Zelador que limpava biblioteca encontra livro de Hawking e decide se tornar físico

O estadunidense Joshua Carroll abandonou os estudos na época dos ataques de 11 de setembro para se alistar nas forças armadas do país dele.

Depois de três temporadas no Iraque, Joshua voltou para sua casa no estado da Virgínia sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático, e conseguiu um emprego como zelador de uma escola de ensino médio.

Sem muita motivação profissional, ele adotou a rotina de limpar as salas e biblioteca da escola, até que um dia encontrou o livro Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking. Ele adorou a linguagem de fácil compreensão usada pelo físico britânico. “Foi aí que eu percebi que eu queria estudar as estrelas, eu queria ser um físico”, descreve ele em minidocumentário produzido pelo próprio YouTube.

Naquele momento as habilidades matemáticas dele estavam equivalentes ao nível de meados do ensino médio. Ele dominava geometria, mas ainda nem sabia da existência da trigonometria.

Ele entrou para a faculdade comunitária New River no estado da Virgínia e precisou condensar quatro anos de estudos de física em dois, por conta de requisitos da Lei G.I., que permite que ex-soldados tenham o estudo em faculdade pública em seu estado de residência pago pelo governo dos EUA. Como condição para esta bolsa, ele não poderia reprovar ou repetir nenhuma disciplina.

Enquanto isso, ele trabalhava como segurança em turnos de 12 horas durante a noite, e aproveitava as horas de tranquilidade para estudar. Ele usava vídeos para complementar o conteúdo, e evoluiu rapidamente.

O próximo passo foi seguir para a Universidade Radford, onde foi informado de que fez a aula errada de pré-cálculo, e que ainda precisava cursar um semestre inteiro de trigonometria.

“Eu cheguei nesse ponto e sabia que queria fazer física. Fui até o chefe de departamento e falei que precisava que ele me adiantasse para cálculo e ‘preciso que você confie em mim, eu prometo que nessas três semanas antes de começar aqui eu vou aprender trigonometria’”, relembra ele.

Dito e feito, ele aprendeu todo o conteúdo necessário e partiu direto para a disciplina de cálculo. Ele não só passou nesta aula com nota máxima, mas formou-se no curso de física entre os destaques da turma.

Desde então ele tem trabalhado com física, com ênfase na equação diferencial de Bernoulli. “Não consigo me imaginar sem fazer isso. É sobre tentar alcançar o inatingível e descobrir que na realidade você consegue agarrá-lo”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …