Um estranho cometa verde passando pela Terra vai alcançar seu brilho máximo no próximo sábado, proporcionando uma bela vista para os astrônomos amadores que gostam de passar suas madrugadas vasculhando o céu.
Chamado 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, em homenagem a Minoru Honda, Antonín Mrkos e L’udmila Pajdusakova, os três astrônomos que o descobriram em 1948, o cometa viaja dentro do sistema solar interno a cada 5,25 anos.
No dia 11, o cometa passará a apenas cerca de 11 milhões de quilômetros da Terra, o que é muito perto em padrões celestes.
“O cometa estará correndo através da constelação Hércules no alto oriental do céu”, informou o SpaceWeather.com.
Com binóculos ou um pequeno telescópio, observadores devem ser capazes de detectar o cometa no céu no pré-amanhecer entre quinta-feira e domingo.
Ele estará aparente a partir das 04h00, e deve ficar assim até por volta das 06h00 (horário local), quando o sol começar a ofuscar seu brilho. Observadores do norte e nordeste do país terão uma visão mais privilegiada, pois a constelação de Hércules ganha uma maior altura no céu.
45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova
45P tem apenas um quilometro de diâmetro e parece uma bola azul-esverdeada com cauda em forma de leque. Sua cor distintiva vem da vaporização de carbono diatômico, um gás que brilha verde no quase-vácuo do espaço.
De acordo com o Minor Planet Center, 45P é o oitavo cometa que passa mais próximo da Terra desde que as tecnologias modernas de rastreamento começaram a registrar esses eventos, por volta de 1950.
O próprio cometa fez uma aproximação maior durante sua última visita em 2011, ilustrada acima, mas não chegará de novo tão perto de nós neste século.
“A proximidade torna o cometa brilhante apesar do seu tamanho pequeno”, reportou SpaceWeather.com. “Os meteorologistas dizem que 45P pode estar à beira da visibilidade a olho nu quando emergir no céu pré-amanhecer esta semana”.
// Hypescience