Paleontólogos australianos descobriram uma nova espécie de dinossauro na Austrália. Com o tamanho de um peru, este velho herbívoro era um excelente corredor e é a prova da diversidade de dinossauros que habitava o antigo vale que existia entre a Austrália e a Antártida.
Batizado de Diluvicursor pickeringi, em homenagem ao paleontólogo australiano já falecido David Pickering, os fósseis de ossos da cauda e de um pé deste dinossauro foram descobertos em rochas com 113 milhões de anos, numa plataforma marítima perto de Cape Otway, em Victoria.
O esqueleto foi encontrado em 2005, mas só agora, após uma demorada análise, realizada por pesquisadores da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Queensland (UQ), na Austrália, a descoberta foi apresentada, em um artigo publicado no jornal PeerJ.
Os autores do estudo conseguiram reconstruir os músculos da cauda do dinossauro e concluíram que o pequeno animal tinha poderosos músculos retráteis nas pernas “e era provavelmente um bom corredor“, revela a UQ em comunicado sobre a pesquisa.
“O Diluvicursor demonstra, pela primeira vez, que havia pelo menos dois tipos de corpos distintos entre ornitópodes intimamente relacionados – pequenos dinossauros de duas pernas – nesta parte da Austrália”, explica Matt Herne, um dos paleontólogos envolvidos na pesquisa.
Ornitópode vem da palavra grega que significa “pássaro de pés”, sendo os iguanodontes e os hadrossauros bico de pato os espécimens mais conhecidos desta classe.
Matt Herne nota que o tipo conhecido por Leaellynasaura “foi levemente construído com uma extraordinária cauda longa, enquanto o outro – o Diluvicursor – foi construído de forma mais sólida, com uma cauda muito mais curta”.
O cientista lembra ainda que “muito do material de vertebrados fósseis deste local está ainda para ser descrito”, o que cria a expectativa de “descobrir mais espécies de dinossauros no futuro, espécimens e outros animais empolgantes”.
O Diluvicursor pode, assim, ser apenas a ponta do iceberg da diversidade de dinossauros que vivia no antigo vale que existia entre a Austrália e a Antártida, antes da fragmentação do supercontinente Gondwana.
SV, Ciberia // ZAP