Vinho tinto pode nos proteger contra o câncer de pulmão (principalmente se for inalado)

epfl.ch / Flickr

As propriedades preventivas do composto químico resveratrol, encontrado na pele e nas sementes da uva, já tinham sido mostradas benéficas para o trato digestivo. Agora, uma equipe de cientistas suíços descobriu que o componente presente no vinho tinto pode ter fortes poderes no combate ao câncer de pulmão se for inalado.

Um estudo recente, realizado por cientistas da Universidade de Genebra e publicado nos Scientific Reports, revelou resultados muito positivos no uso de resveratrol inalado para combater o câncer de pulmão em cobaias.

“Observamos uma diminuição de 45% na carga tumoral por cobaia nos ratinhos tratados. Desenvolveram menos tumores e de menor tamanho que os ratos não tratados”, explica o pesquisador Muriel Cuendet, em comunicado. “O resveratrol poderia, portanto, desempenhar um papel preventivo contra o câncer de pulmão.”

Ao que parece, inalar esse composto químico, presente na pele e nas sementes da uva, parece ser a chave para a prevenção do câncer do pulmão. Quando ingerido, o resveratrol é eliminado em poucos minutos, e, assim, incapaz de atingir os pulmões.

“Nosso maior desafio foi encontrar uma formulação na qual o resveratrol pudesse ser concentrado em solução, em grandes quantidades, mesmo que fosse pouco solúvel em água, a fim de permitir a administração nasal“, disse o pesquisador Aymeric Monteillier.

Depois da experiência, a equipe concluiu que a concentração de resveratrol nos pulmões após a inalação foi 22 vezes maior do que quando administrada por via oral.

Em um futuro próximo, a equipe de cientistas da Universidade de Genebra irá se concentrar em encontrar um biomarcador capaz de ajudar a identificar pessoas elegíveis para um tratamento preventivo com resveratrol.

Como é uma molécula bem conhecida e que pode ser facilmente encontrada em suplementos alimentares, nenhum outro estudo toxicológico seria necessário antes da comercialização, afirmaram.

“Infelizmente, a descoberta é de pouco interesse econômico para os grupos farmacêuticos. A molécula é, de fato, simples e não patenteável”, disse Cuendet.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …

Com juristas, Haddad chama campanha anti-PT de “tentativa de fraude"

Na presença de vários juristas, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, chamou nesta quinta-feira (18) de “tentativa de fraude eleitoral” as denúncias publicadas sobre a suposta existência de um grupo de …

Por temer por sua segurança, Bolsonaro justifica ausência em debate

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, afirmou nesta quinta-feira (18), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais (live) que teme por sua segurança, daí a decisão de não participar de …

ALPHA-g: o primeiro detector de antigravidade

O ALPHA-g está pronto para fazer sua estreia: a máquina de 200 quilos foi criada para medir os efeitos de uma suposta “antigravidade”. Em uma luta contra o tempo, os cientistas se apressam para ligar o …

A Via Láctea pode estar enviando vida de estrela para estrela

Um novo estudo sugere que toda a Via Láctea pode estar emitindo os componentes necessários para a vida por todo o Universo através de meteoroides, asteroides, planetoides e outros objetos. Conhecida como a teoria Panspermia – …