Que o homem já pisou no espaço, estamos todos cansados de saber. Mas você sabe dizer quantas mulheres já exploraram a vastidão do universo?
Mais de 40 astronautas mulheres americanas já deixaram o Planeta Terra em algum momento da história da NASA. Quem computou e anunciou os dados foi Maia Weinstock, a vice-editora de notícias do MIT, Massachusetts Institute of Technology.
Cansada do descaso de sua profissão e em seu meio, Maia inovou na forma de chamar a atenção e propôs que a LEGO criasse uma linha que homenageasse as mulheres matemáticas, astronautas e cientistas que entraram para a história sem muitos comentarem sobre.
A vice-editora se inscreveu portanto na competição “LEGO Ideas”, que convida pessoas de todo o mundo a proporem uma linha criativa de personagens para a marca. Se as propostas inscritas forem capazes de arrecadar o apoio de 10 mil pessoas, são avaliadas pela comissão oficial do brinquedo e tornam-se realidade.
O projeto de Maia, que chama Women of NASA, ou Mulheres da NASA, além de conseguir o número necessário de apoio, já foi aprovado pela comissão LEGO e irá para as lojas ainda em 2017 ou início de 2018.
O brinquedo traz cinco personagens que representam as mulheres pioneiras na NASA: Katherine Johnson, Nancy Grace Roman, Margaret Hamilton, Mae Jemison e Sally Ride.
As pioneiras na NASA. Você sabe quem são?
Nancy Grace Roman foi uma das primeiras astrônomas e executivas mulheres a existir na NASA. Roman era conhecida como “Mãe do Hubble”, por ter desenvolvido papel fundamental na criação do telescópio espacial Hubble.
Mae Jemison e Sally Ride eram astronautas. Em 1983, Ride foi a primeira mulher a ir para o espaço. Jamison também fez história como a primeira africana a sair do Planeta Terra em sua profissão.
Katherine Johnson era física, cientista espacial e matemática. Ela teve um papel fundamental na criação da programas aeronáuticos que visavam a exploração espacial dos Estados Unidos.
Margaret Hamilton era, também, uma cientista da computação. Foi ela quem desenvolveu o software de computador de bordo na missão Apollo.
“As mulheres têm desempenhado papéis críticos na história do programa espacial dos EUA, e ainda assim, em muitos casos, suas contribuições são desconhecidas ou sub-apreciadas. Especialmente porque as mulheres têm historicamente lutado para ganhar aceitação nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática”, afirmou Maia Weinstock.
Segundo o Lego Ideas, ainda não há uma previsão exata de quando o brinquedo irá às lojas de todo o mundo. Muito bom, não?