Funcionárias da Unidade de Saúde da Família “Maria Casagrande”, em Ribeirão Preto, usam a criatividade em prol da saúde. Uma ideia criativa chamou a atenção dos internautas ribeirão-pretanos nos últimos dias.
Na 26ª Semana Mundial da Amamentação, do dia 1º ao dia 7 de agosto, a Unidade de Saúde Família (USF) Ernesto Che Guevara – Maria Casagrande produziu um vídeo parodiando o sucesso mundial “Despacito”, a fim de promover a conscientização e a importância do aleitamento infantil às mães de Ribeirão Preto.
“É uma tradição da nossa unidade produzir uma paródia todo ano, com produção das próprias agentes comunitárias em cima da música da moda no momento”, diz Claudir Hayaxibara, gerente do local.
Situada no Jardim Maria Casagrande Lopes, zona norte da cidade, a unidade de saúde sempre aproveita as épocas de campanhas para promover ações criativas em temas que vão além da amamentação, como o Outubro Rosa, mês em que se promove a conscientização sobre o Câncer de Mama.
Só no ano passado, a unidade Maria Casagrande produziu três músicas parodiadas para promover ações de saúde, como canções de Wesley Safadão, da Banda Vingadora e de famosas duplas sertanejas. De acordo com Prefeitura, o vídeo já possui mais de 10 mil visualizações.
“Vimos na internet um vídeo do Despacito voltado ao parto, do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre e resolvemos fazer a nossa própria versão para a Semana Mundial da Amamentação”, explica Rafaela Azenha, uma das enfermeiras responsáveis pelo atendimento a gestantes da USF, que conta com uma equipe composta por cerca de 20 mulheres, entre enfermeiras e agentes comunitárias.
O clipe foi produzido em menos de uma semana e filmado na própria unidade, por meio de um celular. Todo o processo foi feito voluntariamente, incluindo as gravações em estúdio e edição, com o envolvimento das funcionárias do local.
Entre as agentes comunitárias da produção estão Luciana Aguiar, que ficou como vocalista principal da paródia, e a gestante Hosana Maria da Silva, grávida de nove meses, que compôs a letra, além de também aparecer no vídeo.
“E o resto ficou nos vocais de apoio e dançando no fundo do vídeo”, brinca a enfermeira Karina Aparecida, em meio a risadas. “Se toda a nossa equipe não tivesse abraçado a causa, não teríamos o sucesso que estamos tendo”, completou Karina.
Ao exibirem o vídeo antes de uma palestra de uma pediatra sobre o tema, os pacientes cantaram junto e adoraram a ideia das funcionárias.
“A música trata de conceitos importantes em uma forma lúdica, envolvendo mais as pessoas, que nos reconhecem nos vídeos e se divertem”, completa Rafaela, citando que a letra foca nos benefícios da amamentação infantil e os nutrientes essenciais que o bebê precisa em sua alimentação.