Zapata ‘gay’: pintura de herói revolucionário mexicano nu em pose sensual gera invasão de museu

(h) Fabian Chairez

Manifestantes invadiram o Palácio das Belas Artes na Cidade do México na terça-feira em protesto contra uma pintura que mostra o herói revolucionário Emiliano Zapata fazendo uma pose “não convencional”.

A multidão pediu que a obra seja queimada porque considera a pintura “ofensiva”. Ela mostra Zapata nu, montado em um cavalo, vestindo salto alto e um chapéu rosa.

O neto de Zapata, Jorge Zapata González, quer que a obra seja removida do museu. “Não vamos permitir isso”, disse ele à agência de notícias Associated Press.

“Para nós, como parentes, isso (a obra de arte) denigre a figura de nosso general, representando-o como gay”, disse Zapata González, acrescentando que a família vai processar o governo se a pintura não for removida.

Emiliano Zapata foi um dos principais líderes da Revolução Mexicana. Ele foi assassinado em 1919, aos 39 anos. Cem anos depois, o revolucionário continua sendo um herói aos olhos de muitos mexicanos.

Entre os manifestantes, estavam agricultores arrendatários que admiram Emiliano Zapata — ele próprio um pobre agricultor — pela posição que tomou contra a apropriação de terras por latifundiários.

A manifestação ocorreu durante algumas horas do lado de fora do museu na Cidade do México. Vários insultos homofóbicos foram usados pelo grupo, o que provocou uma reação de pessoas que defendem a diversidade sexual. Houve brigas entre os dois lados.

O termo “Zapata” entrou para os assuntos mais comentados do Twitter no México, com dezenas de milhares de pessoas expressando seu apoio à diversidade sexual ou sua objeção à pintura.

Os manifestantes disseram que pretendem bloquear a entrada do museu até que a pintura seja retirada. O trabalho de Fabián Cháirez, chamado La Revolución, faz parte de uma exposição comemorativa do 100º aniversário da morte de Zapata.

A exposição apresenta 141 obras de arte de 70 coleções. Embora a pintura de Fabián Cháirez, feita em 2014, já tenha sido exposta em outros lugares, ela só chamou mais atenção do público após o Ministério da Cultura usá-la para promover a exposição, compartilhando uma imagem da pintura em suas páginas no Twitter e no Facebook.

Fabián Cháirez disse que teve a ideia da pintura depois de perceber que, na maioria das representações, “a masculinidade de Zapata é glorificada“.

“Há pessoas que sentem desconforto com corpos que não obedecem às normas. Nesse caso, onde está a ofensa? Eles [os manifestantes] veem uma ofensa porque Zapata está em uma postura mais feminina”, disse ele.

Luis Vargas, curador da exposição, disse que a pintura é simplesmente uma representação artística que desencadeia debates sobre questões da sociedade mexicana, incluindo a homossexualidade.

Funcionários do museu disseram que a pintura não será removida, embora os manifestantes tenham ameaçado retornar todos os dias até conseguirem o que querem.

A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2020.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …