Jornal da Malásia publica foto de Kim Jong Nam após ser envenenado

Fazry Ismail / EPA

Homem na Malásia lendo o jornal Strait Times de 18 de fevereiro. Na capa, Kim Jong Nam após ser envenenado

Homem na Malásia lendo o jornal Strait Times de 18 de fevereiro. Na capa, Kim Jong Nam após ser envenenado

O jornal da Malásia “New Straits Times” publicou uma foto de Kim Jong Nam, meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un, após ter sido envenenado no aeroporto de Kuala Lumpur no início desta semana.

Kim Jong-nam, de 45 anos, foi atacado na segunda-feira por duas mulheres que supostamente pulverizaram um líquido em seu rosto no aeroporto de Kuala Lumpur, quando ele estava prestes a embarcar para Macau.

Os olhos de Kim Jong-nam sofreram queimaduras como resultado da substância. Ele passou mal e morreu enquanto era levado para um hospital de Putrajaya, capital administrativa do país.

A Coreia do Sul acusa seu vizinho do Norte de ser o autor do crime, citando uma “ordem permanente” do ditador Kim Jong-un de eliminar seu meio-irmão e uma tentativa frustrada de assassinato em 2012, depois que Kim Jong-nam criticou o regime mais impenetrável do mundo.

Quatro pessoas foram detidas neste caso: uma mulher de 28 anos com um passaporte vietnamita, um malaio de 26 anos, sua namorada (uma indonésia de 25 anos) e um norte-coreano de 46 anos.

Segundo o chefe da polícia da Indonésia, a mulher indonésia presa pela participação no assassinato foi enganada e acreditava que estava participando de uma pegadinha para um programa cômico de TV. A brincadeira consistia em convencer homens de que fechassem os olhos para depois jogar água no rosto deles.

Médicos legistas da Malásia tentam esclarecer o assassinato do irmão de Kim Jong-un, que Seul atribui a agentes norte-coreanos.

Os especialistas analisaram na sexta-feira amostras extraídas do cadáver de Kim Jong-nam para determinar a substância tóxica que, aparentemente, foi pulverizada em seu rosto. Segundo o ministro da Saúde da Malásia, um relatório de toxicologia pode demorar até duas semanas para ficar pronto.

Na noite de sexta-feira, o embaixador norte-coreano na Malásia, Kang Chol, disse à imprensa diante do necrotério que seu país rejeitará os resultados da necropsia, já que a “Malásia a impôs, sem nossa autorização e sem que nós participássemos”.

Mas Kuala Lumpur advertiu que o corpo de Kim Jong-nam não será entregue a Pyongyang antes da conclusão do processo.

“Até o momento, nenhum membro da família ou amigo próximo veio identificar ou reivindicar o corpo. Precisamos de amostras de DNA de um membro da família para estabelecer o perfil da pessoa falecida”, disse à agência France Presse Abdul Samah Mat, chefe da polícia do Estado de Selangor, onde o aeroporto está localizado.

Filho preterido

Kim Jong Nam, de 45 anos, chegou a ser considerado favorito para substituir a seu pai – o ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, morto em 2011 – até cair em desgraça. Desde então, acredita-se que residia principalmente entre Hong Kong, Macau e Pequim, sem ocupar nenhum cargo oficial no regime norte-coreano.

O primogênito do antigo ditador perdeu definitivamente a preferência do pai quando, em 2001, foi detido em um aeroporto de Tóquio com um passaporte dominicano falso que pretendia usar para entrar no Japão e supostamente visitar o parque Disneylândia.

Fruto do casamento entre o ditador e a primeira esposa, a atriz Song Hye-rim, Kim Jong-nam atraiu a atenção nos últimos anos com críticas contra as políticas do regime norte-coreano e seu sistema de sucessão, expressadas através de sua correspondência com um jornalista japonês.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …