O Natal voltou a ser usado pelo Estado Islâmico (EI) como cenário de ameaça. A organização terrorista planeja realizar ataques nas cidades europeias em vésperas das festividades cristãs.
A agência intencional privada BlackOps Cyber interceptou imagens ameaçadoras de um serviço de mensagens instantâneas usado por terroristas.
De acordo com o The Epoch Times, em uma das mensagens, um indivíduo encapuzado é visto ao lado de um Papai Noel ajoelhado, tendo como fundo a rua comercial Regent Street, em Londres. “Em breve nas suas festas”, é a mensagem que acompanha a montagem, escrita em três idiomas diferentes: inglês, francês e alemão.
A imagem surge na sequência de uma série de detenções, realizadas na semana passada, na Alemanha. Seis refugiados árabes, supostos membros do EI, foram detidos por conspirarem ataques nos mercados de Natal das cidades alemãs. No entanto, os suspeitos foram liberados por falta de provas.
Segundo a RT, outra das possíveis cidades-alvo do atentado poderá ser Paris. Uma segunda imagem, compartilhada pelos extremistas, mostra a capital francesa ofuscada pela mão de um homem, cheia de sangue, a segurar uma faca.
Na semana passada, o Estado Islâmico também emitiu ameaças com uma imagem em que prometia um “Natal sangrento” na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Natal na Espanha com reforço de alerta terrorista
Segundo o jornal português Expresso, a segurança espanhola será reforçada em praticamente todas as cidades, principalmente nas zonas mais turísticas e mais movimentadas.
Depois dos atentados jihadistas de agosto, em Barcelona e Cambrils, na Catalunha, as autoridades espanholas decidiram subir o nível de alerta para quatro, em uma escala que vai até cinco.
As medidas de proteção passam por colocar blocos de cimento em ruas e praças e para impedir o acesso de veículos a zonas pedonais. A presença policial também será reforçada, sobretudo nas áreas comerciais e turísticas.
Aeroportos, estações de trem, metrô e ônibus serão alvo de um controle mais apertado. O aumento do policiamento das cidades tem o objetivo, diz o semanário, de evitar um novo atentado terrorista no território espanhol.
Ciberia // ZAP