Ex-procurador acusa Trump de tê-lo demitido por ter recusado atender ligação do presidente

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O ex-procurador federal de Nova York revelou ter sido demitido depois de ter se recusado a atender um dos vários telefonemas feitos pelo presidente dos EUA.

Em declarações ao programa This Week, do canal ABC News, Preet Bharara diz que o chefe de Estado ligou para ele mais de uma vez desde que assumiu a presidência e que, na terceira tentativa, se recusou a atender a chamada, conta a BBC.

Menos de um dia depois, o então procurador federal da cidade de Nova York foi demitido. A Casa Branca ainda não comentou as declarações ao canal norte-americano.

Indicado pelo ex-presidente Barack Obama, o ex-procurador de origem indiana revelou que Trump pareceu tentar “cultivar algum tipo de relacionamento” depois de terem se encontrado no fim de 2016. No entanto, Bharara achou a iniciativa “inadequada” já que Trump viria a assumir depois a presidência.

“Durante sete anos e meio, o presidente Obama me ligou zero vezes. Esse é o número de vezes que espero que um presidente dos EUA me ligue porque tem de haver uma relação sem intimidade dada a jurisdição que as pessoas ocupam”, contou.

O porta-voz de um dos advogados do presidente, Mark Corallo, disse no Twitter que, se Bhrarara se recusou a atender uma chamada de Trump, então “mereceu ser demitido”.

Hoje, os procuradores-gerais de Washington e de Maryland vão processar o presidente, alegando que violou cláusulas anticorrupção da Constituição ao aceitar milhões de dólares de governos estrangeiros pagos às suas empresas, destaca o Washington Post.

Os dois democratas baseiam o processo nos “milhões em pagamentos e benefícios de governos estrangeiros” recebidos por Trump desde que se mudou para a Casa Branca, e tendo em conta que optou por “manter a propriedade na sua empresa” depois de assumir o cargo.

Trump transferiu o controle do seu conglomerado empresarial para seus filhos Donald Jr. e Eric, de modo a evitar possíveis conflitos de interesse durante o tempo que ocupar a presidência.

No entanto, o procurador-geral de Washington, Karl A. Racine, e o procurador-geral de Maryland, Brian Frosh, consideram que Trump “quebrou muitas promessas de manter suas responsabilidades públicas separadas dos seus interesses empresariais privados”, incluindo ao receber atualizações regulares sobre a saúde financeira da empresa.

Se um juiz federal permitir que o caso avance, segundo explicaram os procuradores de Washington e Maryland ao jornal, um dos primeiros passos seria pedir cópias das declarações fiscais de Trump – que recusou torná-las públicas até agora – para que se saiba até onde chegam seus negócios no exterior.

Esta batalha, dizem, deverá terminar, provavelmente, no Supremo Tribunal, com os advogados de Trump obrigados a defender que as declarações de impostos do presidente se mantenham privadas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …