Havaí: a erupção mais temida pelos geólogos acabou de acontecer

O vulcão Kilauea, na Ilha Grande do Havaí, voltou a entrar em atividade, desta vez com uma explosão de grande violência. A lava destruiu pelo menos 26 casas e 10 outras estruturas e as cinzas ultrapassaram a altitude do pico do monte Everest.

A cratera do vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havaí, entrou novamente em erupção, projetando nuvens de cinza a mais de 9 mil metros de altitude – mais alto do que o pico do Monte Everest.

O geofísico da U.S. Geological Survey, Mike Poland, confirmou a explosão, que ocorreu depois de mais de 12 fissuras terem aberto a alguns quilômetros a leste da cratera, e terem inundado de lava os bairros mais próximos. Todas essas áreas foram imediatamente evacuadas, mas a lava destruiu 26 casas e 10 outras estruturas.

Esse é o tipo de explosão que temíamos“, diz Poland, “e não será a única, muito provavelmente será seguida por eventos adicionais”.

Poland teme também que a violência da nova explosão possa desencadear erupções em outros vulcões na região – como o Mauna Loa, um dos 5 vulcões ativos no Havaí, cuja última erupção ocorreu em 1984.

Estamos perante uma situação muito instável, que pode a qualquer momento se tornar explosiva”, explicou Michelle Coombs, também geóloga do US Geological Survey, em coletiva de imprensa.

A violenta erupção foi captada por uma webcam do Observatório Vulcânico do Havaí, cujas imagens mostram uma paisagem caótica, enquanto uma chuva lamacenta escurece o céu.

A partir do cume do Mauna Loa, a cerca de 32 quilômetros de distância, as câmeras captaram uma nuvem em forma de bigorna ondulando no horizonte.

USGS-HVO

Nuvem de cinzas em forma de bigorna do Kilauea vista a partir do Mauna Loa

As autoridades locais começaram entretanto a distribuir máscaras que filtram cinzas, uma vez que há risco de asfixia caso as nuvens atinjam zonas populacionais.

As autoridades locais indicaram no entanto não esperarem que a explosão do vulcão cause vítimas, desde que as pessoas se mantenham afastadas e fora do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, fechado desde o dia 11 de maio.

Ainda assim, informa a CNN, a população está sendo avisada para procurar abrigo caso se encontrem no sentido dos ventos que carregam cinza vulcânica. Mas embora haja a possibilidade de serem expelidos projéteis, eles afetariam apenas a zona ao redor do vulcão, explicou Michelle Coombs.

Desde o dia 3 de maio, as erupções do Kilauea já criaram vários tremores de terra, sendo um dos vulcões mais ativos do mundo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …