Soro produzido por cavalos tem anticorpos potentes contra covid-19

Na busca por formas eficazes de tratamento contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), pesquisadores brasileiros descobriram a eficácia de um soro com anticorpos contra a COVID-19, desenvolvido a partir do sangue de cavalos expostos à parte do vírus. A ideia é que esse soro, feito com o plasma dos equinos, seja usado como uma forma de imunização passiva contra a doença.

Segundo o coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), os estudos comprovaram que o soro produzido por cavalos para tratamento da COVID-19 é superior ao feito com plasma de doentes convalescentes. Essa é outra técnica, em pesquisa, para combater o coronavírus.

“A gente vê que o nosso anticorpo do cavalo, em alguns casos, é próximo de 100 vezes mais alto. Entre 50 e 100 vezes”, explica Silva. Em outras palavras, os anticorpos produzidos pelos animais neutralizam o vírus com até 100 vezes mais potência, “mesmo quando a gente vai para a preparação final dos soros” do que o soro de pacientes recuperados do doença.

Possível aliado no combate da COVID-19, esse soro é chamado hiperimune ou gamaglobulina hiperimune e, para sua produção, os pesquisadores inocularam (ou seja, introduziram) parte novo coronavírus, durante três semanas, nos plasmas de cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB), que é o laboratório oficial do governo fluminense.

Mais especificamente, esses animais foram inoculados com a proteína Spike (que forma os espinhos, em formato de coroa), da membrana do novo coronavírus, responsável por invadir as células humanas. Após 70 dias, os plasmas dos cavalos apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais potentes contra vírus do que os plasmas de pessoas que tiveram COVID-19 e estão em convalescência, afirma o coordenador do projeto. Com o resultado positivo, a equipe de pesquisadores aguarda o pedido de patente do soro anti-COVID-19.

Segundo o pesquisador, esse resultado da inoculação nos cavalos foi uma grande surpresa. “Os animais nos deram uma resposta impressionante de produção de anticorpos. Inoculamos em cinco e, agora, estamos expandindo para mais cavalos”. Isso porque quatro dos cinco equinos responderam muito rápido ao processo. “O quinto [animal], assim como acontece nos humanos, teve uma resposta mais demorada, mas também respondeu produzindo anticorpos”, comenta Silva.

Uma das vantagens do estudo é que pode ser um tratamento complementar às possibilidades de vacinas contra o vírus, ainda em desenvolvimento. Para isso, a pesquisa ainda precisa completar algumas etapas, como a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para os testes em humanos.

Em um primeiro momento, o foco será nos pacientes com diagnóstico confirmado para a COVID-19 e que estejam internados, mas não se encontram em unidades de terapia intensiva (UTIs). Dessa forma, será comparado o processo de recuperação daqueles que receberam o tratamento com o soro e os que não receberam.

Para isso, deve haver participação de laboratórios semelhantes que produzem soro no Brasil, localizados em São Paulo e Minas Gerais. Inclusive, os estudos clínicos ocorrerão em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

Embora seja uma terapia nova no contexto do coronavírus, a soroterapia é um tratamento bem-sucedido e usado, há décadas, contra doenças como raiva, tétano e picadas de abelhas, cobras e outros animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. Os soros produzidos pelo IVB têm excelente resultado de uso clínico, sem histórico de hipersensibilidade ou quaisquer outras eventuais reações adversas.

Entre os apoios, a pesquisa contou com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Faperj, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …