto no estado americano de Utah, nos EUA, aparentemente desapareceu, segundo funcionários locais. O escritório de administração fundiária do estado de Utah …

Parlamento iraniano assina texto que impede inspeção de centrais nucleares

A proposta é uma represália ao assassinato do cientista Mohsen Fakhrizadeh, chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do Ministério da Defesa, nesta sexta-feira (27). O governo iraniano responsabilizou Israel pelo crime, dizendo que …

Campanha pede debate da Globo online após Boulos testar positivo para covid-19

De última hora, o candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), testou positivo para covid-19. Nessa sexta-feira (27), haveria o último debate antes das eleições entre ele e o candidato à reeleição Bruno Covas …

MDZhB: a misteriosa rádio soviética que segue emitindo sinais e ruídos há quase 50 anos

Uma misteriosa estação de rádio segue ininterruptamente transmitindo somente ruídos estáticos interrompidos por sons robóticos há mais de quatro décadas. Conhecida como UVB-76 ou MDZhB, os sinais da rádio são transmitidos de dois diferentes pontos da …

Atmosfera da Terra primitiva pode ter sido tão tóxica quanto a de Vênus hoje

Pesquisadores tentaram reproduzir o equilíbrio delicado entre os gases que evaporaram do oceano de magma e a atmosfera que eles podem ter criado, e descobriram que esta seria fina e composta por dióxido de carbono …

Enorme monolito misterioso descoberto no deserto de Utah

Uma ocorrência totalmente comum. Você está em um helicóptero sobrevoando uma região remota do sul de Utah contanto cabras e bodes selvagens, quando de repente avista um monolito inexplicável saindo do solo. A KSL TV, relatou …