Zelador que limpava biblioteca encontra livro de Hawking e decide se tornar físico

O estadunidense Joshua Carroll abandonou os estudos na época dos ataques de 11 de setembro para se alistar nas forças armadas do país dele.

Depois de três temporadas no Iraque, Joshua voltou para sua casa no estado da Virgínia sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático, e conseguiu um emprego como zelador de uma escola de ensino médio.

Sem muita motivação profissional, ele adotou a rotina de limpar as salas e biblioteca da escola, até que um dia encontrou o livro Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking. Ele adorou a linguagem de fácil compreensão usada pelo físico britânico. “Foi aí que eu percebi que eu queria estudar as estrelas, eu queria ser um físico”, descreve ele em minidocumentário produzido pelo próprio YouTube.

Naquele momento as habilidades matemáticas dele estavam equivalentes ao nível de meados do ensino médio. Ele dominava geometria, mas ainda nem sabia da existência da trigonometria.

Ele entrou para a faculdade comunitária New River no estado da Virgínia e precisou condensar quatro anos de estudos de física em dois, por conta de requisitos da Lei G.I., que permite que ex-soldados tenham o estudo em faculdade pública em seu estado de residência pago pelo governo dos EUA. Como condição para esta bolsa, ele não poderia reprovar ou repetir nenhuma disciplina.

Enquanto isso, ele trabalhava como segurança em turnos de 12 horas durante a noite, e aproveitava as horas de tranquilidade para estudar. Ele usava vídeos para complementar o conteúdo, e evoluiu rapidamente.

O próximo passo foi seguir para a Universidade Radford, onde foi informado de que fez a aula errada de pré-cálculo, e que ainda precisava cursar um semestre inteiro de trigonometria.

“Eu cheguei nesse ponto e sabia que queria fazer física. Fui até o chefe de departamento e falei que precisava que ele me adiantasse para cálculo e ‘preciso que você confie em mim, eu prometo que nessas três semanas antes de começar aqui eu vou aprender trigonometria’”, relembra ele.

Dito e feito, ele aprendeu todo o conteúdo necessário e partiu direto para a disciplina de cálculo. Ele não só passou nesta aula com nota máxima, mas formou-se no curso de física entre os destaques da turma.

Desde então ele tem trabalhado com física, com ênfase na equação diferencial de Bernoulli. “Não consigo me imaginar sem fazer isso. É sobre tentar alcançar o inatingível e descobrir que na realidade você consegue agarrá-lo”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …