Zapata ‘gay’: pintura de herói revolucionário mexicano nu em pose sensual gera invasão de museu

(h) Fabian Chairez

Manifestantes invadiram o Palácio das Belas Artes na Cidade do México na terça-feira em protesto contra uma pintura que mostra o herói revolucionário Emiliano Zapata fazendo uma pose “não convencional”.

A multidão pediu que a obra seja queimada porque considera a pintura “ofensiva”. Ela mostra Zapata nu, montado em um cavalo, vestindo salto alto e um chapéu rosa.

O neto de Zapata, Jorge Zapata González, quer que a obra seja removida do museu. “Não vamos permitir isso”, disse ele à agência de notícias Associated Press.

“Para nós, como parentes, isso (a obra de arte) denigre a figura de nosso general, representando-o como gay”, disse Zapata González, acrescentando que a família vai processar o governo se a pintura não for removida.

Emiliano Zapata foi um dos principais líderes da Revolução Mexicana. Ele foi assassinado em 1919, aos 39 anos. Cem anos depois, o revolucionário continua sendo um herói aos olhos de muitos mexicanos.

Entre os manifestantes, estavam agricultores arrendatários que admiram Emiliano Zapata — ele próprio um pobre agricultor — pela posição que tomou contra a apropriação de terras por latifundiários.

A manifestação ocorreu durante algumas horas do lado de fora do museu na Cidade do México. Vários insultos homofóbicos foram usados pelo grupo, o que provocou uma reação de pessoas que defendem a diversidade sexual. Houve brigas entre os dois lados.

O termo “Zapata” entrou para os assuntos mais comentados do Twitter no México, com dezenas de milhares de pessoas expressando seu apoio à diversidade sexual ou sua objeção à pintura.

Os manifestantes disseram que pretendem bloquear a entrada do museu até que a pintura seja retirada. O trabalho de Fabián Cháirez, chamado La Revolución, faz parte de uma exposição comemorativa do 100º aniversário da morte de Zapata.

A exposição apresenta 141 obras de arte de 70 coleções. Embora a pintura de Fabián Cháirez, feita em 2014, já tenha sido exposta em outros lugares, ela só chamou mais atenção do público após o Ministério da Cultura usá-la para promover a exposição, compartilhando uma imagem da pintura em suas páginas no Twitter e no Facebook.

Fabián Cháirez disse que teve a ideia da pintura depois de perceber que, na maioria das representações, “a masculinidade de Zapata é glorificada“.

“Há pessoas que sentem desconforto com corpos que não obedecem às normas. Nesse caso, onde está a ofensa? Eles [os manifestantes] veem uma ofensa porque Zapata está em uma postura mais feminina”, disse ele.

Luis Vargas, curador da exposição, disse que a pintura é simplesmente uma representação artística que desencadeia debates sobre questões da sociedade mexicana, incluindo a homossexualidade.

Funcionários do museu disseram que a pintura não será removida, embora os manifestantes tenham ameaçado retornar todos os dias até conseguirem o que querem.

A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2020.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …