Soro produzido por cavalos tem anticorpos potentes contra covid-19

Na busca por formas eficazes de tratamento contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), pesquisadores brasileiros descobriram a eficácia de um soro com anticorpos contra a COVID-19, desenvolvido a partir do sangue de cavalos expostos à parte do vírus. A ideia é que esse soro, feito com o plasma dos equinos, seja usado como uma forma de imunização passiva contra a doença.

Segundo o coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os estudos comprovaram que o soro produzido por cavalos para tratamento da COVID-19 é superior ao feito com plasma de doentes convalescentes. Essa é outra técnica, em pesquisa, para combater o coronavírus.

“A gente vê que o nosso anticorpo do cavalo, em alguns casos, é próximo de 100 vezes mais alto. Entre 50 e 100 vezes”, explica Silva. Em outras palavras, os anticorpos produzidos pelos animais neutralizam o vírus com até 100 vezes mais potência, “mesmo quando a gente vai para a preparação final dos soros” do que o soro de pacientes recuperados do doença.

Possível aliado no combate da COVID-19, esse soro é chamado hiperimune ou gamaglobulina hiperimune e, para sua produção, os pesquisadores inocularam (ou seja, introduziram) parte novo coronavírus, durante três semanas, nos plasmas de cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB), que é o laboratório oficial do governo fluminense.

Mais especificamente, esses animais foram inoculados com a proteína Spike (que forma os espinhos, em formato de coroa), da membrana do novo coronavírus, responsável por invadir as células humanas. Após 70 dias, os plasmas dos cavalos apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais potentes contra vírus do que os plasmas de pessoas que tiveram COVID-19 e estão em convalescência, afirma o coordenador do projeto. Com o resultado positivo, a equipe de pesquisadores aguarda o pedido de patente do soro anti-COVID-19.

Segundo o pesquisador, esse resultado da inoculação nos cavalos foi uma grande surpresa. “Os animais nos deram uma resposta impressionante de produção de anticorpos. Inoculamos em cinco e, agora, estamos expandindo para mais cavalos”. Isso porque quatro dos cinco equinos responderam muito rápido ao processo. “O quinto [animal], assim como acontece nos humanos, teve uma resposta mais demorada, mas também respondeu produzindo anticorpos”, comenta Silva.

Uma das vantagens do estudo é que pode ser um tratamento complementar às possibilidades de vacinas contra o vírus, ainda em desenvolvimento. Para isso, a pesquisa ainda precisa completar algumas etapas, como a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para os testes em humanos.

Em um primeiro momento, o foco será nos pacientes com diagnóstico confirmado para a COVID-19 e que estejam internados, mas não se encontram em unidades de terapia intensiva (UTIs). Dessa forma, será comparado o processo de recuperação daqueles que receberam o tratamento com o soro e os que não receberam.

Para isso, deve haver participação de laboratórios semelhantes que produzem soro no Brasil, localizados em São Paulo e Minas Gerais. Inclusive, os estudos clínicos ocorrerão em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Embora seja uma terapia nova no contexto do coronavírus, a soroterapia é um tratamento bem-sucedido e usado, há décadas, contra doenças como raiva, tétano e picadas de abelhas, cobras e outros animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. Os soros produzidos pelo IVB têm excelente resultado de uso clínico, sem histórico de hipersensibilidade ou quaisquer outras eventuais reações adversas.

Entre os apoios, a pesquisa contou com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Faperj, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …