Virgin Galactic leva primeira passageira ao espaço

Virgin Galactic

A empresa aeroespacial Virgin Galactic acaba de fazer seu quinto voo de teste com a nave espacial VSS Unity, e os resultados são empolgantes.

Além de chegar pela segunda vez ao espaço, a aeronave levou, pela primeira vez, um passageiro a bordo – na verdade, uma passageira, a instrutora chefe dos astronautas da Virgin Galactic, Beth Moses.

Além disso, a VSS Unity atingiu sua maior velocidade e altitude até hoje – seu motor de foguete híbrido impulsionou a nave espacial em Mach 3.04 até uma altitude de 295.007 pés (cerca de 90 km).

O piloto Dave Mackay e o co-piloto Michael “Sooch” Masucci se tornaram astronautas comerciais e os 569º e 570º humanos a chegar até o espaço. Moses, a passageira, se tornou a 571ª pessoa a voar para o espaço e a primeira mulher a voar a bordo de uma espaçonave comercial.

A tripulação desfrutou de vistas extraordinárias da Terra a partir dos céus negros do espaço e, durante vários minutos de ausência de gravidade enquanto os pilotos “emborcavam” a espaçonave em preparação para uma reentrada Mach 2.7, Beth flutuava livre para completar uma série de pontos de teste de avaliação da cabine”, explica texto publicado no site da Virgin Galactic.

O avião espacial da Virgin Galactic, o VSS Unity, foi projetado para levar os passageiros até a borda do espaço, onde eles podem experimentar alguns minutos de ausência de peso.

Até o final do ano passado, o veículo ainda tinha que romper a atmosfera da Terra. Isso mudou em dezembro, quando a Virgin Galactic fez história enviando o VSS Unity para uma altitude de 82,7 quilômetros, que muitos consideram ser o começo do espaço. Como resultado, os dois pilotos do voo de dezembro receberam condecorações de astronautas da Administração Federal de Aviação dos EUA.

O objetivo do teste feito essa semana era, segundo a empresa, garantir que o voo seja agradável aos futuros passageiros. “A validação humana de dados previamente coletados por meio de sensores e o teste em tempo real de outros elementos físicos do interior da cabine são fundamentais para o oferecimento de uma experiência segura, mas agradável, aos clientes”.

A volta para casa teve um pouso suave na pista e uma recepção de funcionários e alguns dos 600 futuros astronautas da Virgin Galactic.

O voo do VSS Unity foi pioneiro em diversas frentes: foi a primeira vez que um não-piloto voou em uma espaçonave comercial e foi a primeira vez que um membro da tripulação flutuou livremente sem restrições no espaço a bordo de uma espaçonave comercial; foi a primeira vez que três pessoas voaram para o espaço em uma espaçonave comercial, e Dave Mackay se tornou o primeiro astronauta nascido na Escócia – anteriormente, Brian Binnie, astronauta criado na Escócia, voou para o espaço em 2004.

“Beth, Sooch e eu acabamos de desfrutar de um voo incrível, que estava além de qualquer coisa que qualquer um de nós já tinha experimentado. Foi emocionante, mas suave e bem controlado, com uma visão no topo da Terra do espaço, que excedeu todas as nossas expectativas”, disse Mackay aos colegas e convidados após o pouso.

“Estou incrivelmente orgulhoso da minha equipe e das equipes incríveis da Virgin Galactic e da The Spaceship Company por fornecer um veículo e uma operação que significa que podemos voar com segurança. Para nós três hoje, isso foi o cumprimento de ambições ao longo da vida, mas paradoxalmente é apenas o começo de uma aventura que não podemos esperar para compartilhar com milhares de outras pessoas”, acrescentou.

“Eu estou imensamente orgulhoso de todos os envolvidos. Beth voando na cabine hoje, começando a garantir que a jornada de nossos clientes seja tão perfeita quanto a própria nave espacial, traz um enorme senso de antecipação e entusiasmo para todos nós aqui que estão ansiosos para experimentar o espaço nós mesmos. Os próximos meses prometem ser os mais emocionantes ainda”, empolga-se na publicação Richard Brenson, bilionário fundador da Virgin.

Nesse período, a empresa se mudará para um novo local no estado americano do Novo México, chamado Spaceport America, onde conduzirá seus futuros voos comerciais. Uma data oficial para esse movimento ainda não foi definida.

No entanto, Richard Branson já disse que espera voar no VSS Unity “até o verão” (no hemisfério norte, inverno por aqui), possivelmente no aniversário do pouso da Apollo 11 na lua, em julho.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …